Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

Pessoal, boa tarde!
A construção do Tucaninho segue devagar, porém não para.

De lá pra cá, a asa foi finalizada (unida com epoxy e um reforço de comepnsado 4mm), instalado o trem de pouso, feito com raio de moto.
Acho que escolhi mal os raios e o trem de pouso da asa ficou mais mole do que eu gostaria... porém por hora vai voar (eu espero) assim mesmo.

FIz o suporte de fixação dos parafusos da asa (dois atrás) e o acabamento entre a asa e a fuselagem. Não sabia ao certo como fazer esse detalhe então apelei para umas varetas de balsa e lixa. O resultado deixou a desejar. Tinha expectativa de esconder um pouco com a entelagem mas não consegui fazer um bom trabalho nese sentido também... Porém em linhas gerias, o avião me agrada até aqui.

A entelagem está avançada, as aprtes mais difíceis já foram concluídas. O peso me preocupa um pouco, acho que ele vai fechar com ~1850g RTF e o motor .42. Com certeza sobrará motor, porém pesado para o tamanho do avião.


Avião completo, só na madeira


Início da entelagem do dorso da asa


Dorso finalizado


Asa finalizada



Vista lateral fuselagem parcialmente entelada

Avião completo, parcialmente entelado
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por Paulinho »

Show! Está ficando top!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por LaercioLMB »

Show
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por Mauri »

Show de construção Léo, esta ficando excelente! Parabéns!
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por Andre Mauricio »

Ótimo trabalho!

Se o trem de pouso ainda estiver muito molenga, uma solução é reduzir um pouco as penas e aumentar o diâmetro das rodas. Utilizar um tubo de alumínio ou carbono entre a base do trem e o eixo também pode ajudar.

Mas é bom que o trem tenha um certo "molejo mesmo", muito rígido também é problema.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por Mauri »

Geralmente em lojas especializadas em telas eles também tem arame de aço que é oferecido em forma de rolo e vendido por kilo, deve ter na sua cidade uma loja dessa, da um procurada, pelo peso que disse que irá ficar teu aero pode colocar de 4mm de espessura pelo menos, espero ter ajudado.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por LaercioLMB »

Eu uso aço mola para fazer o trem de pouso. Se compra em metalúrgicas que vendem aço. É vendido por quilo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

Obrigado pelo apoio e dicas pessoal.

Essas são boas ideias André, reforçar a estrutura atual do trem de pouso é interessante, reduziria a região frágil a apenas uma: ponto entre a asa e o trem. Não sei se seria melhor ou pior..
A princípio acho que vou deixar como está.
Vou avaliar o material sugerido pelo Mauri também, apensar de que a necessidade de cortar a entelelagem e abrir a madeira me desencoraja um pouco.

Vou apostar. numa boa triquilha, acredito que ela que receberá o mairo impacto no pouso...

A seguir mais algumas fotos, apenas para ilustrar a diferença que pqeunos detalhes fazem nessa etapa da construção.
Utilizei a tecnica de água + detergente para posicionar as sobreposições de chinakote, acredito que ví essa tecnica num vídeo do André, onde o mesmo foi feito para aplicação de vinil sobre vinil/chinakote.





Abs
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

LaercioLMB escreveu:Eu uso aço mola para fazer o trem de pouso. Se compra em metalúrgicas que vendem aço. É vendido por quilo.

Essa me parece mesmo a melhor opção. Aquelas triquilhas "normais" de kit são feitas com aço mola né?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por LaercioLMB »

leosusse escreveu:
LaercioLMB escreveu:Eu uso aço mola para fazer o trem de pouso. Se compra em metalúrgicas que vendem aço. É vendido por quilo.

Essa me parece mesmo a melhor opção. Aquelas triquilhas "normais" de kit são feitas com aço mola né?



As que a gente compra prontas são sim de aço mola.
O aço mola pode ser dobrado sem nenhum problema antes de ser temperado para virar mola mesmo, mas mesmo sem ter sido temperado, ele apresenta uma certa capacidade de voltar ao estado inicial se somente curvado, sem ter sido dobrado em vinco. Depois da têmpera ele se torna difícil de dobrar e fica fácil de quebrar.
A têmpera para os engraçadinhos de plantão, é um processo físico e químico de choque térmico empregado nos aços de alto teor de carbono alterando a estrutura atômica para atingirem certa dureza. então aqueles engraçadinhos que quiserem temperar aço com sal, alho e temperos a gosto, fiquem à vontade de boa refeição.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder