Iniciante montando Cessna 182

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
coutinho_fly
membro
Mensagens: 702
Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
Localização: Brasília - DF
Contato:

Iniciante montando Cessna 182

Mensagem por coutinho_fly »

Oi pessoal, depois passar horas e horas lendo inúmeros tópicos do e-vôo (excelentes), estou montando o meu primeiro aero, montando mesmo porque eu comprei um kit Cessna 182. Na verdade eu gostaria de ter feito tudo, mas como estou com pouquíssimo tempo por esta no fim do meu mestrado achei melhor comprar um kit do que esperar mais alguns meses pela frente para tentar voar...

Gostaria de algumas dicas de vocês para auxílio em um melhor aproveitamento do kit. Já montei a fuselagem e lixei, agora vou partir para a asa, por isso gostaria de algumas dicas. O manual do kit fala para utilizar cola de contato spray sobre asa e aileron e depois passar uma fita adesiva larga (durex), porém eu não tenho essa cola aqui e, ainda, cortar 8cm do aileron para facilitar o encaixe na fuselagem. Os ailerons já vieram presos a asa (vejam as fotos), preciso separá-los completamente da asa para voltar a conectá-los? Tenho em mãos: fita adesiva larga, araldite 10 minutos, cola quente (aplicação com pistola) e cola para isopor. Como devo proceder com os ailerons? Abaixo seguem algumas fotos.

Fuselagem: 68cm
Asa: 100cm x 16 cm (com aileron)
(Motor 2408-21 gold, ESC 20A-25A AMB, Li-po 3S 1300mAh, servos 9g, rx futaba e tX Futaba 4YF)

Abraços
Anexos
Kit completo do Cessna 182.
Kit completo do Cessna 182.
DSC01350.jpg.JPG (30.34 KiB) Exibido 11117 vezes
Fuselagem montada.
Fuselagem montada.
DSC01355.jpg.JPG (20 KiB) Exibido 11120 vezes
Perfil da asa e detalhe do corte do aileron (asa está de dorso).
Perfil da asa e detalhe do corte do aileron (asa está de dorso).
DSC01353.jpg.JPG (24.46 KiB) Exibido 11120 vezes
Aurora 9 - 2,4 GHz
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

é um belo KIT, pode usar a Araldite e cola de isopor sem problemas nenhum quanto ao aileron qual sua rela duvida ?
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 411
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

Montei um desses uma vez para um amigo. Fiz da seguinte maneira.

Retirei completamente o aileron retirei o pedaço que pede no manual, lixei todas as partes, colei com cola de isopor, depois de uns minutos colei a fibra de vidro, depois de 1 hora entelei com fita direto no isopor, coloquei o aileron de volta com fita.

Para colar a fita direto no isopor, termine o acabamento com uma lixa 400 ou mais fina, não tem erro não.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Bruno, particularmente não gosto de tirar o aileron!
Lixo com todo o cuidado pra não soltar e passo a fita!
Faço primeiro a parte de baixo... dobro o aileron completamente até enconstar na parte de cima da asa e passo a fita!

Depois faço o mesmo procedimento com a parte de cima ( dobrando o aileron pra baixo até o limite do comando)

Abraço!
Avatar do usuário
coutinho_fly
membro
Mensagens: 702
Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
Localização: Brasília - DF
Contato:

Mensagem por coutinho_fly »

[quote:02942021e2="FSGALVAO"]é um belo KIT, pode usar a Araldite e cola de isopor sem problemas nenhum quanto ao aileron qual sua rela duvida ?[/quote:02942021e2]

A questão do aileron é o seguinte, eu devo destacá-lo completamente da asa, como sugere o manual, e colar novamente ou tento passar a fita e fazer as dobras sem destacá-lo como sugeriu o wildcat no post acima?

Valeu
Aurora 9 - 2,4 GHz
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Bruno, vai do gosto do freguês!
Faça como achar melhor!
Ambos os modos funcionam!
DM1 Filho
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Set 26, 2006 9:55 pm

Mensagem por DM1 Filho »

[quote:c8ff41fc86="coutinho_fly"][quote:c8ff41fc86="FSGALVAO"]é um belo KIT, pode usar a Araldite e cola de isopor sem problemas nenhum quanto ao aileron qual sua rela duvida ?[/quote:c8ff41fc86]

A questão do aileron é o seguinte, eu devo destacá-lo completamente da asa, como sugere o manual, e colar novamente ou tento passar a fita e fazer as dobras sem destacá-lo como sugeriu o wildcat no post acima?

Valeu[/quote:c8ff41fc86]

Prefiro do jeito do Wildcat...
Avatar do usuário
Marcos Garcia
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Ter Nov 28, 2006 6:33 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Marcos Garcia »

A cola de contato spray, pode ser a M77 da 3M, é própria para isopor...
Eu uso ela... depois a fita gruda que.....
Avatar do usuário
coutinho_fly
membro
Mensagens: 702
Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
Localização: Brasília - DF
Contato:

Mensagem por coutinho_fly »

Pessoal, obrigado pelas dicas vou optar por não separar os ailerons da asa, pois acho que isso facilitará para mim, já que não tenho experiência com este tipo de montagem. Já está tudo lixado. Logo postarei mais fotos da montagem.

Obrigado.
Avatar do usuário
coutinho_fly
membro
Mensagens: 702
Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
Localização: Brasília - DF
Contato:

Mensagem por coutinho_fly »

Pessoal, terminei a asa. Já tá lixada, montada e com as ailerons prontos. Colei as duas partes da asa com Araldite 10 minutos, ótima cola, porém caaaara. Não há uma araldite genérica por aí não gente? Optei por não destacar os ailerons simplesmente porque ficaria mais fácil para eu montar, como não tenho muita prática estava com medo de quebrar alguma coisa. Seguem as fotos. O próximo passo é montar os estabilizadores (depron), mas esses pelo que vi não tem erro, montagem com fita e pronto. Na hora de colocá-los no lugar eu mando umas fotinhas ai pra vcs me auxiliarem. E ainda tem muita coisa pela frente, quero ver na hora da eletrônica...

Agradecimento especial ao Marcelo (wildcat) pelas dicas de sempre via MSN!

Abraços galera
Anexos
Asa montada. Do lado esquerdo a fita ficou meio fora de linha, mas pouca coisa..
Asa montada. Do lado esquerdo a fita ficou meio fora de linha, mas pouca coisa..
DSC01367.jpg.JPG (26.65 KiB) Exibido 10987 vezes
Asa na fuselagem.
Asa na fuselagem.
DSC01368.jpg.JPG (15.79 KiB) Exibido 10987 vezes
Encaixe da asa.
Encaixe da asa.
DSC01359.jpg.JPG (13.72 KiB) Exibido 10987 vezes
Aurora 9 - 2,4 GHz
Responder