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Enviado: Qui Mai 04, 2006 5:41 pm
por alexcmag
[quote:57b596aee7="FSGALVAO"]No DD até que helice o 400Br aguenta ? 6x3 7x3,5 ?[/quote:57b596aee7]

6x3, acima disto ele fica muito ineficiente.

Enviado: Sex Mai 05, 2006 8:18 am
por FSGALVAO
Desculpa incomodar novamente e com redução até qual helice chego

numa 3:1
4:1

Enviado: Sex Mai 05, 2006 8:31 am
por alexcmag
3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S
4:1: 10x8 com 3S vai legal

Nos 3 casos consegue-se algo entre 400g e 500g de empuxo com um bom pitch-speed, suficiente para modelos com carga alar entre 16g/dm2 e 25g/dm2

Mas se for para usar redução, acho muito mais fácil usar um EPS400C da GWS, na redução que desejar.

Custa R$78,00 mas vai te economizar um bocado de dor-de-cabeça, fazer redução pra 400 não é tão fácil por causa da rotação e torque envolvidos, a maioria das engrenagens que se acha em equipamentos sucateados seria moída em poucos minutos.

Enviado: Sex Mai 05, 2006 8:43 am
por FSGALVAO
Uma opinião sua Alex, para eu gastar R$ 78,00 em um EPS400C não seria mais facil eu comprar um Xing ling ?

Enviado: Sex Mai 05, 2006 10:39 am
por alexcmag
Se você tiver ESC BL é melhor mesmo.

O 400BR, como eu disse lá no início, é uma alternativa simples e barata, mas para modelos simples, leves e baratos, para quem não quer colocar um motor de mais de 70 reais no nariz do avião para arrebentar a cada lenha enquanto o cara aprende.

Pode-se conseguir muita diversão com ele. Uma asinha de 80cm com 400BR e 3S, por exemplo, fica rápida e acrobática.

Tenho um stickzinho de 70cm de envergadura que faz vertical com um motorzinho destes.

Mas se o modelo crescer a ponto de precisar de redução, melhor procurar uma alternativa melhor.

Nos modelos que faço com finalidade didática e/ou como alternativa para iniciantes sempre procuro dimensionar para que funcionem com motores escovados, já que é comum venderem no fórum ICS300 por 40 a 50 reais e EPS400C por 50 reais.

Idem nos hidroaviões (ESC BL tem maior chance de queimar quando molhado) e nos multimotores (colocar 4 motores BL em um avião é fora do orçamento da maioria das pessoas).

Enviado: Sex Mai 05, 2006 11:15 am
por FSGALVAO
Concordo com voce Alex, mas exemplo para eu Gastar R$ 70,00 para investir em algo melhor do que um 400BR ja gasto um pouco mais e compro um motor e ESC que por exemplo o Edyr vendia.

Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo

Uma Poliquest 1800mha 7,4 volts
2200mha 7,4volts

pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?

Enviado: Sex Mai 05, 2006 11:49 am
por Antonio Carlos
[quote:a46ec547cd="alexcmag"]3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S[/quote:a46ec547cd]

Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?

Abs,

Enviado: Sex Mai 05, 2006 11:54 am
por alexcmag
[quote:677e1de3bb="FSGALVAO"]Concordo com voce Alex, mas exemplo para eu Gastar R$ 70,00 para investir em algo melhor do que um 400BR ja gasto um pouco mais e compro um motor e ESC que por exemplo o Edyr vendia.

Bom desculpe poluir o topico, somente mais uma pergunta tenho 2 lipo

Uma Poliquest 1800mha 7,4 volts
2200mha 7,4volts

pergunta essas baterias irão legal nesses 400BR ?[/quote:677e1de3bb]

Concordo plenamente quanto a gastar um pouco mais e investir num conjunto BL.

Quanto às baterias, se quiser fazer algo legal com 400BR, faça um bimotor CL215 com 2 400BR e use qualquer bateria destas que deve ficar legal.

Enviado: Sex Mai 05, 2006 11:59 am
por alexcmag
[quote:307be4a8be="Antonio Carlos"][quote:307be4a8be="alexcmag"]3:1: 10x6 com 3S vai legal, 10x8 com 2S[/quote:307be4a8be]

Alex,
A hélice 10x6 não é uma hélice mais "leve" que a 10x8? Então por que a 10x8 vai bem com bateria 2S? Em tese uma hélice mais "pesada" não deveria solicitar uma bateria mais forte?

Abs,[/quote:307be4a8be]

Hélice pesada puxa mais corrente, não mais tensão.

A hélice 10x6 é realmente mais leve e mais eficiente que a 10x8, mas dá muito menos empuxo na mesma rotação.

Como a bateria 2S dá uma rotação bem mais baixa no motor, a 10x6 apesar de eficiente dá pouco empuxo, cerca de 300g, gastando uma corrente muito pequena, cerca de 4,5A.

Neste caso a 10x8 dará mais empuxo, uns 450g, consumindo mais, claro, mas pelo menos faz o modelo voar. O consumo deve ficar em uns 9A.

Enviado: Sex Mai 05, 2006 12:01 pm
por FSGALVAO
Começarei assim entao irei usar o 400Br com as lipos 2S e depois irei partir para um xing ling e vou melhorando aos poucos