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Enviado: Sex Jul 20, 2007 2:49 pm
por betocastrucci
uma pergunta besta:
alguém já tentou usar chapa de balsa de 1/8" ao invés de depron? não ficaria mais leve? e quanto ao preço nem seria muito caro.
eu já montei vários modelos de vcc para motor cox 049 com asa e empenagens de 1/8" e fuselagem de 1/4" de balsa.

Enviado: Sáb Jul 21, 2007 10:56 am
por fabio_sp
foi mal e q sempre ouvi que os biplanos são MUITO ruins de curva.....

Enviado: Sáb Jul 21, 2007 12:29 pm
por moosee
Tô com um Ultimate e achei muito gostoso de voar...

Nunca voei shock monoplano pra poder comparar.

Monta o seu, "joga pra cima" e veja no que vai dar... só tenta não abusar no peso.

Abraço,

Adriano

Enviado: Seg Jul 23, 2007 8:46 am
por Ricardo_BH
Pessoal no manual do fabricante desse motor azul hextronic fala-se de helice 9x47 com 11,1 volts.

Enviado: Seg Jul 23, 2007 11:56 am
por leosusse
[quote:90e0a86229="Ricardo_BH"]Pessoal no manual do fabricante desse motor azul hestronic fala-se de helice 9x47 com 11,1 volts.[/quote:90e0a86229]

Nessa configuraçao, ele fica muito forte, mas consome mais...
eu uso para shock leve esse motor com 3s de 600 ou 360mAh sempre com helice 8x4. ele fica muito mais forte doque eu preciso e nao consome muito.

ainda nào testei com 2s + 9x5 em shock leve.

falous!

Enviado: Seg Jul 23, 2007 4:30 pm
por Rodrigo Morales
Eu testei esse motor com a 9x5 e 3S, fica forte demais em Shocks leves de até 200 gramas.

Como fica muito forte, fica mais difícil fazer o Torque Roll, pois a qualquer acelerada o avião sobe demais, fica muito arisco. O avião fica pulando que nem perereca viva na frigideira.
Com 3S aconselho usar 8x4 mesmo, dá certo até em Shocks um pouco mais pesados.

Se ficar com uns 180 gramas, utilize 2S de 460 mAh e 9x5, o avião fica muito dócil.

Ainda estou devendo as fotos, vou colocar em breve. Obrigado ao moderador por ter fixado o tópico.

Vamos gravar um vídeo do Shock Ikarus e do Shock montado, e colocarei no tópico também.

Gravaremos um vôo do Shock de precisão, vocês verão que o vôo lento dele é apaixonante.

Abraço a todos!

Enviado: Seg Jul 30, 2007 11:36 am
por Mauri
Fala Rodrigo,

Fiz um shock Yak 54 e estou com uma duvida na linkagem, quantos graus de atuação devo deixar nos comandos de aileron, leme e profundor?

Aero:

80cm de envergadura
Depron 3mm
F. de carbono asa
Todo feito com cola para isopor e f. microporosa

Setup:

Motor Hextronik (blue) original
Esc 10A
Receptor berg 4
3 Servos 4,3 gramas
Bateria 3s 460mAh 15c nova
Hélice 8x4 EP

Peso total 198 gramas

Como você postou acima, eu testei com uma 2s e hélice 9x5 e ele fica fraco e com um tempo de vôo muito curto, porêm essa batera já é bem usada.

Enviado: Seg Jul 30, 2007 11:48 am
por Rodrigo Morales
Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

O tanto de atuação nos comandos muda muito com o estilo do piloto, e de vários outros fatores, como a utilização ou não de dual rate durante o vôo.

Eu deixo o Shock com bastante comando, 45 graus ou mais (!!!) e regulo no dual rate e no ATV do rádio se achar que ficou com muito comando.

É de [b:3075e90b52]extrema [/b:3075e90b52]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.

Os graus de atuação vão depender também do tipo de Horn que você utilizar, eu utilizo os micro Horns da Dubro ou da United Hobbies, como são muito pequenos, fica com bastante comando mesmo.

Deixe com 45 graus inicial, e com menos ângulo no dual rate, e teste voando!!!

Boa sorte!!!

Enviado: Seg Jul 30, 2007 1:13 pm
por eashiuchi
Estou usando pull pull nos comandos de leme e profundor, fica muito preciso e o peso de lincagem praticamente some, se houver alguma folga é culpa do servo.
Utilizei linha multifilamento de pesca, pelas características alcançadas indico para qualquer shock, para ligar nos horns fiz pequenos ganchinhos de arame.
Dá bastante trabalho pra regular, mas gostei muito do resultado.
Não vôo ainda 3D de precisão, mas com certeza dá certo, nisso dá pra tirar uns 2 ou 3g a mais.

Enviado: Ter Jul 31, 2007 12:16 pm
por Mauri
[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

[/quote:960daf8fdd]

Retificando, depois de medir direito aqui, o depron que usei foi o de 3 e não o de 4mm.
O que contribuiu também na economia de peso foi deixar todos os fios os mais curtos possíveis, soldar o motor direto no speed, F.de carbono na asa, linkagens com f. vidro de 1.4mm, pouca fita adesiva na decoração e o mínimo possível de cola quente.
Ele também esta sem o trem de pouso.


[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]
É de [b:960daf8fdd]extrema [/b:960daf8fdd]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.
[/quote:960daf8fdd]

Por isso que é tão difícil fazer esse tal de torque, o Paulinho comentou comigo uma vez sobre o ajuste no exponencial, mas depois esqueci.
Quando tento fazer essa manobra ele fica muito critico, meu radio é o Futaba, vou fazer esse ajuste e regular também os graus e o dual rate melhor e depois post aqui os resultados.

Valeu Rodrigo!