Como rebocar uma faixa ????

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Me ví obrigado a reacender este tópico pois gostaríamos de puxar uma faixa aqui em minha cidade mas o aero é glow um biplano com motor 90 ou 120 num lembro.
Mas queria saber se tem algum segredo na faixa, o que fazer pra ela ficar retinha com o letreiro aparecendeo sem se enrolar toda? tem algum segredo lá na ponta da faixa que faça ela ficar reta?
Quem testou isso com sucesso como que fez a faixa?
Abraço a todos!
Avatar do usuário
FelippeRocco
membro
Mensagens: 198
Registrado em: Dom Jul 23, 2006 1:33 am
Localização: São Carlos, SP

Mensagem por FelippeRocco »

Pelo que eu já ví e reparei em full, fica um cara atras, tomando vento na cara e segurando a faixa esticada, até o avião ganhar velocidade necessaria pra ela se manter (considerando o ar que deve estar a uns 60km/h, pra mais...), o piloto acelera e começa a andar e a faixa vai esticando...e quando ela tiver inteira, o peça de trás solta e ela se mantem....e ela fica presa por 2 pontos no leme, de forma a não virar de ponta cabeça...

Agora, a faixa que vai no full num pesa nem 1/100 do que pesa o avião...isso exagerando, então ela nem atrapalha muito no CG (deve mover uns 2cm pra trás....mas você considera que o Paulistinha tem quase 1,5 de corda...não é nada)
Num modelo, ela vai ficar pequena pra conseguir um bom efeito...e qualquer peso a mais atrás já movimenta uns bons milimetros no CG...que na sua corda de no máximo 30cm, vai atrapalhar pra caramba...)

Quando eu voava combate de VCC (se vc não sabe o que é: são aqueles modelos de cabo, que só sobem e descem...e fica o piloto la no meio rodando que nem um tonto e dando risada sozinho porque é muito divertido...hehehh), a gente prendia a faixa de papel crepon (que serve pra pontuar) com uma linha amarrada bem no CG, em cima da asa (que aliás era o avião inteiro), e se eu não me engano tudo tinha 1,5m, sendo 50cm de barbante e 1m de fita de papel (que tinha largura de 1")....ou seja, dá pra escrever até uma frase na faixa, o problema é alguem conseguir ler...
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Andei bolando um Aero Banner pra micro aeromodelos esses dias...

Ele é constituido de um banner que usa pequenos balões de hélio para gerar empuxo reduzir a carga sobre o avião. (Trata-se de um reboque)

Agora é o seguinte... o banner vai gerar um arrasto adicional, mas útil para mater o banner logo atrá do avião.

Fiz um esboço tosco só para vocês terem uma idéia do que eu estava pensando...

[img:f876882a32]http://img167.imageshack.us/img167/9397/aerobannersu7.png[/img:f876882a32]

Alguns detalhes:

- os balões devem apenas reduzir o peso, o suficiente para deixar quase flutuando (pequna tendencia a descer)
- o avião tem que ter uma boa bateria ou fonte de energia qualquer senão o voô poderá ser muito curto

FLWS^^
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
victor_sans
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Mai 29, 2006 9:36 pm
Localização: itajai, SC

Mensagem por victor_sans »

Esses baloes vao causar bastante arrasto no modelo acho q nao ia funcionar, mas quem sabe fazendo com papel de seda o cartar e colocando 2 fios um colado na parte de cima do leme e o outro na parte de baixo.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Quanto a não funcionar é relativo...

Com um slow-flyer daria certinho, mas para um avião mais rápido é melhor esquecer.

Trata-se mais de rebocar um objeto voador (poderia ser um dirigível!) que outra coisa.

O arrasto até pode se tornar inconveniente, mas sempre eh possível tentar posiciona-los de um jeito menos incomodo ou por um "balão salsicha (vina)" XD
Ricardo Pirituba-SP
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 12:06 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Ricardo Pirituba-SP »

ola pessoal, em relação a um avião levar uma faixa, vcs ja tentaram o modo que os aviões levam na praia, a faixa fica no chão o avião decola faz uma curva volta num voo razante com uma corda e uma espécie de garatéia e engata a faixa em pleno voo, quando eles pegam a faixa eles vooam para cima erguendo a faixa, pode ser que funcione, um abraço
Avatar do usuário
hermannet
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 4:03 am
Localização: São Paulo

Mensagem por hermannet »

Vejam esse arquivo em anexo
Anexos
Faixa.jpg
Faixa.jpg (33.37 KiB) Exibido 5977 vezes
Avatar do usuário
fca.fisio
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Jun 25, 2006 2:42 pm

Mensagem por fca.fisio »

só uma ideia .. nem sei se da certo.

E se usar tipo uma "rabiola" no fim da faixa?

na parte de cima colocava tipo uma fita, sei la =p
'---)- fca.fisio // Fabio Colombo de Amo
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Prezado Hermannet, esse esquema da figura já foi testado e funcionou?
Me parece bem científico mesmo!!
Avatar do usuário
fmsalviano
membro
Mensagens: 513
Registrado em: Sex Out 06, 2006 8:18 pm
Localização: Santo André-SP

Mensagem por fmsalviano »

Nas faixas de propaganda nos aviões na Praia Grande, as faixas tem sempre um tipo de para-quedas no final delas pra mantê-las sempre esticadas e sem tremular. Mas não é um para-quedas redondo como nos dragsters. Ele ocupa toda a largura da faixa.
Valeu
Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória, quando bem sucedido, nem pelo desespero, quando derrotado.
Responder