Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3
Enviado: Dom Abr 05, 2020 11:52 am
Olá, boa tarde a todos!!
Estou querendo modificar uns 2 motorzinhos meus, um .15 e um .25, para passar a usar etanol, álcool de posto mesmo. Já tive a uns anos atrás um .40 OS LA que usava, sem muitos problemas, sem modificações. Porém, estou esses dias tentando fazer um outro funcionar com etanol, e ele só faz ameaçar pegar. A cada 3 batidas na hélice ele ameaça pegar, mas não passa disso. A vela tem uns 27 anos (kkkkkkkk) mas acende igual uma lanterna.
Fiquei sabendo de uma vela "própria" para bioethanol, a BE-3. Alguém que já tenha usado ela consegue me ajudar nessa tarefa?
Sei que a taxa de compressão dos motores à etanol é ligeiramente menor, o que deve ser facilmente corrigido com uma juntinha a mas no cabeçote, ajudando no aquecimento excessivo inclusive.
Vi no youtube um cara que conseguiu rosquear a BE-3 no cabeçote glow normal, segundo ele a rosca é um pouco mais grossa, mas serve. Pensei em ir num torneiro passar um macho para acertar. Alguém confirma essa informação? Sobre passo, diâmetro....
Sobre compressão, está certinha, ao empurrar o pistão dentro da camisa ele prende a uns 3,5mm antes do pms, e sobre vedação de cárter, com o motor sem vela cospe mistura pra cima normalmente.
Aqui tem um vídeo do motorzinho "tentando pegar" mas sem pegar.
https://drive.google.com/file/d/1N0ByNw ... 0soT2/view
Estou querendo modificar uns 2 motorzinhos meus, um .15 e um .25, para passar a usar etanol, álcool de posto mesmo. Já tive a uns anos atrás um .40 OS LA que usava, sem muitos problemas, sem modificações. Porém, estou esses dias tentando fazer um outro funcionar com etanol, e ele só faz ameaçar pegar. A cada 3 batidas na hélice ele ameaça pegar, mas não passa disso. A vela tem uns 27 anos (kkkkkkkk) mas acende igual uma lanterna.
Fiquei sabendo de uma vela "própria" para bioethanol, a BE-3. Alguém que já tenha usado ela consegue me ajudar nessa tarefa?
Sei que a taxa de compressão dos motores à etanol é ligeiramente menor, o que deve ser facilmente corrigido com uma juntinha a mas no cabeçote, ajudando no aquecimento excessivo inclusive.
Vi no youtube um cara que conseguiu rosquear a BE-3 no cabeçote glow normal, segundo ele a rosca é um pouco mais grossa, mas serve. Pensei em ir num torneiro passar um macho para acertar. Alguém confirma essa informação? Sobre passo, diâmetro....
Sobre compressão, está certinha, ao empurrar o pistão dentro da camisa ele prende a uns 3,5mm antes do pms, e sobre vedação de cárter, com o motor sem vela cospe mistura pra cima normalmente.
Aqui tem um vídeo do motorzinho "tentando pegar" mas sem pegar.
https://drive.google.com/file/d/1N0ByNw ... 0soT2/view