fio de kevlar

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

fio de kevlar

Mensagem por Ericfly »

Prezados,

Estou precisando de alguns metros de algum cabo flexivel e que não se estique, mesmo aguentando uns 3-10kg PERMANENTEMENTE. Tenho a impressao de que kevlar é a pedida. Aquele cabinho que usam de monte nos paragliders, ou os fios mesmo. Será que serve? Onde posso encontrar? Preciso de uns 15 metros, pelo menos. caso não sirva, seja dificil de encontrar ou muito caro, aceito sugestoes dos colegas, sobre outros materiais.

Abs

Eric
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O cabinho de aço para pescaria é muito pesado para o seu uso? Existem bitolas bastante finas...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Ola Claudio. Que rapidez! Pensei em cabo de aço, pretendo testar, só receio que ele seja muito elástico.

Abs

Eric
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Peso não é problema. Não vai voar. mas tem que ser fino e flexivel para correr numa polia de metal, daquelas de varal suspenso de lavanderia de predio.

Eric
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Esses cabos a que me refiro são encontrados em lojas de material de pesca, e pelo que pude notar são praticamente inextensiveis... E são extremamente flexiveis....
Avatar do usuário
Gauchinho
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 1:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gauchinho »

Use Linha de pesca Dymneema... é leve, aguenta bastante peso e não estica... tem sido a minha alternativa para kevlar... a diferenã é que é um pouco mais pesado
Markinho - Gauchinho
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

A linha de pesca de Kevlar é uma ótima pedida...

São linhas multifilamentos, com dezenas de fios microscópicos que formam um fio fino.

Extremamente flexível, e não esticam.

Um rolo com 100 metros custa de 40 a 50 reais, dependendo da marca pode até ser mais barato.

Aparece no Ibira que eu levo o meu, pra você dar uma olhada. Não lembro se ele aguenta 10 kilos, mas tem os que aguentam.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

bom.. eu que trabalho com correias em V industriais faço umas resalvas.

aço (cabo) x aço (polia) = briga!

nao dei como será o giro da polia, a frequencia, etc.. mas pense nisso.


se for usar linha, seja kevler (nome comercial, químico é aramida) deixe a polia bem lisa (polida), para evitar desfiar o fio.

ainda sim tem uns cabos de aço revestidos (encapados digamos) que usávamos muito dentro das asas dos VCC, muito bom.

o nascimento do kevler é muito interessante (válido pesquisar como conhecimento e curiosidade)... é usado desde revestimento superficial buscando resistência mecânica (malhas em placas para aeronaves e coletes a prova de balas) e altíssima tração com baixo peso e alta flexibilidade (40x mais resistente a tração que um aço 1020 por ex)... a Thyssen Krup já usa correias em kevler ao invés de cabos de aço para suspender elevadores!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

poxa, obrigado pelas aulas! vou procurar o tal Dymneema.
precisarei de umas 8 polias. a velocidade eh realmente baixa, e o cabo passa na polia alinhado com o veio. preciso apenas que não de trancos ao correr. Qual a polia mais facil de achar e barata? já vi umas polias metalicas para varal suspenso que pareciam boas, o que vcs me recomendam. Não pretendo gastar mais de 10 reais por polia completa.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

é Dyneema, uma fibra de polietileno (só um pouco mais elástico porém muito mais barato se comparado com o kevlar), site do fabricante: http://www.dsm.com/en_US/html/hpf/home_dyneema.htm

Ideia de preço: http://www.ciashop.com.br/hobbyfishing/dept.asp?partner_id=&dept_id=119
Abs,
EY
Responder