Dúvida entre modelos acrobáticos

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Boa noite pilotos!

Estou em dúvida entre dois modelos para fazer algumas acrobacias.

1- Sbach Skylinerc com motor DLE30 e 1,90 de envergadura por 1,70 de comprimento com servos Bluebird
2- Extra 260 da H9 com motor DLE55 e aprox. 1,98 de envergadura por 1,80 de comprimento e servos Savox nos ailerons e profundor, pilot no leme e Hitec no acelerador

Ambos os aeros estão muito novos, mas o Extra está 2k mais caro, provavelmente pelo DLE55 e os servos de melhor qualidade e força.

PERGUNTA:

Para acrobacias do tipo faca, parafuso chato, knife edge spin etc. Será que, na prática o melhor setup do Extra justifica os 2k a mais?

Não voo 3D

Obs: Até o momento somente voei aero elétrico (já fazem 10 anos)

Agradeço se contribuírem com seus comentários
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por lucas.sjc »

Bom dia!

Legal montar um aero maior, mas sinceramente, há 10 anos voando só elétrico, eu não sairia dos elétricos não. Montava um 30cc mas elétrico mesmo.

Um aero deste tipo abaixo, mas elétrico mesmo. Dor de cabeça zero!

https://clmodelismo.com.br/index.php?ro ... ct_id=1077

mas na sua pergunta acima, entre os dois modelos, eu escolheria o 55cc, mais fácil de voar e mais confiável.
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Obrigado Lucas!
Realmente sei de todos os problemas dos aeros a combustão, mas, após 10 anos nos elétricos, quero ter essa experiência.
Até pensei em comprar um glow menor, mas acho que vai me dar ainda mais dor de cabeça. O que acha?
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por leosusse »

Sou suspeito pra falar, mas pra mim, a dor de cabeça que o glow dá é uma relação de amor e ódio.
Não troco o cheiro + barulho + a sujeira do glow por nada no hobbie :lol: :lol:
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por lucas.sjc »

Um motor Glow, com certeza você terá bem menos dor de cabeça do que um a gasolina, isto é fato! Mas também terá bem menos dinheiro na conta bancaria, rs. O galão do combustível glow esta bem caro no momento. Mas assim, se você não voa muiiito, o glow compensa sim. Um galão durará mais que um mês.

Aero a gasolina exige mais cuidados e manutenção, exemplo o carburador, se ficar parado por muito tempo sem ligar, geralmente terá que desmontar tudo para a manutenção e limpeza, o radio controle controle para um aero a gasolina, tem que ser um radio bom e confiável, o receptor original e intacto. A montagem, lincagem, a posição do receptor/ignição tem que ter um cuidado especial nesses aeros.

Os aero glow encontrado no mercado brasileiro ultimamente, não terá o mesmo voo acrobático e 3D igual os aeros 55cc a gasolina, no máximo um parafuso e uma faca, coisas assim!

Como o nosso amigo ai falou, eu também não largo o glow por nada, não vivo sem o cheiro do rícino queimado!
Editado pela última vez por lucas.sjc em Qua Nov 08, 2023 3:01 pm, em um total de 1 vez.
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Entendo...
Você acredita que o 2000,00 a mais no Extra H9, justificam o benefício que terei em relação ao Sbach 30cc?
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por lucas.sjc »

Com certeza o voo do Extra H9 55cc, será bem mais tranquilo e gostoso que o Sbach 30cc, outra categoria. Acredito que pela configuração justifica o valor maior.
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Entendo...

Puts, por 2000,00 encontrei um Tucano com trem retrátil Glow com motor ASP91...
Mas a impressão que tenho, é que o Glow tem uma tendência maior de apagar em vôo, o que me causa arrepios rsrs...
Talvez pelo combustível utilizado ou ajuste... não sei ao certo, mas quero um aero que uma vez ajustado, não tenha que ficar ajustando com frequência (desde que utilizado com certa regularidade)
Talvez vocês voltem a me falar para não sair do elétrico, (e não irei abandonar os elétricos) mas mesmo assim quero o combustão... rsrs
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por lucas.sjc »

Pelo contrario, na minha opinião, o motor glow a tendencia é apagar bem menos, ou quase nunca apaga comparado com os gasolinas, e também não precisa ficar regulando muito igual os gasolinas, tenho glow que há meses não mecho na agulha, quando troca a marca de combustível, quando a temperatura ou humidade do ar muda muito, as vezes, precisar mexer alguma coisa abrindo ou fechando a agulha de alta. (OBS.: NUNCA MECHA AGULHA DE BAIXA de um motor glow, uma vez que mexer drasticamente não consegue regular mais, se for muito necessário o ajuste na agulha de baixa, 1/4 de volta no máximo.

Motor Glow a manutenção é menor que os gasolinas, isso com certeza é! Outra certeza é, qualquer uma das duas opções de combustão, vai sim ter que ajustar os motores de tempos em tempos, não tem como fugir disso.

Você pode ir evoluindo degrau, por degrau... compra um glow para começa a voar os combustão e sinta a "emoção", se gostar você troca para um gasolina maior e assim vai subindo os degraus até o seu limite financeiro, rs.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Pois é...
Talvez a melhor escolha seja o Tucano Glow com o motor ASP91...
Para acrobacia, já tenho um Sbach 342 elétrico de1400mm da hobbyking rsrs
Responder