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Enviado: Qua Mai 06, 2009 10:16 pm
por alexcmag
Todo motor elétrico tem várias medidas, uma delas é a corrente em aberto, outra a corrente em stall (travado).

O 1-3V é calculado para que a corrente em stall seja baixa o suficiente para que ele possa dissipar como calor sem torrar.

Claro que em aberto a corrente é menor, então dá para colocar até uns 15V nele sem que torre.

Como uma hélice pequena (5x3 por exemplo) não força muito o motor, dá para jogar 11V nele e ele sem que dissipe muita potência, principalmente porque está bem ventilado. Claro que se travar a hélice, ele queima em poucos segundos.

Enviado: Sex Mai 08, 2009 11:34 am
por edsonnota1000
Então quer dizer que a "super - ventilação" que o motor recebe faz com que ele não esquente tanto para se queimar como esquentaria quando o motor esta em "stall", ou seja sem ventilação, por isso agüenta variação de voltagem.
Mas se eu colocar uma hélice muito pesada nele esses valores tendem a reduzir por causa da sua maior força para rotação da mesma e menor condição para a dissipação do calor seria isso ???
Sendo assim motores como esse não teriam boa aceitação de diferentes tipos de hélice ficando restrito a um certo tipo hélice e um total de empuxo, e sendo assim um total de peso para o aeromodelo....estou correto ???

Enviado: Sex Dez 11, 2009 2:27 pm
por Julio Kenji
Motorind

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&source=hp&q=Rua%20Guilherme%20George%20260%20&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl

Enviado: Sex Dez 11, 2009 2:31 pm
por Julio Kenji
re-retificando o do inicio:

Indi Motors/Motor Indi
Avenida Guilherme Giorgi, 260 - Vila Carrão
São Paulo - SP, 03422-000

011-2293-9397

Enviado: Qui Mar 11, 2010 5:04 pm
por Marcio2009
Ola vim passar aqui no forum para fazer uma pergunta que uns não vão concordar
mas devido condições financeiras eu pergunto isso o motor brushed 400 é enrolado com que fio esmaltado bom eu tenho um aki com as seguintes especificações buchas de latão escovas de carvão com molas o que falta só é saber quantas voltas de fio esmaltado dar para chegar aquele rendimento obrigado agradeço qualquer ajuda
será bem vinda.

Enviado: Qui Mar 11, 2010 5:09 pm
por alexcmag
Márcio, o galho é que não é só o motor que precisamos para voar.

Então mesmo que você consiga um motor adequado ainda precisaria de adaptador de hélice (uns 10 reais), ESC (uns 60 reais) e hélice (uns 5 reais), além de conectores.

Como os brushless atualmente são comercializados em grandes volumes, tem lojas que vendem o kit contendo motor, esc, adaptador de hélice, conectores, etc. por 80 reais.

Então, mesmo aproveitando o motor, o custo vai empatar, não economiza nada.

Além do mais não são só de número de voltas e bitola de fio que especificação de motores vive, ainda tem o material do ímã, número de polos no enrolamento, dimensões, etc., então atualmente não é muito útil tentar aproveitar motores.

Seria como você economizar um interruptor para ligar uma lâmpada na sua casa, usando o fio para isto. Economiza alguma coisa? Sim, uns 5 reais... mas e daí? Vai ficar mais perigoso, mais feio, pior desempenho, maior risco de acidentes, etc.

Enviado: Qui Mar 11, 2010 5:22 pm
por Marcio2009
sim ele tem tres polos voce pode me dizer quantas voltas de fio e bitola e dado no motor eu tenho radio de um automodelo com alcance de 500 metros e sei enrolar
ja tentei enrolar ele mas não fica com o desenpenho me diga por favor eu irei desenvolver muito se conseguir essas especificações valeu

Enviado: Qui Mar 11, 2010 6:42 pm
por alexcmag
Sinceramente não sei quantas voltas tem.

Na idade do ímã lascado, quando estes motores eram o que havia disponível, simplesmente comprávamos e usávamos. Não ficávamos reenrolando.

Pelo preço deles (10 reais na época) não valia o dia que se gasta reenrolando. Se eu tiver um dia livre, dispenso a faxineira e limpo eu mesmo o apartamento, e ainda saio no lucro, com a vantagem de ter certeza de que fica bom (tanto a limpeza quanto o motor brushless economizado com o dinheiro da faxina).

Como referência, o Speed 400 Graupner (que não é o PM101TR mas é parecido), foi bem descrito no RCgroups:
[quote:21a76d34c2]
The difference in 4.8V, 6V and 7.2V is only the windings. The 7.2V is designated 4045 (45 turns of 0.4mm wire). 6V is 4535 and 4.8V is 5720.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=70336[/quote:21a76d34c2]

Traduzindo:
7,2V 45 voltas de fio 0,4mm
6V 35 voltas de fio 0,45mm
4,8V 20 voltas de fio 0,57mm

Enviado: Qui Mar 11, 2010 7:15 pm
por Marcio2009
cara valeu mesmo qualquer coisa sobre eletronica pode me dar um toque valeu

Enviado: Sex Nov 02, 2012 2:17 pm
por heron sena
você sabe quantos polos o motor pm101tr tem ?