Sport Stick 45

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Sport Stick 45

Mensagem por Andre Mauricio »

O Ugly Stick tem diversos derivados: Mad Stick, Ultra Stick, Storm Stick, Slow Stick... mas a variante mais comum é a versão asa baixa. Uma alteração relativamente simples, normalmente os construtores ou fabricantes de kits apenas invertem a fuselagem e a empenagem. Esses aviões são bons voadores, realmente. Porém, algo me incomoda... não são aviões exatamente bonitos. :|

Conheço dois kits com essa configuração, porém com materiais e preços diferentes. A opção econômica é o kit da Gicólor Modelismo, feito totalmente em compensado 4mm. Um kit mais pesado, porém mais barato (R$ 149,00!!!); e se o piloto gostar de um voo mais "corrido", com mais inércia... pode ser uma boa. E também temos o kit da WGS Aeromodelos, este com uma construção mais tradicional, em compensado de 2,5mm e balsa; mais caro(R$ 423,69), porém mais leve.

Stick Asa Baixa Gicólor Modelismo - R$ 149,00


Stick Asa Baixa WGS - R$ 423,69


Existe um outro kit de Stick asa baixa, com diversas alterações estéticas que deixam o modelo com um visual muito mais agradável, o famoso Sport Stick da Flying Circus, disponível para diversas motorizações (.25, .45, .60/.90, 120 e 50cc).

Sport Stick Flying Circus - R$ 441,75


Um kit um pouco mais caro que o WGS, porém acredito que vale a diferença. Há algum tempo venho namorando o Sport Stick, sem pensar em um tamanho em específico. Porém, recentemente, consegui um ASP .52, perfeito para o 45. Além do motor, tenho mais 5 servos tamanho standard (1 futaba e 4 hitec), além de bateria, tanque, material para linkagem... Falta receptor e chave para finalizar a eletrônica, tá fácil montar um avião a partir disso.

Na semana passada encontrei uma raridade, um Slow Stick GWS lacrado na embalagem, nunca aberto, nunca montado, uma relíquia. Porém, peguei o avião já pensando em me desfazer para poder adquirir um kit do Sport Stick. E nos rolos do hobby acabei conseguindo essa troca, o Slow pelo kit do Sport.

A relíquia:
https://youtu.be/TTjWOnXiKvg


Alguns dados do avião (informações do fabricante):
Envergadura: 148 cm
Comprimento 129 cm
Área de asa: 43,5 dm2
Peso: 2650g com motor glow 52.

Pelos que vi voando, e pelo que conversei com proprietários, é um avião esporte asa baixa tradicional, voa como se espera de um avião desse tipo. Porém, bem competente em cumprir com o que promete: dócil, porém aceita bem as manobras básicas e algumas avançadas.

Os servos que tenho são:
1x Futaba S3003 (Analog Nylon 6.0V 4.10kg.cm)
4x Hitec HS-325HB (Analog Nylon 6.0V 3.67 kg.cm)

Provavelmente utilizarei o Futaba no leme + bequilha (por ter mais torque), s os Hitec em profundor, ailerons e acelerador.



São todos servos de 6.0V. A bateria que tenho é uma LiPo 2s, precisarei de um bec para regular essa tensão. A opção que tenho em mente é o bec de 10A da HobbyWing; além da qualidade e da capacidade, ele elimina a necessidade de comprar uma chave on/off, pois a mesma já vem integrada no equipamento.


O motor é um ASP .52 que está em bom estado, precisa somente de uma boa limpeza. O tanque é um Du-Bro usado, muito provavelmente deixarei este tanque guardado para testes de bancada, no avião devo utilizar um tanque transparente novo. Além disso, tenho outros acessórios, como montante, extensões, material de linkagem... não deve ser problema.

Para esse avião vou precisar de um receptor de pelo menos 6 canais. Mais que isso passa a ser exagero.

Canais:
1- Aileron D
2- Leme
3- Acelerador
4- Profundor
5- Aileron E
6- Power in

Decidi pelo TD R6. Um simpático receptor dualband de 6 canais.


