curto-circuito no SPEED

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ter a gente tem, o duro é o frete pra mandar até aí... Por isso que falei pra tentar aí primeiro.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

acho que aeui em BSB nao vai ter mesmo, será que tem como comprar de vc alex?
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

BSB

Mensagem por jociel luciano »

Lenildo por sorte achei o IRL3205 na contato 310 sul, R$6.50

vc disse que procurou a +/- 1 ano acho que eles já fizeram uma atualizaçao na loja desde entao. valeu.

Alexmag, nao vai ser mais preciso comprar de vc, e ainda bem que vou conseguir me livrar do frete. :lol: valeu pelo apoio.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Jociel, foi ótimo saber que você encontrou, estamos avançando. Prepara as tralhas para o final de semana.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

problemas

Mensagem por jociel luciano »

lenildo minha estreia nesse domingo está limitado ao conserto do speed vamos vc o que dá

novamente os teste

TUDO DE NOVO!!

1- Teste tudo OK

2- Agora com IRF3205 vermelho do multímetro no vermelho que sai para o motor e preto do multímetro no preto do motor dessa vez não alterou nada, ao contrario preto vermelho, vermelho preto deu 178, ichi!!!!!!!


3- Mesmo com o stick embaixo aparece uma tensão de 8.12V, mexendo o stick todo para cima continua com os mesmo 8.12V !! Dessa vez acho que não passou do teste 3. Ao ligar o controle , receptor e o speed o motor começa a funcionar e não adianta mexer no stick pois a velocidade não muda. Acho que o Microcontrolador deve ter queimado. Ontem acho que me enganei a respeito do teste 3. E agora que providencias tomar?

4- Mesmo sem passar no teste 3 fiz o 4 e ao ligar tudo o motor fica parado quando encosta-se o outro lado do resistor no fio vermelho que vai para o receptor o motor começa a funcionar e mesmo quando tira o resistor do fio do receptor o motor continua funcionado e só para quando desliga o radio.

e tudo isso pq fui fazer o reverso do canal com tudo ligado, e pela logica se o stick está em cima se eu inverter ele teria que ficar para baixo, e com isso o motor deu um pulo da mao do meu colega o suficiente para um pequeno curto-circuito (merito meu pela falta de atençao DROGA DROGA)
Aguardo!!!
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: problemas

Mensagem por alexcmag »

jociel luciano escreveu:lenildo minha estreia nesse domingo está limitado ao conserto do speed vamos vc o que dá

novamente os teste

TUDO DE NOVO!!

1- Teste tudo OK

Ok, ainda não queimou o regulador


2- Agora com IRF3205 vermelho do multímetro no vermelho que sai para o motor e preto do multímetro no preto do motor dessa vez não alterou nada, ao contrario preto vermelho, vermelho preto deu 178, ichi!!!!!!!

Tá, isto ainda não indica muito problema, o diodo continua funcionando e não está em curto.




3- Mesmo com o stick embaixo aparece uma tensão de 8.12V, mexendo o stick todo para cima continua com os mesmo 8.12V !! Dessa vez acho que não passou do teste 3. Ao ligar o controle , receptor e o speed o motor começa a funcionar e não adianta mexer no stick pois a velocidade não muda. Acho que o Microcontrolador deve ter queimado. Ontem acho que me enganei a respeito do teste 3. E agora que providencias tomar?

Esta é a parte mais suspeita. Não tem como o circuito do microcontrolador mandar 8,12V pro PIC.

Esta é a tensão da bateria ou próxima dela.

Verifique se na hora de trocar não ficou nenhuma bolinha de solda curto-circuitando tudo.

O microcontrolador não deve ter queimado porque nem ele nem os componentes que ficam entre ele e o FET mandariam esta tensão.

E tem componentes entre ele e o FET protegendo-o.
4- Mesmo sem passar no teste 3 fiz o 4 e ao ligar tudo o motor fica parado quando encosta-se o outro lado do resistor no fio vermelho que vai para o receptor o motor começa a funcionar e mesmo quando tira o resistor do fio do receptor o motor continua funcionado e só para quando desliga o radio.

Isto indica que o FET está ligado corretamente, pois só dispara quando coloca sinal no gate.

O FET tem este hábito, se não forçar o sinal para o terra ele geralmente não desliga depois de acionado, isto significa que o FET está legal.

Se você ligar o outro terminal do resistor ao fio vermelho que vai para o rádio ele tem que desligar, mas não precisa nem testar, esta parte está OK.

e tudo isso pq fui fazer o reverso do canal com tudo ligado, e pela logica se o stick está em cima se eu inverter ele teria que ficar para baixo, e com isso o motor deu um pulo da mao do meu colega o suficiente para um pequeno curto-circuito (merito meu pela falta de atençao DROGA DROGA)
Aguardo!!!


Calma... Isto acontece e tem conserto, mas temos que aprender com nossos erros, aeromodelismo e precipitação não combinam muito.

Verifique com calma se não deixou nada em curto. Se não der certo, me mande o speed, você já tem o endereço.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

vou verificar tudo com calma

Mensagem por jociel luciano »

vou fazer uma verificaçao de todo parte aonde mexi com solda para ver a possibilidade de um curto.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

Uma duvida, quando se liga apenas o speed é para ter uma tensao nos fios que vao para o motor?

no meu a uma tensao de 8.12V
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

jociel luciano escreveu:Uma duvida, quando se liga apenas o speed é para ter uma tensao nos fios que vao para o motor?

no meu a uma tensao de 8.12V


Sim, tem.

O positivo do motor é ligado direto ao positivo da bateria.

O negativo do motor é ligado ao FET, que o liga ou não ao negativo da bateria.

Se medir um destes fios com potência zero, terá a tensão da bateria.

Se medir em full-power o negativo do motor deve estar próximo de zero.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

Analizei todas as areas perto do FET e nao encontrei nada em curto, continua do mesmo geito ao ligar tudo o motor tb liga e nao para nem com o stick.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Responder