Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Hehehe. Brigadão.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Maluko
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Jun 24, 2005 12:25 pm
Localização: natal/rn

Mensagem por Maluko »

q legal! fico massa!

quanto foi gasto para fazer? ( akele azul q tem no video! )parece ser facil mais eu nao entendo nada nada de modelos motor e a parafernalha toda q precisa pra montar um bixo desses :( alguem aki eh de natal e pode me da uma luz?

Algumas perguntas basicas:

1- O que sao os cristais? eles definem a frequencia de comunicacao?

2- Se outra pessoa estiver usando a mesma frequencia q eu, como fazer pra muda-la? precisa mudar o controle remoto?

3- o q eh CG?

4- como se faz a ligacao do motor com a bateria servos e o receptor?

5- O q eh estolar?

6- qual a vida util de um motor 400 ??

7- com uma bateria rasoavelmente bota e um 400 speed, da pra voar quanto tempo?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Maluko escreveu:q legal! fico massa!

quanto foi gasto para fazer? ( akele azul q tem no video! )parece ser facil mais eu nao entendo nada nada de modelos motor e a parafernalha toda q precisa pra montar um bixo desses :( alguem aki eh de natal e pode me da uma luz?

A lista completa está em artigos/custo/index.php

Algumas perguntas basicas:

1- O que sao os cristais? eles definem a frequencia de comunicacao?

São pequenos cristais de quartzo que vibram quando passa energia através dele, e são eles que definem a frequencia. Saiba mais em

artigos/radio/index.php


2- Se outra pessoa estiver usando a mesma frequencia q eu, como fazer pra muda-la? precisa mudar o controle remoto?

Precisa mudar o par de cristais.
3- o q eh CG?

Dê uma lida em artigos/aviao/index.php

4- como se faz a ligacao do motor com a bateria servos e o receptor?


Leia este tópico: forum/viewtopic.php?t=2718

5- O q eh estolar?

Quanto mais lento se voa um avião, mais é necessário deixar o nariz dele levantado para manter o vôo horizontal. Há um ponto em que a asa está tão inclinada que o fluxo de ar se interrompe e ela perde sustentação.

Este é o estol ou stall.

O RCcalc é um programa que fiz que permite calcular a velocidade de estol de um modelo: forum/viewtopic.php?t=2958
6- qual a vida util de um motor 400 ??

Por enquanto sei que é bem maior que a dos modelos, tem alguns que uso a uns 6 meses e ainda estão bem.

7- com uma bateria rasoavelmente bota e um 400 speed, da pra voar quanto tempo?


Com uma LiIon 1400mAh e um 400BR o Starlite voa de 12 a 20 minutos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Maluko
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Jun 24, 2005 12:25 pm
Localização: natal/rn

Mensagem por Maluko »

blz! tudo ok!

so falta saber como eu vo construir a asa com aquela forma em V. sao duas parte? como faz pra ficar em V..

Como fazer a asa do buster ou intao do StarCessna400. Aquelas nervuras e as lonarinas...

como fazer o suporte para os eletronicos.. eh tudo de isopor? onde comprar o material da fuselagem? onde comprar os eleronicos?

ach q vo er q fazer tudo só, pq aki em natal eh tudo no glow, ninguem no eletrico ;(
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Primeiro decide qual modelo você quer. :D
Porque a asa do BUster é de um jeito (poliedrica), a do StarCessna400 já é de outra forma.
O local de colocar o equipamento no Buster é completamente diferente do outro modelo.
O primeiro, o equipamento vai em cima da asa, dentro de um sanduiche de bandeijinhas de depron que possui um buraco para os eletronicos (olhe as fotos).
Já no segundo, os eletrônicos vão dentro da fuselagem (tradicional).

