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Aeromodelismo elétrico

como fazer um edf caseiro!!!!!???

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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kennedyjarcos
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como fazer um edf caseiro!!!!!???

Mensagempor kennedyjarcos » 05 Jun 2007 11:59

alguem sabe como fazer um edf caseiro com motor 130 ou algo assim!!!!!!por favor postem fotos e projetos!!!!!!

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fabiofleal
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Mensagempor fabiofleal » 05 Jun 2007 12:23

Cara... isso é mexer em vespeiro. principalmente porque hoje em dia existem EDFs otimmzados. O segredo do rendimento dessas coisas é o desenho dos rotores e estatores e a folga entre o rotor e a carcaça.

Quando não havia esta "otimimzação", tinha uns caras que faziam EDFs cortando helices. Se vc quiser se aventurar, aí vai:
http://www.solcon.nl/gjkool/ducted-fans.html


Boa sorte

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Padero
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Mensagempor Padero » 06 Jun 2007 08:59

vá a um sebo (loja de livros usados) compre um bom livro de máquinas de fluxo. Mas para vc entender este livro vc deve estudar primeiro sobre mecânica dos fluidos qu trata da parte de perfis aerodinâmicos....

Calcular uma EDF não é fácil mas também não um bicho de 7 cabeças. Depois de calculada procure usinar as pás do rotor em um CNC. Pois o segredo dos EDF´s é o casamento entre motor e rotor. Por exemplo, uma EDF da GWS é projetada para atender uma gama muito grande de motores, logo, os parâmetros de projeto não serão tão específicos. Se vc conseguir calcular um EDF perfeito para o teu conjunto de propulsão, concerteza o seu EDF será melhor que qualquer outro à venda por aí.

Uma dica... se vc conseguir estimar o arrasto produzido pelo seu aeromodelo em função da velocidade (o arrasto aumenta com o aumento da velocidade), vc poderá estimar a velocidade máxima do seu aero. Você precisará deste valor de velocidade máxima para calcular o EDF. Já ouviu falar do "Solid Works - Flow Works" ? este programa de desenho e simulação em 3D será uma ferramenta importante para os seus cálculos....

Tentei ser bem realista... se vc tá mesmo afim, corra atrás, pois o seu conhecimento vai aumentar muito com essa experiência, e conhecimento nunca é D+...

Abraço...
Fernando Fávero
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."

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Mensagempor SH4RK0 » 06 Jun 2007 14:16

Resumindo, é mais facil você comprar uma já pronta! hehehe

o unico que vi fazer isso aqui foi meu brother o Edgar o Japa :D hehehe

o cara é profesor de fisica se não me engano :P

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fabiofleal
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Mensagempor fabiofleal » 06 Jun 2007 23:05

[quote:91f6cfe7f1="SH4RK0"]Resumindo, é mais facil você comprar uma já pronta! hehehe

o unico que vi fazer isso aqui foi meu brother o Edgar o Japa :D hehehe

o cara é profesor de fisica se não me engano :P[/quote:91f6cfe7f1]


Isso aí. Se vc não for engenheiro ou da área, um livro de máquinas de fluxo poderá parecer grego. Dependendo do livro e do autor, seu conhecimento de mecânica dos fluidos vai ter que ser razoável... eu gostava muito disso nos tempos de faculdade e ainda brinco um pouco de vez em quando. Mas com certeza, fazer um conjunto rotor + estatores + duto tão otimizado que extraia o máximo rendimento de um motor específico vai te consumir tanto tempo (metade do trabalho em engenharia é utilizar recursos da forma + adequada e viável ao projeto´, para que o que se está criando atenda ao máximo as expectativas) que é melhor comprar pronta, mesmo.

A menos que vc tenha muito tempo livre e esteja disposto a aprender muito, sem compromisso em ver seu modlo voando, logo. Tem cara q faz em casa até turbina a gás p/ aeromodelos... tá certo q aí já são outros 500. ou melhor, outros 4 mil dólares, em média....
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

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Mensagempor SH4RK0 » 07 Jun 2007 00:59

Isso aew Fabio!! :D


kennedy, não inventa a roda porque ela já foi inventada a muito tempo! Isso da um trabalho do xuxu.

Compra uma prontinha que sai bem mais barato!

A não ser que você queira gastar dinheiro na farmacia também hehehe

abs


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