Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.
Enviado: Qua Set 01, 2021 1:35 pm
Parabéns pela criatividade! Muito legal o projeto. Só tenha a precaução de não voar o heli em qualquer lugar.
Andre Mauricio escreveu:Parabéns pela criatividade! Muito legal o projeto. Só tenha a precaução de não voar o heli em qualquer lugar.
Darlandumas escreveu:wesley cesar seguin escreveu:Meus parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido, helicópteros são máquinas complexas e você conseguiu um excelente resultado usando uma eletrônica simples e muita engenhosidade projetando suas próprias peças, mais uma vez parabéns! Se possível, fale mais sobre como foi feito o setup do rotor de cauda, o que você está usando para acionar o motor pra compensar o torque do rotor principal.
Valeu, obrigado. O gyro faz todo trabalho de acelerar o motor, compensando o torque automaticamente. O esc do motor de cauda, é ligado no gyro como se fosse um servo, não muda nada. O ganho, também é ajustado como num servo. Ao ligar pela primeira fez, configure a aceleração ligando o esc com o stik do radio todo para (direita, aceleração máxima do "leme"), e ao ouvir os bips, volte ao meio. Talvez seja necessário, sempre que ligar, mover o stik do leme, um pouco para a (esquerda), para o esc iniciar. Usei uma bateria 11,1v para o motor principal, e uma 7,4v para a cauda, cada um no seu esc. Mais também já usei cabo "y" e liguei os dois escs em uma bateria 11,1v, funciona normalmente. O motor de cd-rom, fiz o enrolamento com
13 voltas, fio duplo, todos no mesmo sentido, seja para esquerda, ou direita, fechamento estrela. Não sei a bitola, apenas vi que o fio era mais grosso que o original do motor. Um detalhe sobre os imãs, é que tem vários tipos de motores de cd-rom, alguns tem imãs que da pra usar, outros são muito fracos, dai é preciso por imãs de neodímio. Digo isso porque testei o mesmo enrolamento com imãs originais diferentes, e os resultados mudaram muito. No motor do vídeo, esta com imãs originais do cd-rom, porém selecionado de outro motor. Se tiver esquentando, provavelmente é falha no enrolamento, hélice muito grande, ou até fios das bobinas raspando na carcaça frontal do motor. Já voei HK450 com esses motores e ficam no máximo morno. Fiz uma hélice em PVC, passo invertido, mais pode usar hélice EP 6x3, cortada para 12cm que funciona perfeitamente. Abraço.
wesley cesar seguin escreveu:Darlandumas escreveu:wesley cesar seguin escreveu:Meus parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido, helicópteros são máquinas complexas e você conseguiu um excelente resultado usando uma eletrônica simples e muita engenhosidade projetando suas próprias peças, mais uma vez parabéns! Se possível, fale mais sobre como foi feito o setup do rotor de cauda, o que você está usando para acionar o motor pra compensar o torque do rotor principal.
Valeu, obrigado. O gyro faz todo trabalho de acelerar o motor, compensando o torque automaticamente. O esc do motor de cauda, é ligado no gyro como se fosse um servo, não muda nada. O ganho, também é ajustado como num servo. Ao ligar pela primeira fez, configure a aceleração ligando o esc com o stik do radio todo para (direita, aceleração máxima do "leme"), e ao ouvir os bips, volte ao meio. Talvez seja necessário, sempre que ligar, mover o stik do leme, um pouco para a (esquerda), para o esc iniciar. Usei uma bateria 11,1v para o motor principal, e uma 7,4v para a cauda, cada um no seu esc. Mais também já usei cabo "y" e liguei os dois escs em uma bateria 11,1v, funciona normalmente. O motor de cd-rom, fiz o enrolamento com
13 voltas, fio duplo, todos no mesmo sentido, seja para esquerda, ou direita, fechamento estrela. Não sei a bitola, apenas vi que o fio era mais grosso que o original do motor. Um detalhe sobre os imãs, é que tem vários tipos de motores de cd-rom, alguns tem imãs que da pra usar, outros são muito fracos, dai é preciso por imãs de neodímio. Digo isso porque testei o mesmo enrolamento com imãs originais diferentes, e os resultados mudaram muito. No motor do vídeo, esta com imãs originais do cd-rom, porém selecionado de outro motor. Se tiver esquentando, provavelmente é falha no enrolamento, hélice muito grande, ou até fios das bobinas raspando na carcaça frontal do motor. Já voei HK450 com esses motores e ficam no máximo morno. Fiz uma hélice em PVC, passo invertido, mais pode usar hélice EP 6x3, cortada para 12cm que funciona perfeitamente. Abraço.
Muito legal, realmente nunca tinha visto sistema de cauda com motor, apenas em helicópteros RTF. No caso de não ter disponível um motor de CD-ROM, o mais adequado seria um motor de baixo KV alto ou baixo?