A manutenção dos motores elétricos é virtualmente zero, considerando uma utilização adequada do equipamento. Dependendo da qualidade do motor você pode ter problemas com rolamentos após um certo período de utilização, mas nunca vi ninguém precisar trocar rolamentos de bons motores (Scorpion, Dualsky, SunnySky etc) mesmo após muitos anos de uso. Obviamente, quedas podem gerar demanda por manutenção, mas motor foi feito pra girar, não pra cair.
A grande questão é a utilização correta do equipamento, que no fim das contas se resume à
seguir as especificações e recomendações de fábrica. Todo motor opera com limites de tensão, corrente e temperatura. Existem outros fatores, mas esses são essenciais.
Tensão, corrente e temperatura "conversam" diretamente com a hélice que você usa. Dependendo da hélice você poderá/deverá utilizar uma tensão maior, ou menor (mais ou menos células); e também terá variações de corrente de temperatura. Importante ressaltar que motores elétricos são extremamente sensíveis à alterações de hélice, uma mudança de apenas 2" de passo gera grandes consequências. Há alguns meses construí um painel com dados do Dualsky 5050, com foto na influência da hélice no desempenho:
https://datastudio.google.com/reporting ... f1d009bd71Exemplo: Perfil de consumo com 15x6 15x8 e 15x10, de 56% a 100% de aceleração
Grandes fabricantes normalmente disponibilizam dados dos motores. Normalmente é fácil encontrar a tensão de operação, bem como o pico de corrente (e o tempo) que o motor suporta; além de planilhas detalhadas com dados de desempenho com hélices e tensões diferentes.
Exemplo: Especificações de um motor da T-Motor. Atente-se para a tensão de pico (50 amperes, por até 180 segundos)
Exemplo: Especificações de hélice de um motor da T-Motor. Mesma hélice, tensões diferentes. Repare nas diferentes respostas, principalmente temperatura.
A ordem das colunas é:
Motor / Hélice / Aceleração / Tensão (V) / Corrente (A) / Potência (W) / RPM / Torque (N*m) / Empuxo (g) / Eficiência (g/W) / Temperatura de operação (ºC)
Para motores de grandes marcas é muito mais simples e provável encontrar um grande detalhamento de informações e resultados de testes, tanto de fábrica, quanto de usuários. Já quanto aos motores chineses genéricos, é mais difícil encontrar informações, e principalmente informações fidedignas.
Respeite as especificações e recomendações de fábrica, não leve o equipamento ao limite, e muita atenção à hélice que está usando. E o principal, nunca dimensione um setup considerando o máximo que ele entrega, isso levará o equipamento ao limite de operação. Gosto de dimensionar pensando no desempenho em tensão de sotrage, mas não é regra. Simplificando com exemplos hipotéticos:
1.Preciso de 800W: o motor X me entrega 800W com 100% de carga e uma 16x10 que leva o motor ao limite de corrente e temperatura; em tensão de storage, com uma hélice 16x6, ele entrega 500W: inadequado.
2.Preciso de 800W: o motor Y me entrega 1400W com 100% de carga e uma 16x10 que leva o motor ao limite de corrente e temperatura, mas em tensão de storage, com uma hélice 16x6, ele entrega os 800W: boa opção.