Tucano Mauri .40 Glow
Enviado: Seg Jan 02, 2023 10:13 am
Bom dia a todos.
Influenciado pelo grande amigo Leo e com um motor .40 sem agulha no carburador que eu acabei comprando por um precinho bom, fiquei com vontade de iniciar a construção de um Tucano Glow, procurando uma forma de facilitar a construção procurei alguns kits para comprar mas não havia nenhum no tamanho de 1,2m para meu motor, apenas o kit do Mauri para elétricos.
Acabei tendo uma ideia muito ruim, como nunca tinha trabalhado com fibra de vidro na construção de aeromodelos, resolvi experimentar, comprei o kit do Mauri (atendimento excelente), comecei a fazer uma rápida busca na internet sobre construção de pranchas de standup/surf e ver alguns vídeos do grande mestre Gato Fly, juntei informação suficiente para saber qual resina usar e a tinta para pintar posteriormente (basicamente nada, mas já dava para começar)
Antes de tudo, eu precisava fazer esse motor .40 sem agulha funcionar. Procurei em diversos sites dentro e fora da Brasil mas não encontrei a agulha de combustível ou o carburador inteiro para comprar, quando encontrava o valor era mais caro que o motor.
Resolvi tentar resolver por conta esse problema.
Encontrei uma agulha velha com o niple de combustível mas a rosca que fixava a agulha no carburador estava torta (bem torta) tentei alinhar ela mas o esperado aconteceu, a rosca quebrou e me sobrou apenas a agulha e o niple.
Para fixar a agulha no carburador resolvi abrir uma rosca M4 no carburador, peguei um parafuso M4, fiz um furo no centro dele e soldei ele com estanho no niple. Achei que teria problemas em alguma geometria que deixei diferente do original, mas aparentemente, resolvi o problema e o motor (apesar de muito trabalho) ligou e deu regulagem.
Segue algumas fotos dessa dor de cabeça.
Agulhas velhas
Rosca torta
Resultado após tentar alinhar a rosca
Usinagem e soldagem do parafuso M4 com um furo no centro, não ficou tão alinhado, soldar eles foi bem complicado e isso foi o melhor que consegui. O importante era a agulha vedar 100% o furo e abrir conforme a necessidade da regulagem.
Montagem final
Assim podemos dar Inicio da Construção do Tucano Mauri .40
Kit Tucano Mauri
O kit é excelente, fácil de montar.
Comecei a montagem conforme o Mauri indica, não reforcei muito por dentro pois acredito que a fibra por fora vai fazer o papel de reforçar tudo.
Acabei fazendo meu montante para o motor (reforçarei em breve)
Continua...
Influenciado pelo grande amigo Leo e com um motor .40 sem agulha no carburador que eu acabei comprando por um precinho bom, fiquei com vontade de iniciar a construção de um Tucano Glow, procurando uma forma de facilitar a construção procurei alguns kits para comprar mas não havia nenhum no tamanho de 1,2m para meu motor, apenas o kit do Mauri para elétricos.
Acabei tendo uma ideia muito ruim, como nunca tinha trabalhado com fibra de vidro na construção de aeromodelos, resolvi experimentar, comprei o kit do Mauri (atendimento excelente), comecei a fazer uma rápida busca na internet sobre construção de pranchas de standup/surf e ver alguns vídeos do grande mestre Gato Fly, juntei informação suficiente para saber qual resina usar e a tinta para pintar posteriormente (basicamente nada, mas já dava para começar)
Antes de tudo, eu precisava fazer esse motor .40 sem agulha funcionar. Procurei em diversos sites dentro e fora da Brasil mas não encontrei a agulha de combustível ou o carburador inteiro para comprar, quando encontrava o valor era mais caro que o motor.
Resolvi tentar resolver por conta esse problema.
Encontrei uma agulha velha com o niple de combustível mas a rosca que fixava a agulha no carburador estava torta (bem torta) tentei alinhar ela mas o esperado aconteceu, a rosca quebrou e me sobrou apenas a agulha e o niple.
Para fixar a agulha no carburador resolvi abrir uma rosca M4 no carburador, peguei um parafuso M4, fiz um furo no centro dele e soldei ele com estanho no niple. Achei que teria problemas em alguma geometria que deixei diferente do original, mas aparentemente, resolvi o problema e o motor (apesar de muito trabalho) ligou e deu regulagem.
Segue algumas fotos dessa dor de cabeça.
Agulhas velhas
Rosca torta
Resultado após tentar alinhar a rosca
Usinagem e soldagem do parafuso M4 com um furo no centro, não ficou tão alinhado, soldar eles foi bem complicado e isso foi o melhor que consegui. O importante era a agulha vedar 100% o furo e abrir conforme a necessidade da regulagem.
Montagem final
Assim podemos dar Inicio da Construção do Tucano Mauri .40
Kit Tucano Mauri
O kit é excelente, fácil de montar.
Comecei a montagem conforme o Mauri indica, não reforcei muito por dentro pois acredito que a fibra por fora vai fazer o papel de reforçar tudo.
Acabei fazendo meu montante para o motor (reforçarei em breve)
Continua...