Se você é de São Paulo, tem alguns lugares que se vende depron (pluma), basicamente aquele isopor de bandeijinhas de frios. Ou então com isopor de papelaria (P0), aquele grosso (50mm), usado na fuselagem do Buster) ou melhor, o P3 por ser mais denso. É aquele isopor que vem em caixas de geladeira. Deixa o pessoal te explicar direitinho... :)

Agora.. você quis dizer asa formato em V, aquela inclinação no meio da asa (corda mediana)???
Se for, são duas partes sim. Se tem 100cm de envergadura, será 50cm de cada lado (É óbvio). Então, junte-as com cola quente, entre outros tipos de cola que tem por aí (Pergunte qual a melhor). Dai tem o ângulo de inclinação, mas vamos para os centímetros.
No Buster, o AlexCMag deixou com 6,7 cm se não me engano. Olhe a planta e você vai entender o que estou dizendo.


Por enquanto é só.. Num sei se ajudei, mas tudo bem. Heheh.



Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Maluko escreveu:blz! tudo ok!

Como fazer a asa do buster ou intao do StarCessna400. Aquelas nervuras e as longarinas...



Do jeito mais fácil... (Para o Buster)

Pegue um bloco de isopor de papelaria pelo menos 1,5cm de expessura, passe o template da longaria para a placa (lateral) e vai dando o formato ao longo da asa. Use estilete, ou algo assim, se não tiver cortador de isopor. Procure deixar os lados da asa mais ou menos iguais (Lixe!!). Ah! E depois coloque longarinas de bambu por cima e por baixo da asa.
Desse modo, nem precisa cortar nervuras. :D
Agora se tiver depron na sua cidade, é uma boa opção.


Deixe para os experientes te mostrarem tudo que precisa saber.


Obrigado,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

nao entendi como fazer o cg .pode me explicar melhor.?
vo construir ele.memso nao tendo nenhuma equipamento ainda.vo tenta....
qm sab eu consiga
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

_fgp_ escreveu:nao entendi como fazer o cg .pode me explicar melhor.?
vo construir ele.memso nao tendo nenhuma equipamento ainda.vo tenta....
qm sab eu consiga


Ninguém aqui se incomoda em ajudar e responder perguntas, mas está começando a ficar meio improdutivo.

Prometo que vou responder suas dúvidas sobre aeromodelismo, mas antes você terá que fazer a lição de casa.

Entre na parte de artigos do site e-voo: artigos e leia todos, estes artigos foram feitos justamente para tirar as dúvidas que todo iniciante tem.

Garanto que vai ser bem instrutivo.

Depois o que você não tiver entendido você pode perguntar, ok?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
zélima
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Ter Jun 14, 2005 11:00 am
Localização: Porto Alegre

Mensagem por zélima »

Olá Alex.
Vou construir o buster mas tenho dúvida quanto as nervuras.Não está especificado as dimensões das nervuras, e no tópico do starcessna só explica que são nervuras schultz.Poderia passar as dimensões das nervuras?
Este modelo é para utilizar com o EDP400/PM101TR da action motors correto?Estou com dúvida quanto ao "artigo" sobre motores que vou trancrever parte dele:

Atualmente existe um motor nacional chamado PM101-TR com características bem semelhantes ao EDP400, mas por um custo muito maior. Pode ser comprado diretamente da fábrica Action Motors: www.actionmotors.com.br.

Está correto que o custo do PM101TR é maior?
Grato.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2618
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

zélima escreveu:Olá Alex.
Vou construir o buster mas tenho dúvida quanto as nervuras.Não está especificado as dimensões das nervuras, e no tópico do starcessna só explica que são nervuras schultz.Poderia passar as dimensões das nervuras?
Este modelo é para utilizar com o EDP400/PM101TR da action motors correto?Estou com dúvida quanto ao "artigo" sobre motores que vou trancrever parte dele:

Atualmente existe um motor nacional chamado PM101-TR com características bem semelhantes ao EDP400, mas por um custo muito maior. Pode ser comprado diretamente da fábrica Action Motors: www.actionmotors.com.br.

Está correto que o custo do PM101TR é maior?
Grato.


nervura schultz ... traduzindo = e no chute ... tipo faça vc mesmo ...

e não um perfil ja existente...

e o custo e menor do motor... mas teve erro de escrita
Responder