O manual de referência para o ASP 52 é do Magnum XLS .52, que é essencialmente o mesmo motor. Quanto à hélice, o manual traz um bom range de opções de 9 a 12 polegadas. Minha ideia é comprar 3 opções e testar: 10x6 11x6 e 12x6.


O manual recomenda (para motores já amaciados) um combustível de no máximo 15% de nitro e no mínimo 16% de óleo. O Eagle 10/16 deve atender muito bem.

Esse foi o lero lero inicial. Nos próximos dias começo a postar fotos da montagem. :D
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Sport Stick 45

Mensagem por lucas.sjc »

A hélice 12x6 fica muito pesado, eu já testei e não gostei do resultado. Na 11x6 vai bem, é a que eu uso. Já a 10x6 fiquei curioso para saber como se comportará.
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Sport Stick 45

Mensagem por Caiego »

Bom mesmo eram as hélices Bolly que tinham diâmetro fracionado: 10,5 x 6, etc. O rendimento era outro.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Sport Stick 45

Mensagem por lucas.sjc »

Saudade das hélices Bolly, eram as melhores, outro nível. APC tambem tem a medida 10.5 x 6, tenho duas dela em casa ainda.
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Sport Stick 45

Mensagem por Andre Mauricio »

Kit recebido, mãos à obra...




Baioneta com pintura eletrostática, achei chique :mrgreen:


Uma das chapas não veio com o corte tão legal... em todos estes anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece.


Até esse ponto, é 100% a montagem de um Ugly. Estrutura idêntica. As asas seguem na mesma toada.


Ao redor do caixotão tradicional do Ugly, são adicionados alguns acabamentos.


Montagem básica pronta, vamos às alterações e adaptações.

[img][/img]

Motor no lugar, com acesso fácil às agulhas.


Montei um bloco de balsa para fazer um acabamento melhor no nariz.



Algo que me incomodou foi a ausência de mesas e suportes no interior do avião. Nem uma mesinha furreta pra tanque ele tem... Só um suporte para 3 servos, e o resto tu se vira.


Sendo assim, vamos pra prancheta...


Uma mesa para tanque e outra para receptor. Ainda preciso de mais um lugar para bateria e BEC.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Sport Stick 45

Mensagem por leosusse »

Sou suspeito para falar pois sou muito fã do Ugly tradicional. Esse também é avião muito bonito, mas me lembra mais o super sportster da great planes do que o ugly stick kkk


Muito legal o projeto André, como sempre. Deu até vontade de fazer um.

Abs
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Sport Stick 45

Mensagem por Andre Mauricio »

lucas.sjc escreveu:A hélice 12x6 fica muito pesado, eu já testei e não gostei do resultado. Na 11x6 vai bem, é a que eu uso. Já a 10x6 fiquei curioso para saber como se comportará.


Boa informação! 12x6 eu lembro que usava num ASP .61... Acho que vou de 11x6 inicialmente.

Conheci uma marca nacional muito boa de hélices de madeira, que fabrica medidas para glow. AWP.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Sport Stick 45

Mensagem por Andre Mauricio »

leosusse escreveu:Sou suspeito para falar pois sou muito fã do Ugly tradicional.


O Stik é meu avião preferido, mas dessa vez queria um asa baixa, o mais bonito que encontrei foi esse :mrgreen:

Se alterar um pouco o canopy e o nariz, fica muito parecido com o Super Sportster.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Sport Stick 45

Mensagem por Andre Mauricio »

Concluí as mesas, são três: tanque, receptor, bateria + BEC.



Apliquei o primer rezando para cobrir todas as emendas no compensado...


No centro da fuselagem ficarão montados os servos de leme (pull-pull) e acelerador. O serdo do profundor ficará na cauda na lateral contrária ao escapamento para não ter melequeira de óleo em eletrônica.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Sport Stick 45

Mensagem por Caiego »

Bacana, sua montagem é limpa e organizada. Eu gosto de impermeabilizar a parede de fogo e compartimento do tanque com epóxy diluída em álcool isopropílico. Agora vou aplicar o primer pra ficar melhor ainda. Na estrela do servo Hitec uso uma arruela para melhorar o aperto.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Responder