Tucano Juniaer 50cc

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Andre Mauricio »

Sempre fui muito detalhista com meus aviões, e ir para o mundo dos aviões escala, cedo ou tarde, acabaria sendo um caminho natural. Mas eu não queria começar com qualquer avião escala, queria entrar nesse mundo em grande estilo. A ideia era um avião em nível de competição. Não necessariamente irei competir com esse avião, mas me dei esse desafio de montar e voar um avião em alto nível de detalhamento.



Aqui no Brasil nós temos uma excelente opção de fabricação nacional, que são os tucanos da Juniaer. A Juniaer oferece duas escalas diferentes de T-27, 20cc e 50cc. O nível de detalhamento dos dois é o mesmo, ambos são excepcionais, e ambos possuem vantagens e desvantagens. O 50cc tem mais espaço interno para trabalharmos, tem um voo mais dócil, porém, é mais caro e mais difícil de transportar. Mas o 20cc também tem suas vantagens. É um projeto mais barato, é um avião muito mais compacto, que se torna mais fácil de guardar e transportar.

Depois de uma conversa com o Elton, acabei escolhendo o 50cc por suas características de voo. Por ser maior, é um avião mais estável. Isso é quase que uma regra no nosso hobby. Quando comparamos o mesmo avião em escalas diferentes, o maior, via de regra é mais dócil.

A escolha da pintura é um capítulo à parte. Podemos escolher pinturas padrão, que são aquelas que já foram usadas pelos Tucanos reais, ou também podemos solicitar pinturas especiais com temas diversos. Para quem quer montar um avião escala, sugiro que compre o e-book Tucano Around the World, escrito pelo Alexandre Guedes, da Art in Profiles. Esse livro trás ilustrações de todas as pinturas utilizadas pelos Tucanos. É uma excelente fonte de informação.

A escolha da motorização é algo muito particular também. Motores à gasolina têm seus aficionados, mas na minha visão não combinam com o Tucano. Num Thunderbolt, Mustang ou Decatlhon... é outra conversa. Mas no tucano... não acho que vai bem. Sobram duas opções, elétrico ou Turboprop. Turboprop traz um realismo espetacular, mas o custo é muito elevado, pra mim ficaria inviável. O elétrico é muito mais barato, e traz um resultado estético muito bom, porque não é necessário abrir nenhum furo no cowl, o trem de pouso fica na posição escala e, incrivelmente, tem um resultado sonoro muito bacana também.

Eu comprei o kit do Tucano, um jogo de horns heavy duty em fibra e o kit de luzes. Daqui pra frente, pouco a pouco vou comprando o que falta. Tenho noção de que, pelo valor, pra mim será um projeto longo, mas sou uma pessoa paciente. Primeiro vou definir a eletrônica, aí eu compro hélice e spinner ideais pro motor, depois trem de pouso etc... mas algumas outras coisas pretendo fazer por aqui mesmo, porque eu gosto de construir. Então, eu quero assumir o desafio de construir meu próprio cockpit escala, eu quero fazer os pilotos, as capas dos meus aviões geralmente eu mesmo faço...
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Andre Mauricio »

A fuselagem é inteiramente construída em fibra, com madeira em alguns pontos. É extremamente espaçosa, a área livre é enorme, o canopy removido dá acesso a toda a parte central onde vai a maior parte da eletrônica. A fuselagem é incrivelmente leve, e me impressionou o fato de ser muito resistente e não ter nenhum tipo de torção mesmo com tanta leveza e com um vão livre tão grande.

O cowl é bipartido em duas peças: superior e inferior; de modo que podemos exibir motor, ESC e máquina do trem de pouso sem a necessidade de remover hélice e spinner.

O detalhamento também é incrível. Todos os painéis de chapeamento do avião, painéis de inspeção, rebites, pontos de abastecimento, radar, antenas, informações em texto... tudo que existe no Tucano real, está detalhado no modelo.

A área que, no Tucano real, é utilizada como bagageiro, no Juniaer serve como ponto para inserção de alguns acessórios, como chaves, pontos de abastecimento etc. Achei bem interessante, me deu algumas ideias para abertura do canopy sem a necessidade daqueles "trincos" tradicionais do hobby.













Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Andre Mauricio »

As asas e estabilizadores horizontais possuem uma construção diferente. Aparentemente são estruturados em madeira (algumas nervuras em compensado e chapeamento em basa), mas totalmente revestidos com resina, de modo que também possuem todos os detalhes em relevo, assim como a fuselagem. Tanto asas quanto estabilizdores são baionetados.

O leme é montado com três dobradiças tipo pino tradicionais do hobby, já profundores, ailerons e flaps possuem dobradiças integradas, aparentemente instaladas no processo de laminação das estruturas. Acredito que sejam tiras de aramida, ou algum outro tipo de fibra...

Os servos de profundor são montados diretamente nos estabilizadores horizontais, de modo que para montar e desmontar precisamos conectar apenas a extensão de sevo, sem necessidade de desmontar linkagem. Alguns aviões 3D com estabilizadores baionetados costumam vir com os servos de profundor na fuselagem, uma complicação... Todos os servos das asas também possuem baias e tampas individuais.

As tampas de trem de pouso, tanto de asas quanto de fuselagem, são enviados em peça única, para montarmos (ou simplesmente deixarmos sem...) da forma que acharmos mais conveniente. Inclusive há opções diversas de trens de pouso para esse avião, mas esse é um assunto que vai ficar mais pra frente.









Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Andre Mauricio »

Vídeo de apresentação e unboxing:
https://www.youtube.com/watch?v=itgSfqxNc6c&t=234s
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Paulinho »

Lindo demais, parabéns pela aquisição! O Tucano do Pantoja é com certeza de padrões nível internacional e sem contar com o voo que é espetacular. Passa o setup que irá incrementar esta joia!!! Show!!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Andre Mauricio »

Paulinho escreveu:Passa o setup que irá incrementar esta joia


O setup é uma novela a parte :lol: ainda tô estudando o que usar...

Pra recepção provavelmente vou usar um flight safe FrSky com 3 receptores acessórios, sendo um 900mhz e dois 2.4:

FrSky RB30
1x R9 Slim
2x Archer R4

Pra motorização, pensei em manter quilo que já tô acostumado, mas numa escala maior... Dualsky e Hobbywing, num setup 12s com baterias que já tenho aqui:

Dualsky GA6000 180KV
Hobbywing Flyfun 160A (OPTO HV)
2x HRB 6s 6000mah

Para os comandos primários de voo, vou precisar de 7 servos standard. Vou usar servos digitais programáveis da AGFRC; um amigo há usa há um bom tempo em aviões 3D elétricos (20 e 50cc), e desempenham muito bem. Para portas de trem de pouso é outra novela... são mais 6 servos micro, vou usar alguns ALZRC que já usei algumas vezes em outros aviões menores. Ambos os modelos são HV:

7x AGFRC A73CHLW
6xALZRC DS452PM

Como os servos serão HV, vou usar duas LiPo 2s ligadas direto na RB (possui redundância de alimentação). Devo usar duas 2s 2400mah para alimentar a eletrônica. O avião também tem um sistema de iluminação que comprei junto com o kit, esse sistema da Prince (aquela prince mesmo, dos aviões de fibra) suporta até LiPo 3s, devo utilizar uma 3s 1500mah que tenho em casa.

E falta o trem de pouso... que ainda estou pensando em qual utilizar. Não vou competir com esse avião, mas quero que tenha um bom acabamento. Tem a opção do trem de pouso escala do Johnny Simões, que é excepcional, mas o valor é elevado. Tem a opção do trem simples do Avelino, que é mais barato e também tem um acabamento bacana. E aí tem as possibilidades de: alimentar esse trem de forma independente, puxar alimentação da RB ou compartilhar alimentação com as luzes.

É muita parafernalha pra botar esse bicho no ar! :lol:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Paulinho »

Nossa, seu Tucanão vai ficar incrível e um dos poucos elétricos 50cc.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Andre Mauricio »

Antes de começar a montagem, precisei resolver um problema de bancada.

A fuselagem do tucano tem muitas protuberâncias (antenas, portas...) que dificultam o apoio do avião na bancada. O trem de pouso é triciclo e fica nas asas, e não dá para deixar apoiado nas próprias rodas. A solução mais óbvia foi montar um suporte que mantenha a fuselagem erguida, numa posição fixa.

Utilizei tubos e conexões de PVC:
-Tubo 25mm - 4 metros
-Cruzeta 25mm - 2 unidades
-Joelho 90º 25mm - 4 unidades
-Cap 25mm - 4 unidades
-Macarrão de piscina

Optei por não colar os tubos, para conseguir desmontar e guardar a estrutura quando estiver sem uso.



Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Andre Mauricio »

A primeira etapa da montagem foi a instalação das luzes. O kit é fabricado como "LR Ideas", mas é fabricado pela Prince, aquela mesma dos kits de fibra. Esse kit de iluminação é feito sob medida para o tucano, sendo uma instalação "plug and play". Todos os cabos são identificados (bateria, RX, asa direita, asa esquerda...). Para alimentação, o kit suporta uma LiPo 3s! :D

O kit é bem construído, os suportes das luzes possuem formatos compatíveis com os locais de encaixe no avião, e a "central" vem numa caixinha personalizada da Juniaer :D


Luzes de posição das asas possuem indicação de lateralidade nas placas (Left / Right); as luzes da cauda possuem uma indicação de posicionamento (Up).



A instalação das luzes de posição e dos faróis de pouso das asas é fácil, o fabricante recomenda dupla face 3M, que funciona muito bem. Tudo encaixa perfeitamente.




A instalação no leme foi um pouco mais demorada. O leme possui um orifício para a passagem do kit, mas veio um pouco pequeno, precisei abrir com a micro retífica, mas foi simples. A maior parte do trabalho tem relação com a montagem do leme. O ideal é instalar as luzes antes de instalar as dobradiças.



Ficou bem discreto com a malha náutica.


O interior da fuselagem é muito amplo. Dá para colocar a mão lá no fim da estrutura para colar as presilhas dos cabos.


Fiz uma bela gambiarra para conseguir testar tudo antes de instalar mesas de eletrônica, baterias, rx...


Mas o resultado ficou ótimo! 8) O comando do sistema de luzes pode ser feito com apenas um canal, associado a uma chave de 3 posições: 1. sistema desligado / 2. luzes de navegação ligadas e faróis de pouso desligados / 3. tudo ligado



Vídeo da montagem:
https://youtu.be/4pcJha9pgto?si=csd0lxqto2DdfrvM
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Juniaer 50cc

Mensagem por Paulinho »

Top!!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder