O teste de vôo do Stradivarius

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

A ficha do Stradivarius.

Envergadura: 145 cm (projetada)
Área da asa: 21,68 dm2
Razão de aspecto: 9,9
Volume da cauda: 1,05
CG 50%
Perfil da asa: Benedek 7406f
Perfil do estabilizador: Clark Y 8%
DEcalagem: +3º
Motor: EPS 100
Bateria: LiPo 700 2S
Speed: Jeti 006
Micro servos e micro receptor full
Hélice: 11x5,5 folder, cortada em balsa e entelada com papel japonês aplicado com resina epoxy de acabamento, polida com massa de polir e encerada.
Entelagem; Papel e dope

Peso final total: 275g
Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Dom Jun 13, 2004 6:08 pm
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

Mensagem por guga »

Um verdadeiro Violino de raça...
Para voces terem uma idéia durante 5 min usamos no max
meio motor dos 30 min do voo total... até o pouso sem usar
mais o motor durante 25 min.

Numa condição de vento forte e com rajadas e descendentes...
Mas o Stradivarius não desafinou uma nota sequer no voo...
Enfrentando o vento mesmo sem motor sem ter que picar ou fazer qualquer tipo de esforço...

Eu o pronuncio um Favorito incontestavel para qualquer competição de duração e precisão...

Na mão de quem gosta de rodar termicas é um verdadeiro cão farejador de termicas...

Se cuidem no vale tudo... :shock:
Parabens Omar... :wink:
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Como estes modelos são a primazia da eficiência achei que tinha algum motivo além da estética.

Por coincidência ontem testei meu também um modelo com leme duplo.

Será esta configuração altera também o arrasto induzido do estabilizador vertical, como um pequeno winglet???
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Guga, mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda.

Alex,
É isso mesmo, o leme duplo funciona também como Winglets, fazendo com que o estabilizador tenha um prolongamento do ponto de stoll. A idéia é que o estabilizador estole depois da asa, aumentando a estabilidade do modelo. Como disse o Guga: "Enfrentando o vento mesmo sem motor sem ter que picar ou fazer qualquer tipo de esforço..."
Para mim beleza e eficiência são sinônimos.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Lindo, Lindo, Lindo !!!
Já furou a fila ... ao terminar o Rex, este será o próximo !!! :lol:
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Omar parabéns. Acho que a opção minha já está definida. Gostaria de saber se já têm a planta definitiva. Mesmo assim vou precisar de umas dicas para iniciar a montagem.

Pergunta: Seria possível voá-lo satisfatóriamente com um IPS e uma Lipo 2S de 450ma ?
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Dom Jun 13, 2004 6:08 pm
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

Mensagem por guga »

Caro Handa...Vou responder pelo Omar... na qualidade de piloto
de teste e especialista em voo de UnderPowered Aircraft...

Resposta:
Tenho certeza que conseguirias voar o Stradivarius pesando o que o do Omar pesa, com um IPS , nós voamos o do Omar com um EPS 280. Bat de 700mha)

Decolamos da mão com menos de meio motor, na subida acelerei para meia potência (e subiu em uma razão mais do que suave), ao alcançar a altitude desejada reduzi para 1/4 de potência e assim mesmo o danado subia(Suavemente)... ao completar 5 min com esta potencia cortamos o motor e não mais o ligamos até o pouso cerca de 20 á 25 min. mais tarde...

Acredito que o Ips vai leva-lo porem á toda potencia até altitude desejada e sua subida deverá ter uma razão bem suave...

Guga (piloto de Prova do Stradivarius) :wink:
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

umas fotos do voo de hoje...

Mensagem por Eduardo Yamin »

umas fotos do voo de hoje...
Abs,
EY
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

mais uma, o pouso
Abs,
EY
Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Dom Jun 13, 2004 6:08 pm
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

Mensagem por guga »

Aeee Duardo... as fotos ficarm muito boas...copiei para meu album se não se incomodares... :wink:
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
Responder