WIG - Wing In Ground-Effect

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

WIG - Wing In Ground-Effect

Mensagem por alexcmag »

Coloquei aqui meu novo projetinho porque não é avião exatamente... tá mais pra barco.

WIG - Wing In Ground-Effect ou Asa em Efeito-Solo é o nome técnico para algo que os russos chamam de Ekranoplano.

Basicamente é algo que tem asas bem mais curtas que um avião e voa baixo, literalmente.

Mas por ter asas curtas, só consegue sair do chão em efeito-solo.

Normalmente o estabilizador fica alto, fora do efeito solo, para continuar efetivo mesmo que comece a decolar.

O casco no caso é um "tunnel hull", com um degrau no bordo de fuga do "canard".

Tem 55cm de comprimento, 38cm de envergadura e vazio pesa 90g.

A idéia é colocar dois motores 400 direct-drive (hélice pequena para ficar baixo, com um bom pitch-speed e com parte do fluxo soprando sob a asa para ajudar a descolar da água.

Escovado apesar de mais pesado e gastão é uma boa escolha no caso porque os ESCs dificilmente queimam mesmo submersos e são mais fáceis de consertar.
Anexos
DSC03464.JPG
DSC03464.JPG (15.05 KiB) Exibido 21516 vezes
DSC03467.JPG
DSC03467.JPG (14.27 KiB) Exibido 21516 vezes
DSC03468.JPG
DSC03468.JPG (12.71 KiB) Exibido 21516 vezes
motores.JPG
motores.JPG (16.96 KiB) Exibido 21516 vezes
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Pô, legal este seu novo projeto!
Já tinha visto muitos vídeos de ekranoplano na internet e achei que não ia mesmo demorar para alguém encarar um modelo como este!
Parabéns pela iniciativa, Alex!
Vai ser para este próximo camping?
Junior
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Alex

Ele só vai descolar da linha d'água um pouco ou vai "avuá" mais alto?

Achei meio feinho, mas vai ser um foguete aquático...haja dedo para não fazer dele um submarino :lol:

Quero ver depois de pronto, agora fiquei curioso.

Abraço
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

hmn.. quero ver um vídeo disso.. deu vontade de fazer um :)
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Alex, realmente, eu estava achando que estava demorando para aparecer um Ekranoplane por aqui... heheh.. Mas o ekrano russo do filme é mais legalzinho, com aquelas OITO TURBINAS .... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Russo é exagerado mesmo...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Luiz,

Ele só sai alguns centímetros, não tem nada que o estabilize em vôo já que só tem comando de leme e motor.

Em efeito solo ele se mantém estável porque quando inclina para os lados a asa que estiver mais alta perde sustentação e desce, nivelando. Se o nariz levanta o canard sai de efeito solo e perde sustentação, descendo, se o nariz abaixa o canard ganha sustentação e nivela.

E se decolar, não tem sustentação suficiente para manter vôo, a não ser em velocidades absurdas, perde altitude e volta pro efeito solo.

Na teoria é bonito, na prática é um problemão para trimar, mas vamos ver no que dá.


GMT,

Tem alguns vídeos do modelo inspirador em http://freespace.virgin.net/home.taylor/ , apesar de que só aproveitei o layout básico, as proporções, tamanho, formato de casco, tudo foi devidamente chutado e testado em uma versão de 40% do tamanho.


Cláudio,

Os russos tinham a intenção de substituir um navio de transporte de tropas por um destes, a capacidade é enorme. Além disto tem o problema de entrar em efeito solo, que precisa de muita potência. Por isto vou usar 2 motores 400 em algo que se pelo tamanho, se fosse um modelo comum, levaria no máximo um 400.

Você se refere a este russo?
http://weblog.bezembinder.nl/151-165/ekranoplan.jpg
Avatar do usuário
Alumão
membro
Mensagens: 459
Registrado em: Ter Mar 06, 2007 11:58 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Alumão »

O LOKO MEU!!! esse projeto russo eh o ouro hehe agora se fosse alemão tinha 16 turbinas.. hehehehe

po acho super bacana esses projetos de Ekranoplano, assisti um video uma vez de um, agora nao sei se foi postado aqui no forum ou se foi na net... mas achei super bacana!

boa sorte ai!
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Gemini Robbe

Mensagem por a1a_terabyte »

Alex seu modelo faz lembrar este lançamento recente da Robbe, o Gemini...

[url] http://www.rcfun.nl/popup_image.php?pID=32148 [/url]

[url] http://www.robbe.com/video.php/en_play-mms.php?videofile=1-3123.wmv [/url]

Specification:
Wingspan: 520 mm
All-up weight: 380 g
Wing area: 19.00 dm
Wing Loading: 20.00 g/dm2
All-up weight (10 NC sub C): 310.00 g
Length: 750 mm

Bom era isso

Tera
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Alex, legal a iniciativa! A asa com perfil fino ficaria mais eficiente e rápido, né? Mas acho que deste jeito ainda vai voar! heheheh
Abraços
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Bacana Alex,

Essa teoria do efeito solo é muito interessante pois necessita de muito menos energia para manter o "treco" voando, que economiza muito combustivel nas longas travessias.

Meus chutes:

Ele tem algum comando de aileron? Nas curvas a estabilidade de roll deverá ser um problema, abaixe o CG ao maximo! pois o peso de dois 400 altos farão ele capotar facilmente, outra coisa, como ele não tem as extremidades dos flutuadores chanfrados \__] [__/ a area de leme deve ser grandona, para evitar derrapagens que fariam ele capotar com mais facilidade nas curvas.

Aguardo ancioso o video.
Responder