WIG - Wing In Ground-Effect

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pelo menos um dos vídeos do site que você postou mostra teste de um modelo de WIG dentro de um ginásio.

Os tablados não devem atrapalhar, o bichinho já terá que ter a parte de baixo em formato de esquis para aquaplanar, isto deve fazer superar pequenos desníveis sem problema.

Tenho motores pequenos que posso usar para teste, mesmo porque para só testar 1 canal basta.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Olá Alex e demais,

na minha opiniao o perfil clark-Y nao é o ideal, pois é comum ao se subir um pouquinho a mais (em modelos coisa de cm), ele perder o efeito solo e por falta de sustentançao dar uma leve picada(como se fosse um stol), o que é indesejavel e desastroso pois estamos voando muito rente a agua.
Eu usaria um perfil de Cm positivo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sandro, os perfis que achei para WIGs full-scale são reflex mesmo, deve ser pelo motivo que você citou. O problema é descolar superfícies curvas da água, aí entra o chato do efeito Coanda...

Quanto a picar devido ao Cm quando sai do efeito solo, faz todo sentido. Mas acredito que não seja algo tão radical assim, pois o estabilizador horizontal nestes modelos é enorme.

Como já tenho uma asa Clark-Y na medida que preciso, vou testá-la em solo mesmo pra ver o que acontece.

Dependendo das reações parto para o Reflex e me viro com o Coanda depois.
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Evoo »

Tô tramando um lance para testes no ibira também. Com o motor do ips sem redução. Talvez com uma EDF50. Vamos ver no que dá.
Acho que teremos que pedir ao Edu Flaquer pra arranjar mais uma lâmpada indicadora de categoria. :P
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tirei umas fotos do meu protótipo...

Tá bem feinho porque fiz de qualquer jeito com restos de bandeijinhas e de isopor, fiz o perfil na mão só para testar a estabilidade.

O CG está a 50% da corda e a incidência zero, no solo ele descola e sobe um pouco, no alto ele plana mergulhando, portanto acho que funcionará.

Reparem que o bordo de fuga da asa encosta na água ou solo, e coloquei laterais rentes à altura da fuselagem, isto deve fazer um colchão de ar quando começa a se deslocar, facilitando ganhar velocidade até decolar.

O hidrofoil na frente (já meio quebrado de tanto jogar pela casa) é para descolar a frente da água, gostei do efeito que o canard do primeiro fez na água ao iniciar o movimento.
Anexos
DSC03522.JPG
DSC03522.JPG (20.02 KiB) Exibido 4691 vezes
DSC03524.JPG
DSC03524.JPG (29.99 KiB) Exibido 4691 vezes
Avatar do usuário
brunoalbino
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 3:37 pm
Localização: Itaquaquecetuba

Mensagem por brunoalbino »

Estou vendo que daqui a um tempo iremos ter uma nova seção no forum.
hehe
abraço!!!
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Estabilizador horizontal...perfil?

Mensagem por Junior »

[quote:7b539366a5="alexcmag"]
...O CG está a 50% da corda e a incidência zero, no solo ele descola e sobe um pouco, no alto ele plana mergulhando, portanto acho que funcionará.[/quote:7b539366a5]
Alex,

Este promete ser bem rápido!
O estabilizador horizontal também tem perfil?
Junior
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O estabilizador tem perfil sim, parecido com o da asa mas mais fino.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Olá Alex,

O desenho do modelo tá bacana muito legal !
para o tal coanda nao encher o saco, eu faria ele asa alta de forma a asa nao tocar na agua. para equilibrio na agua acho que essas aletas nas laterais das asas que voce pos, daria conta.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Gente, será que as DACs de vcs são iguais a minha?
Fica rindo de tudo que faço e dizendo: Desse tamanho e parece ainda uma criancinha de cinco aninhos todo empolgado com seu brinquedo........putz, que incentivo isso me dá.....eheheheh
Mulher não devia ter pé pra não ir ao shoping e nem boca pra falar tanta besteiras.....

Alex, seu modelo esta ficando cada vez melhor, parabens, e o dia que vc acertar , passe a planta pra gente hehe, ok?
Responder