Gavião da aerobras Bit-Fly - Parte eletronica.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Dark!

pelo pouco que entendo, me parecem pequenas ferramentas de medição, que irão auxiliar nas modificações do bitcar
Avatar do usuário
Eric
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 19, 2004 9:20 pm
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Eric »

hmm, num entendi bem pra q serve a ferramenta e como monta-la, ela mede a capacidade de transmição do tx?
como lê a capacidade no multimetro?
VAlews!!!
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Bom, o que o Marco esta fazendo é mostrar com fazer as adaptações mas de forma bem completa... iniciando por construir as ferramentas necessárias.

lá no inicio ele falou:
Primeiro vamos construir um RF Sniffer para usar como ponta de prova do TX


Não entendo praticamente nada de eletrônica, mas considerando a frase acima essa é uma ferramenta para testar se o TX esta transmitindo e se entendi direito da para ter uma idéia da potência dessa transmissão. (Marco se eu estiver falando muita besteira me corrija).

Marco você poderia falar um pouco mais sobre o funcionamento do RF Sniffer? Se funciona como eu imaginei é uma ferramenta muito útil. Qual a faixa de freqüência que esse que você esta ensinando consegue detectar?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ok.. ok vc venceu.. batatas fritas :lol:

O primeiro é um elo de captação de RF... a bobina quando proxima do sinal de RF fica induzida pelas ondas eletromagnéticas(campo eletromagnético) que por sua vez gera um campo eletrico AC que retificado faz aparecer uma pequena corrente eletrica no terminal do elo... quando ligado em um milivoltimetro ou micro voltimetro vc consegue primeiro:
ver se está pelo menos oscilando pois se tiver uma pequena deflecção do galvanometro do multimetro vai existir(amanhã coloco fotos mostrando)
Segundo:
da pra ter uma idéia aprox da potencia irradiada pois quanto maior ela for maior será o campo induzido e consequentemente a deflecção.

No segundo aparelho bem mais sofisticado( :? ) temos um detetor de campo onde da pra ver o funcionamento a metros de distancia e novamente da pra ter uma idéia de potencia.. depois eu mostro como aferir... toscamente.

A frequencia de trabalho se extende até centenas de Mega hertz pois é um circuito não sintonizado.

Porque tudo isso????

Quando se trabalha com RF vc está num terreno tinoso :lol: vc só apanha.. porrada e mais porrada, e fazer isso usando os SEUS sensores é de doer... 8) :lol: Então láááá pelos anos 40 :shock: :shock: nos primordios do radio se faziam coisas assim.. e funciona até hoje.... meu equipamento industrial trabalha com 900MHz e eu as vezes to lá com minha ponta de captação.. e eu tenho um sensor de campo dos diabos na prateleira :wink:
então PRIMEIRO vamos ter e construir ferramentas basicas senão nem começa porque se vier com pergunta que a resposta ta no seu instrumento NÃO construido eu nem vou dar bola :shock: :P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Regis.Abdalla
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sex Jan 07, 2005 7:01 pm

Mensagem por Regis.Abdalla »

O Prof. Marcão tem um saco de Jó!

Caríssimos, ensinar eletrônica é dificil, via forum é punk, aprender a lidar com RF é.... +++dificil. :shock:

A necessidade de um snifer é total. Sua função e qualificar a transmissão.
Não necessariamente medir, mas ter uma idéia de como as coisas estão.
É dificil construir um TX e não ter certeza de que ele esta funcionando.

Só para constar, quando fui consertar meu TX Futaba (pifou o estagio de saida de RF) precisei tentar 19 vezes até conseguir uma transmissão estável e limpa.

Paciência e vamos seguir as orientações do professor.
Regis Tio-zão
"Onde a arrogância e a ignorância são virtudes, é tolice ser sábio"
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Bom... hoje foi dia (noite) de Oaca então eu tava no MEU recreio :lol: amanhã a gente continua :wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tem correção pra fazer no circuito.. eu tinha montado isso já fazia só 20 anos :lol: esqueci de algumas ligações....
Montei outro novinho e funciona que é uma beleza.....
Sem isso não vai dar pra fazer por isso vamos lá!!!!!!!!!
Editado pela última vez por Marco Antonio em Qui Mar 03, 2005 9:29 pm, em um total de 3 vezes.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Aqui ele aparece ainda sem a caixinha.. o multimetro custou 15 reais e é perfeito para seu objetivo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Amanhã vou colocar um seguidor de RF para ser usado no receptor....

Vamos precisar de uma placa de fibra cobreada e caneta para fazer o circuito do booster.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

Nossa comandante não consigo nem piscar :shock: ta massa d+.
Estou acompanhando tudo... Parabens!!!!!!!!!!!
Responder