Página 1 de 1

Bateria x motor

Enviado: Dom Jul 25, 2021 10:17 pm
por Guga1
Fala galera, boa noite!
Estou quebrando a cabeça com um modelo elétrico. Nunca tive nada elétrico.
Estou com um extra de 1 m de asa com um motor a2217(D2836) 1250kv e uma bateria 3s de 1500 mah.
Acontece que estou querendo um pouco mais de empuxo, para treinar mais 3d, porém esse motor ficou um pouco apertado no modelo.

Minha dúvida é a seguinte qual, motor eu poderia colocar com um empuxo um pouco maior ou então, é melhor usar uma 4s, com esse mesmo setup?

Re: Bateria x motor

Enviado: Seg Jul 26, 2021 2:38 pm
por brunobragantine
um" pouco" é difícil mensurar... 1grama a mais de empuxo já é um pouco maior kkk

Bem, analisa o seu conjunto, qual empuxo seu setup oferece atualmente?
Qual o peso do seu modelo?

O empuxo que você tem disponível para manobras é o empuxo do motor - o peso do modelo.
se acha que aumentando 25% de empuxo já fica legal, procure motores com 25% a mais de empuxo que o seu, ou qualquer outra proporção... (não vou saber indicar modelos de motores). lembre-se que motores maiores são mais pesados então seria interessante levar isso em consideração no calculo, assim como se escolher um motor menor e mais leve...

Sobre usar 4s, cai na mesma situação, qual vai ser o empuxo gerado pelo motor com o setup adequado para 4s?
qual o peso do modelo com uma bateria 4s a bordo?

se nesse caso o empuxo disponível for maior que para 3s você já vai ter uma melhora, ai volta na analise, quanto a mais de empuxo se deseja...

Re: Bateria x motor

Enviado: Seg Jul 26, 2021 7:11 pm
por Guga1
Perdão, bruno não especifiquei o suficiente.

Esse conjunto hoje está me gerando 1kg de empuxo, e pesando 800 gramas, ou seja estou com aproximadamente 200 gramas de sobra, mas queria algo perto de 50% a mais.

Pelo que tenho visto na internet e alguns vídeos esse motor consegue me oferecer com uma 4s, aproximadamente 1.6kg o empuxo que preciso, porém tenho bastante baterias 3s e não queria deixar de usa-las e queria encontrar um motor equivalente com uma 3s.

Eu teria essa opção de usar uma bateria 4s ou usar um motor equivalente a esse empuxo.

Re: Bateria x motor

Enviado: Seg Jul 26, 2021 8:28 pm
por brunobragantine
Guga1 escreveu:Perdão, bruno não especifiquei o suficiente.

Esse conjunto hoje está me gerando 1kg de empuxo, e pesando 800 gramas, ou seja estou com aproximadamente 200 gramas de sobra, mas queria algo perto de 50% a mais.

Pelo que tenho visto na internet e alguns vídeos esse motor consegue me oferecer com uma 4s, aproximadamente 1.6kg o empuxo que preciso, porém tenho bastante baterias 3s e não queria deixar de usa-las e queria encontrar um motor equivalente com uma 3s.

Eu teria essa opção de usar uma bateria 4s ou usar um motor equivalente a esse empuxo.


Imagina brinquei pra descontrair :D ...

Olha conheço pouco de motores eletricos tambem, o que me ajuda bastante nas escolha de setups é esse programa aqui.
http://www.drivecalc.de/

Tenta explorar ele, ver as combinações motor/hélice/bateria e ver qual empuxo fornece cada conjunto.

mas provavelmente terá que usar motores maiores, os 35xx por exemplo

(Eu tenho um RCtimer 3536-1250kv com 10x5 ele me fornece 1400g de empuxo consumindo 36A, teste pratico)

Re: Bateria x motor

Enviado: Qui Ago 26, 2021 4:23 pm
por Andre Mauricio
Guga1 escreveu:Fala galera, boa noite!
Estou quebrando a cabeça com um modelo elétrico. Nunca tive nada elétrico.
Estou com um extra de 1 m de asa com um motor a2217(D2836) 1250kv e uma bateria 3s de 1500 mah.
Acontece que estou querendo um pouco mais de empuxo, para treinar mais 3d, porém esse motor ficou um pouco apertado no modelo.

Minha dúvida é a seguinte qual, motor eu poderia colocar com um empuxo um pouco maior ou então, é melhor usar uma 4s, com esse mesmo setup?


Pese seu avião e dimensione o motor pela relação peso(kg)/potência(watts). Racestar, Sunnysky, Dualsky e Emax (linha GT) têm motores que podem atender bem.



OU

Pode ser que só alterando a hélice, chegue no desempenho que almeja. Em alguns motores, alterando apenas 2" no passo, ocorre um ganho de 20-25% no empuxo estático (e também no consumo). Dualsky 5050 entrega 25% mais trocando 15x6 por 15x8, 50% mais trocando 15x6 por 15x10. Veja se seu motor aceita uma hélice com passo mais acentuado.