Tucano Juniaer 50cc
Enviado: Seg Dez 04, 2023 11:43 pm
Sempre fui muito detalhista com meus aviões, e ir para o mundo dos aviões escala, cedo ou tarde, acabaria sendo um caminho natural. Mas eu não queria começar com qualquer avião escala, queria entrar nesse mundo em grande estilo. A ideia era um avião em nível de competição. Não necessariamente irei competir com esse avião, mas me dei esse desafio de montar e voar um avião em alto nível de detalhamento.
Aqui no Brasil nós temos uma excelente opção de fabricação nacional, que são os tucanos da Juniaer. A Juniaer oferece duas escalas diferentes de T-27, 20cc e 50cc. O nível de detalhamento dos dois é o mesmo, ambos são excepcionais, e ambos possuem vantagens e desvantagens. O 50cc tem mais espaço interno para trabalharmos, tem um voo mais dócil, porém, é mais caro e mais difícil de transportar. Mas o 20cc também tem suas vantagens. É um projeto mais barato, é um avião muito mais compacto, que se torna mais fácil de guardar e transportar.
Depois de uma conversa com o Elton, acabei escolhendo o 50cc por suas características de voo. Por ser maior, é um avião mais estável. Isso é quase que uma regra no nosso hobby. Quando comparamos o mesmo avião em escalas diferentes, o maior, via de regra é mais dócil.
A escolha da pintura é um capítulo à parte. Podemos escolher pinturas padrão, que são aquelas que já foram usadas pelos Tucanos reais, ou também podemos solicitar pinturas especiais com temas diversos. Para quem quer montar um avião escala, sugiro que compre o e-book Tucano Around the World, escrito pelo Alexandre Guedes, da Art in Profiles. Esse livro trás ilustrações de todas as pinturas utilizadas pelos Tucanos. É uma excelente fonte de informação.
A escolha da motorização é algo muito particular também. Motores à gasolina têm seus aficionados, mas na minha visão não combinam com o Tucano. Num Thunderbolt, Mustang ou Decatlhon... é outra conversa. Mas no tucano... não acho que vai bem. Sobram duas opções, elétrico ou Turboprop. Turboprop traz um realismo espetacular, mas o custo é muito elevado, pra mim ficaria inviável. O elétrico é muito mais barato, e traz um resultado estético muito bom, porque não é necessário abrir nenhum furo no cowl, o trem de pouso fica na posição escala e, incrivelmente, tem um resultado sonoro muito bacana também.
Eu comprei o kit do Tucano, um jogo de horns heavy duty em fibra e o kit de luzes. Daqui pra frente, pouco a pouco vou comprando o que falta. Tenho noção de que, pelo valor, pra mim será um projeto longo, mas sou uma pessoa paciente. Primeiro vou definir a eletrônica, aí eu compro hélice e spinner ideais pro motor, depois trem de pouso etc... mas algumas outras coisas pretendo fazer por aqui mesmo, porque eu gosto de construir. Então, eu quero assumir o desafio de construir meu próprio cockpit escala, eu quero fazer os pilotos, as capas dos meus aviões geralmente eu mesmo faço...
Aqui no Brasil nós temos uma excelente opção de fabricação nacional, que são os tucanos da Juniaer. A Juniaer oferece duas escalas diferentes de T-27, 20cc e 50cc. O nível de detalhamento dos dois é o mesmo, ambos são excepcionais, e ambos possuem vantagens e desvantagens. O 50cc tem mais espaço interno para trabalharmos, tem um voo mais dócil, porém, é mais caro e mais difícil de transportar. Mas o 20cc também tem suas vantagens. É um projeto mais barato, é um avião muito mais compacto, que se torna mais fácil de guardar e transportar.
Depois de uma conversa com o Elton, acabei escolhendo o 50cc por suas características de voo. Por ser maior, é um avião mais estável. Isso é quase que uma regra no nosso hobby. Quando comparamos o mesmo avião em escalas diferentes, o maior, via de regra é mais dócil.
A escolha da pintura é um capítulo à parte. Podemos escolher pinturas padrão, que são aquelas que já foram usadas pelos Tucanos reais, ou também podemos solicitar pinturas especiais com temas diversos. Para quem quer montar um avião escala, sugiro que compre o e-book Tucano Around the World, escrito pelo Alexandre Guedes, da Art in Profiles. Esse livro trás ilustrações de todas as pinturas utilizadas pelos Tucanos. É uma excelente fonte de informação.
A escolha da motorização é algo muito particular também. Motores à gasolina têm seus aficionados, mas na minha visão não combinam com o Tucano. Num Thunderbolt, Mustang ou Decatlhon... é outra conversa. Mas no tucano... não acho que vai bem. Sobram duas opções, elétrico ou Turboprop. Turboprop traz um realismo espetacular, mas o custo é muito elevado, pra mim ficaria inviável. O elétrico é muito mais barato, e traz um resultado estético muito bom, porque não é necessário abrir nenhum furo no cowl, o trem de pouso fica na posição escala e, incrivelmente, tem um resultado sonoro muito bacana também.
Eu comprei o kit do Tucano, um jogo de horns heavy duty em fibra e o kit de luzes. Daqui pra frente, pouco a pouco vou comprando o que falta. Tenho noção de que, pelo valor, pra mim será um projeto longo, mas sou uma pessoa paciente. Primeiro vou definir a eletrônica, aí eu compro hélice e spinner ideais pro motor, depois trem de pouso etc... mas algumas outras coisas pretendo fazer por aqui mesmo, porque eu gosto de construir. Então, eu quero assumir o desafio de construir meu próprio cockpit escala, eu quero fazer os pilotos, as capas dos meus aviões geralmente eu mesmo faço...