Tucano Mauri .40 Glow

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por johnny2008 »

Troca esse montante do motor. Não sei sua vivencia com glow , mas vai perder tudo por causa dele!
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

johnny2008 escreveu:Troca esse montante do motor. Não sei sua vivencia com glow , mas vai perder tudo por causa dele!

O montante realmente estava me preocupando, ainda mais depois de ter esquecido de colocar os parafusos por trás, mas montei o motor nele e realizei diversos testes de resistência, tração, torção, flexão e em todos apliquei uma força considerável (já estava desanimado com o montante então fiz força mesmo) e o montante resistiu. Considerando que meu aero fique com peso parecido do Leo, cerca de 1,7/1,8kg, o FS desse montante deve estar acima de 5. Pode quebrar em uma queda? Pode, mas aviões não são feitos para cair.

Seguindo a construção.

Preparação da asa para pintura, muita lixa e massa para tampar alguns furinhos.
Um detalhe na asa que fiz diferente do Mauri foi usar um tubo de alumínio no lugar do palito de madeira para trava na fuselagem.





Próximo passo é colar as dobradiças e comandos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Felipe Uebelhart escreveu:... realizei diversos testes de resistência, tração, torção, flexão e em todos apliquei uma força considerável (já estava desanimado com o montante então fiz força mesmo) e o montante resistiu. Considerando que meu aero fique com peso parecido do Leo, cerca de 1,7/1,8kg, o FS desse montante deve estar acima de 5...


Não esqueça que existe uma coisa chamada fadiga dos materiais e a fadiga ocorrerá mais rápido com hélice desbalanceada, pois balanceamento estático e nada é a mesma coisa. O motor já vibra por natureza e por esse motivo que a muitos anos os aeromelistas não fazem mais em casa os montantes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:Não esqueça que existe uma coisa chamada fadiga dos materiais e a fadiga ocorrerá mais rápido com hélice desbalanceada, pois balanceamento estático e nada é a mesma coisa. O motor já vibra por natureza e por esse motivo que a muitos anos os aeromelistas não fazem mais em casa os montantes.

Pode ficar tranquilo que eu não esqueci dela. Lembrei dos ensaios de fadiga realizados na faculdade mas são impossíveis de reproduzir em casa. Única coisa que podemos fazer para um material que tem sua vida útil reduzida por conta de fadiga é suavizar pontos de maior acúmulo de tensão e aumentar a resistência da peça (seja em geometria, material ou dimensional). Garanto que meu montante está resistente (como disse nem eu estava crente nele mas ele me surpreendeu).
Falando em muito tempo não usam, tenho um treinador com um motor .25 que tem mais de 20 anos com seu montante de madeira (com rosca direta na madeira) e continua lá...ou seja, nem a rosca espanou com essa tão terrível fadiga.

Seguiremos a construção desta forma, com os Alexandre da novela "A viagem" pegando minhas peças e analisando a resistência delas, porque não é possível analisarem a fadiga por foto.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Perfeito.
Detalhe, a 20 anos atrás a qualidade da madeira era outra.
Mas segue o baile.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:Perfeito.
Detalhe, a 20 anos atrás a qualidade da madeira era outra.
Mas segue o baile.

Sim, sigo tranquilo.


As dobradiças foram coladas sem grandes detalhes...o básico de sempre, araldite e óleo nos pinos para a cola não travar elas.



Servo do alieron com seus fios soldados e fixados.





Primeira funcionada no motor.
Um detalhe ruim é ligar esse motor de ponta cabeça, o nível do tanque fica muito acima do nível do carburador, isso gera um excesso de entrada de combustível na primeira partida, acumulando esse combustível na vela e dificultando ligar ele, provavelmente vou fazer um suporte de partida para deixar ele inclinado para trás para tirar esse desnível entre o tanque e carburador evitando o excesso de combustível no início.

Até aqui o famigerado montante resiste.
Próximo passo é fazer as mascaras para pintar os detalhes em vermelho e dar um pouco de cor nesse branquelo.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

Felipe! Legal seu projeto! Parabéns! Desculpe-me em dar uma opinião negativa sobre o posicionamento de seu motor, mas você terá um problema com a regulagem dele. O carburador tem que estar sempre alinhado com a saída do tanque, nunca conseguirá equalizar a regulagem. Ele vai ter excesso numa posição e terá principalmente falta quando o tanque estiver abaixo da linha de alimentação!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Paulinho escreveu:Felipe! Legal seu projeto! Parabéns! Desculpe-me em dar uma opinião negativa sobre o posicionamento de seu motor, mas você terá um problema com a regulagem dele. O carburador tem que estar sempre alinhado com a saída do tanque, nunca conseguirá equalizar a regulagem. Ele vai ter excesso numa posição e terá principalmente falta quando o tanque estiver abaixo da linha de alimentação!


Não precisa se desculpar pela opinião negativa.
Tenho problemas para ligar ele por esse excesso que entra por gravidade antes da partida, fica minando, mas durante o funcionamento fica normal. Me desculpe mas não consegui entender o problema (se puder me ajude por favor), a pressurização dos tanque gerado pelos gases do escapamento geram uma pressão que seria a mesma coisa que o tanque elevado, certo?

Paulinho escreveu:Ele vai ter excesso numa posição e terá principalmente falta quando o tanque estiver abaixo da linha de alimentação!

Você diz isso antes de ligar? Pois isso varia sempre durante o voo.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

Mesmo pressurizado terá diferença na injeção de combustível na agulha, em curvas lentas ou em manobras que ele fique de dorso terá diferenças na injeção, acontece que regulando com o tanque mais alto que a linha de alimentação terá que deixar a agulha mais fechada e vai dar falta em outra posição que não seja o voo reto e nivelado!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Paulinho escreveu:Mesmo pressurizado terá diferença na injeção de combustível na agulha, em curvas lentas ou em manobras que ele fique de dorso terá diferenças na injeção, acontece que regulando com o tanque mais alto que a linha de alimentação terá que deixar a agulha mais fechada e vai dar falta em outra posição que não seja o voo reto e nivelado!

Paulo agradeço sua observação. Isso me instigou a buscar informações sobre o assunto em alguns fóruns gringos.

Vi que isso é uma eterna discussão, realmente é recomendado no manual dos motores essa posição, mas não encontrei nenhuma explicação logica. Acredito que essa montagem é indicada para evitar o problema que eu tive com a partida do meu e assim evitar que iniciantes no hobby tenham uma dificuldade extra ao regular seus motores.
Entendi perfeitamente oque você mencionou mas se essa diferença fosse um problema grande, aviões 3D seriam impossíveis de regular.
Em alguns aviões escalas é bem complicado seguir essa regra pois o espaço de posicionamento é bem limitado pelo fato do projeto seguir muito próximo do avião real.
Agradeço o ponto observado, vou realizar mais alguns testes antes do voo e caso perceba algum comportamento estranho vou tentar mudar a posição do tanque.
Responder