WIG - Wing In Ground-Effect
- alexcmag
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WIG - Wing In Ground-Effect
Coloquei aqui meu novo projetinho porque não é avião exatamente... tá mais pra barco.
WIG - Wing In Ground-Effect ou Asa em Efeito-Solo é o nome técnico para algo que os russos chamam de Ekranoplano.
Basicamente é algo que tem asas bem mais curtas que um avião e voa baixo, literalmente.
Mas por ter asas curtas, só consegue sair do chão em efeito-solo.
Normalmente o estabilizador fica alto, fora do efeito solo, para continuar efetivo mesmo que comece a decolar.
O casco no caso é um "tunnel hull", com um degrau no bordo de fuga do "canard".
Tem 55cm de comprimento, 38cm de envergadura e vazio pesa 90g.
A idéia é colocar dois motores 400 direct-drive (hélice pequena para ficar baixo, com um bom pitch-speed e com parte do fluxo soprando sob a asa para ajudar a descolar da água.
Escovado apesar de mais pesado e gastão é uma boa escolha no caso porque os ESCs dificilmente queimam mesmo submersos e são mais fáceis de consertar.
WIG - Wing In Ground-Effect ou Asa em Efeito-Solo é o nome técnico para algo que os russos chamam de Ekranoplano.
Basicamente é algo que tem asas bem mais curtas que um avião e voa baixo, literalmente.
Mas por ter asas curtas, só consegue sair do chão em efeito-solo.
Normalmente o estabilizador fica alto, fora do efeito solo, para continuar efetivo mesmo que comece a decolar.
O casco no caso é um "tunnel hull", com um degrau no bordo de fuga do "canard".
Tem 55cm de comprimento, 38cm de envergadura e vazio pesa 90g.
A idéia é colocar dois motores 400 direct-drive (hélice pequena para ficar baixo, com um bom pitch-speed e com parte do fluxo soprando sob a asa para ajudar a descolar da água.
Escovado apesar de mais pesado e gastão é uma boa escolha no caso porque os ESCs dificilmente queimam mesmo submersos e são mais fáceis de consertar.
- Anexos
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- DSC03467.JPG (14.27 KiB) Exibido 21516 vezes
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- DSC03468.JPG (12.71 KiB) Exibido 21516 vezes
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- motores.JPG (16.96 KiB) Exibido 21516 vezes
- Luiz Leite
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- claudiorfernandes
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- alexcmag
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Luiz,
Ele só sai alguns centímetros, não tem nada que o estabilize em vôo já que só tem comando de leme e motor.
Em efeito solo ele se mantém estável porque quando inclina para os lados a asa que estiver mais alta perde sustentação e desce, nivelando. Se o nariz levanta o canard sai de efeito solo e perde sustentação, descendo, se o nariz abaixa o canard ganha sustentação e nivela.
E se decolar, não tem sustentação suficiente para manter vôo, a não ser em velocidades absurdas, perde altitude e volta pro efeito solo.
Na teoria é bonito, na prática é um problemão para trimar, mas vamos ver no que dá.
GMT,
Tem alguns vídeos do modelo inspirador em http://freespace.virgin.net/home.taylor/ , apesar de que só aproveitei o layout básico, as proporções, tamanho, formato de casco, tudo foi devidamente chutado e testado em uma versão de 40% do tamanho.
Cláudio,
Os russos tinham a intenção de substituir um navio de transporte de tropas por um destes, a capacidade é enorme. Além disto tem o problema de entrar em efeito solo, que precisa de muita potência. Por isto vou usar 2 motores 400 em algo que se pelo tamanho, se fosse um modelo comum, levaria no máximo um 400.
Você se refere a este russo?
http://weblog.bezembinder.nl/151-165/ekranoplan.jpg
Ele só sai alguns centímetros, não tem nada que o estabilize em vôo já que só tem comando de leme e motor.
Em efeito solo ele se mantém estável porque quando inclina para os lados a asa que estiver mais alta perde sustentação e desce, nivelando. Se o nariz levanta o canard sai de efeito solo e perde sustentação, descendo, se o nariz abaixa o canard ganha sustentação e nivela.
E se decolar, não tem sustentação suficiente para manter vôo, a não ser em velocidades absurdas, perde altitude e volta pro efeito solo.
Na teoria é bonito, na prática é um problemão para trimar, mas vamos ver no que dá.
GMT,
Tem alguns vídeos do modelo inspirador em http://freespace.virgin.net/home.taylor/ , apesar de que só aproveitei o layout básico, as proporções, tamanho, formato de casco, tudo foi devidamente chutado e testado em uma versão de 40% do tamanho.
Cláudio,
Os russos tinham a intenção de substituir um navio de transporte de tropas por um destes, a capacidade é enorme. Além disto tem o problema de entrar em efeito solo, que precisa de muita potência. Por isto vou usar 2 motores 400 em algo que se pelo tamanho, se fosse um modelo comum, levaria no máximo um 400.
Você se refere a este russo?
http://weblog.bezembinder.nl/151-165/ekranoplan.jpg
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Gemini Robbe
Alex seu modelo faz lembrar este lançamento recente da Robbe, o Gemini...
[url] http://www.rcfun.nl/popup_image.php?pID=32148 [/url]
[url] http://www.robbe.com/video.php/en_play-mms.php?videofile=1-3123.wmv [/url]
Specification:
Wingspan: 520 mm
All-up weight: 380 g
Wing area: 19.00 dm
Wing Loading: 20.00 g/dm2
All-up weight (10 NC sub C): 310.00 g
Length: 750 mm
Bom era isso
Tera
[url] http://www.rcfun.nl/popup_image.php?pID=32148 [/url]
[url] http://www.robbe.com/video.php/en_play-mms.php?videofile=1-3123.wmv [/url]
Specification:
Wingspan: 520 mm
All-up weight: 380 g
Wing area: 19.00 dm
Wing Loading: 20.00 g/dm2
All-up weight (10 NC sub C): 310.00 g
Length: 750 mm
Bom era isso
Tera
- Eduardo Yamin
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
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Bacana Alex,
Essa teoria do efeito solo é muito interessante pois necessita de muito menos energia para manter o "treco" voando, que economiza muito combustivel nas longas travessias.
Meus chutes:
Ele tem algum comando de aileron? Nas curvas a estabilidade de roll deverá ser um problema, abaixe o CG ao maximo! pois o peso de dois 400 altos farão ele capotar facilmente, outra coisa, como ele não tem as extremidades dos flutuadores chanfrados \__] [__/ a area de leme deve ser grandona, para evitar derrapagens que fariam ele capotar com mais facilidade nas curvas.
Aguardo ancioso o video.
Essa teoria do efeito solo é muito interessante pois necessita de muito menos energia para manter o "treco" voando, que economiza muito combustivel nas longas travessias.
Meus chutes:
Ele tem algum comando de aileron? Nas curvas a estabilidade de roll deverá ser um problema, abaixe o CG ao maximo! pois o peso de dois 400 altos farão ele capotar facilmente, outra coisa, como ele não tem as extremidades dos flutuadores chanfrados \__] [__/ a area de leme deve ser grandona, para evitar derrapagens que fariam ele capotar com mais facilidade nas curvas.
Aguardo ancioso o video.