Optek escovado jogado no canto? Aerobarco nele!

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Pô Sr. Yamin.
Terça de manhã, brincando de barquinho e ouvindo Jeff Back...
TAMBÉM QUERIA!

(o pior é que eu tenho um rádio pra isso)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Excelente. Aquaplanou direitinho.

É legal que foi um motor bem mais fraco que os usados nos outros testes (400, BL, etc.), e mesmo assim ficou rápida.

Acho que rola fazer uma pequena com uns motores 180 que tenho aqui para brincar na piscina.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:112fcd525e="alexcmag"]Excelente. Aquaplanou direitinho.

É legal que foi um motor bem mais fraco que os usados nos outros testes (400, BL, etc.), e mesmo assim ficou rápida.

Acho que rola fazer uma pequena com uns motores 180 que tenho aqui para brincar na piscina.[/quote:112fcd525e]

Acho que para diminuir a área molhada e melhorar bem a veloc. do conjunto (em linha reta) bastaria fazer dois esquis laterais como um catamarã e somente hastes unindo as duas bananas, só não imagino como ficaria a estabilidade disso....ao invéz do WIG pensei em fazer hidrofólios (como fizeram no veleiro Moth inglês http://www.rohanveal.com/video.html) deve andar bem só teria que ser um tripé para garantir estabilidade lateral.
Abs,
EY
Avatar do usuário
Islom
membro
Mensagens: 995
Registrado em: Qua Jan 03, 2007 3:12 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Islom »

Ficou show esse seu Aerobarco, vira muito pelo que vi,
ja estou fazendo o meu, hehehe,acho que agora esta virando moda por aqui, hehehe,
legal....

Ate +...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:72d336343a="Eduardo Yamin"][quote:72d336343a="alexcmag"]Excelente. Aquaplanou direitinho.

É legal que foi um motor bem mais fraco que os usados nos outros testes (400, BL, etc.), e mesmo assim ficou rápida.

Acho que rola fazer uma pequena com uns motores 180 que tenho aqui para brincar na piscina.[/quote:72d336343a]

Acho que para diminuir a área molhada e melhorar bem a veloc. do conjunto (em linha reta) bastaria fazer dois esquis laterais como um catamarã e somente hastes unindo as duas bananas, só não imagino como ficaria a estabilidade disso....ao invéz do WIG pensei em fazer hidrofólios (como fizeram no veleiro Moth inglês http://www.rohanveal.com/video.html) deve andar bem só teria que ser um tripé para garantir estabilidade lateral.[/quote:72d336343a]

O catamarã seria algo parecido com um par de flutuadores com motor no meio, seria isto? Deve funcionar, porque os flutuadores que fizemos funcionaram muito bem, até TigerMoth com motor IPS conseguiu velocidade para decolar na água.

O primeiro hidro que decolou do lago do Camping, o SeaMaster do Régis, tinha inicialmente o casco muito arredondado, não saía da água de jeito nenhum.

Colocamos dois hidrofoils laterias próximos ao bordo de ataque e outro na cauda e decolou rapidinho.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:47c1b12235="alexcmag"]Colocamos dois hidrofoils laterias próximos ao bordo de ataque e outro na cauda e decolou rapidinho.[/quote:47c1b12235]

tem fotos? qual o desenho deles? seriam flutuadores ou hidrofólios?
Abs,
EY
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:22b2ed9823="Eduardo Yamin"][quote:22b2ed9823="alexcmag"]Colocamos dois hidrofoils laterias próximos ao bordo de ataque e outro na cauda e decolou rapidinho.[/quote:22b2ed9823]

tem fotos? qual o desenho deles? seriam flutuadores ou hidrofólios?[/quote:22b2ed9823]

Eram hidrofoils mesmo, talvez o Régis tenha fotos.

Eram pequenos quadrados de cerca de 3x4cm de depron, afinamos o bordo de ataque e de fuga, para parecer um perfil.

Foram montados em um ângulo de cerca de 20 graus em relação á horizontal.

O hidro tinha cerca de 300g de peso e 600g de empuxo mas mesmo assim não saía da água. Bastou colocar os hidrofoils que decolou fácil.

Os vídeos estão em http://www.youtube.com/watch?v=MTM16JM9L_g e http://www.youtube.com/watch?v=7NxWI_YGOBE , dá pra ver uma merreca dos hidrofoils, mas dá pra ver que funcionam, na foto o casco está totalmente fora da água, só os hidrofoils o sustentam.
Anexos
hidrofoils.JPG
hidrofoils.JPG (24.65 KiB) Exibido 8255 vezes
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Eduardo, vai duas sujestões feitas em aerobarcos para diminuir a aerea de contato com a água :lol:

No seu barquinho voce pode adicionar 2 tiras de isopor de 5mm com 1/5 da largura de cada lado :wink:
Anexos
fundo do barco tipo semi-tunnel
fundo do barco tipo semi-tunnel
Sem Título_0001_0001.jpg (34.79 KiB) Exibido 8240 vezes
Essa ideia eu já comprei para min que seria usar tubos de eletroduto plastico
Essa ideia eu já comprei para min que seria usar tubos de eletroduto plastico
Nova imagem a.jpg (16.36 KiB) Exibido 8240 vezes
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ficou legal este das bananas, mas acredito que não consiga ser tão rápido quanto os outros porque sempre vai haver bastante contato com a água.
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 411
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

Achei o que fazer com a eletronica de um Angel2 parado aqui em casa.....
Responder