Tractor 120 Build Log
Enviado: Qui Out 26, 2023 1:51 am
Mais uma vez vindo ao e-voo utilizar ao fórum como repositório das minhas tranqueiras... mas vamos lá, direto ao ponto.
Começando pelo motor. Uma jóia imaculada, guardada há mais de 20 anos, um verdadeiro achado... YS FZ140! Um motor 4T desenvolvido para o F3A da época, mas que vai bem além de um 4 tempos convencional, pois tem supercharger e um sistema de pressurização do tanque (não utiliza gases do escapamento), além de ser super leve.
De acordo com o manual, seu deslocamento é de 23cc. Porém, é sobrealimentado, sua eficiência volumétrica deve rondar os 100%, bem diferente de um motor aspirado. Dizem os experientes que esse sistema de supercharger manda de 0.3 a 0.5 bar na admissão. Eu não duvido...
O manual faz uma propaganda boa:
As in our 120 series, we equipped it wilth a supercharger system assisted by the fuel tank pressurization mechanism. The result is a powerful engine that is lighter in weight than our 120 ‘s
O 140 não é mais leve que o 120, mas o peso é muito próximo. Enquanto o manual do FZ120 fala em 880g, o manual do FZ140 fala em 890g. Apenas 10g de diferença (pesados sem escape), para uma boa diferença de deslocamento entre eles.
Entretanto, nem tudo são flores. O motor é bonito, é forte, bem leve... mas precisa de uma boa quantidade de nitro, e muito óleo... o manual fala em:
Nitro: 15% a 30%
Óleo: 20 a 24%
Então, estamos falando de um combustível... 15/20 a 30/24 a escolha comercial viável seria um combustível para heli, porém, decidi comprar a matéria prima para misturar em casa em proporções diferentes e encontrar a ideal. Metanol e Nitro da MK, óleo sintético Klotz e óleo de mamona (vai entrar em uma concentração muito pequena na formulação ~2%).
Indo contra o senso comum... o nitro não "resfria" o motor. Na verdade, é o contrário: o nitro gera uma queima mais calórica! O que acontece é o nitro ajuda muito a "sustentar" a lenta e, quando adicionamos mais nitro, precisamos deixar a mistura mais gorda e, esse excesso de combustível é o responsável por resfriar o motor. Dá para trabalhar com pouco nitro, inclusive tem gente voando heli com pouquíssimo nitro, mas precisa de um acerto muito bem feito... mas eu não tenho café no bule e nem paciência pra conseguir. Então, vamos de nitro
O FZ140 entrou no mercado em 1997. Porém, em 2000, já foi lançada uma outra versão, o FZ140L. Já em 2002, uma nova versão... 140DZ, com injeção direta. Em 2003, o FZ140 Sport. Eu acredito, dessa forma, que esse motor tenha sido fabricado, pelo menos, entre 1997 e 2000. De qualquer forma, tem de 20 a 25 anos, guardado, sem nunca ter visto uma gota de combustível.
Uma bela peça de engenharia japonesa.
Motor realmente 0km. Nenhuma marca de fuligem, nem no escape, nem na câmara...
931g com o escape.
O esquema de mangueiras é mais complexo do que o comum...
Começando pelo motor. Uma jóia imaculada, guardada há mais de 20 anos, um verdadeiro achado... YS FZ140! Um motor 4T desenvolvido para o F3A da época, mas que vai bem além de um 4 tempos convencional, pois tem supercharger e um sistema de pressurização do tanque (não utiliza gases do escapamento), além de ser super leve.
De acordo com o manual, seu deslocamento é de 23cc. Porém, é sobrealimentado, sua eficiência volumétrica deve rondar os 100%, bem diferente de um motor aspirado. Dizem os experientes que esse sistema de supercharger manda de 0.3 a 0.5 bar na admissão. Eu não duvido...
O manual faz uma propaganda boa:
As in our 120 series, we equipped it wilth a supercharger system assisted by the fuel tank pressurization mechanism. The result is a powerful engine that is lighter in weight than our 120 ‘s
O 140 não é mais leve que o 120, mas o peso é muito próximo. Enquanto o manual do FZ120 fala em 880g, o manual do FZ140 fala em 890g. Apenas 10g de diferença (pesados sem escape), para uma boa diferença de deslocamento entre eles.
Entretanto, nem tudo são flores. O motor é bonito, é forte, bem leve... mas precisa de uma boa quantidade de nitro, e muito óleo... o manual fala em:
Nitro: 15% a 30%
Óleo: 20 a 24%
Então, estamos falando de um combustível... 15/20 a 30/24 a escolha comercial viável seria um combustível para heli, porém, decidi comprar a matéria prima para misturar em casa em proporções diferentes e encontrar a ideal. Metanol e Nitro da MK, óleo sintético Klotz e óleo de mamona (vai entrar em uma concentração muito pequena na formulação ~2%).
Indo contra o senso comum... o nitro não "resfria" o motor. Na verdade, é o contrário: o nitro gera uma queima mais calórica! O que acontece é o nitro ajuda muito a "sustentar" a lenta e, quando adicionamos mais nitro, precisamos deixar a mistura mais gorda e, esse excesso de combustível é o responsável por resfriar o motor. Dá para trabalhar com pouco nitro, inclusive tem gente voando heli com pouquíssimo nitro, mas precisa de um acerto muito bem feito... mas eu não tenho café no bule e nem paciência pra conseguir. Então, vamos de nitro
O FZ140 entrou no mercado em 1997. Porém, em 2000, já foi lançada uma outra versão, o FZ140L. Já em 2002, uma nova versão... 140DZ, com injeção direta. Em 2003, o FZ140 Sport. Eu acredito, dessa forma, que esse motor tenha sido fabricado, pelo menos, entre 1997 e 2000. De qualquer forma, tem de 20 a 25 anos, guardado, sem nunca ter visto uma gota de combustível.
Uma bela peça de engenharia japonesa.
Motor realmente 0km. Nenhuma marca de fuligem, nem no escape, nem na câmara...
931g com o escape.
O esquema de mangueiras é mais complexo do que o comum...