ASA JW

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

ASA JW

Mensagem por Luiz Antonio »

Pra quem gosta de vôo de encosta, neste fim de semana fiz uma asa JW...Sempre procuro por um perfil que seja mais rápido, com vôo mais arrojado, por muitas vezes bato com a cara na parede. Na quinta feira o amigo Jorge esteve aqui na minha humilde oficina..e me deu uma boa idéia de se fazer uma JW. O Jorge deu inicio a elaboração do corpo para uma Komet que acabei por utilizar na JW, terminei a construção na sexta feira. No sábado fiquei ansioso para apresentar aos amigos a minha nova obra, fiquei surpreso com os comentários!!..Luiz, esta asa não vai voar, não tem como manobrar etc...
Já me achando derrotado e com vontade de jogar no lixo o modelinho construído com restos de matérias, fui a encosta..no primeiro lançamento a asa foi para traz., demonstrando estar completamente fora de CG, .coloquei mais peso no bico e lancei novamente, a asa que todos condenaram, voava magnificamente, veloz, muito radical nas manobras, a mais veloz que já fiz. Postei um vídeo no Youtube e em breve postarei fotos da construção passo a passo. Observem que uma Komet tenta me acompanhar, mas em muitas situações ele tem de se antecipar nas curvas para chegar junto.

http://www.youtube.com/watch?v=uC9-7DpLcSM
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Essa asa nao presta pra combate, é boa corredora isso é.
então pra correr tá nitidamente com muito comando de profundor....e falta lastro!
Se voce seguiu o perfil do Joe, agora voce está com a asa de isopor mais rápida do mundo, parabéns.
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Antonio »

[quote:d7546db24c="Eduardo Yamin"]Essa asa nao presta pra combate, é boa corredora isso é.
então pra correr tá nitidamente com muito comando de profundor....e falta lastro!
Se voce seguiu o perfil do Joe, agora voce está com a asa de isopor mais rápida do mundo, parabéns.[/quote:d7546db24c]

Eduardo
Gostaria de saber onde acho o perfil do Joe?..a minha não chega a ser um JW, já que utilizei duas asas já cortadas de Zagi 12, simplesmente tirei o angulo de enflechamento e coloquei um corpo. Ela ficou muito boa, muito manobravel, e consegue ser mais rápida que a Komet e até ficar parada de frente para o vento, talvez isso se deva ao perfil Zagi. O que vc quis dizer ( com muito profundor) ?..seria o aileron nuito grande ?..se eu diminuir a largura do aileron, ela ganha velocidade?..será que não perderia muito comando ?
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:b915b30757="Luiz Antonio"]Eduardo
Gostaria de saber onde acho o perfil do Joe?..a minha não chega a ser um JW, já que utilizei duas asas já cortadas de Zagi 12, simplesmente tirei o angulo de enflechamento e coloquei um corpo. Ela ficou muito boa, muito manobravel, e consegue ser mais rápida que a Komet e até ficar parada de frente para o vento, talvez isso se deva ao perfil Zagi. O que vc quis dizer ( com muito profundor) ?..seria o aileron nuito grande ?..se eu diminuir a largura do aileron, ela ganha velocidade?..será que não perderia muito comando ?[/quote:b915b30757]

Montei a minha a partir que um kit que a turma de planadores fez de EPP pesado (80kg/m3) no inicio do ano passado: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8332&highlight=perfil

o perfil eu sei que tem aqui no fórum: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7314&postdays=0&postorder=asc&highlight=perfil&start=25

encontrei proce :lol: note que como diz o Marlon, aponto pra um link que tem o perfil mas que é pra moldados, logo abaixo ele indica o link correto pra fabricação em isopor.
Abs,
EY
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Antonio »

[quote:e61bdcfd22="Eduardo Yamin"][quote:e61bdcfd22="Luiz Antonio"]Eduardo
Gostaria de saber onde acho o perfil do Joe?..a minha não chega a ser um JW, já que utilizei duas asas já cortadas de Zagi 12, simplesmente tirei o angulo de enflechamento e coloquei um corpo. Ela ficou muito boa, muito manobravel, e consegue ser mais rápida que a Komet e até ficar parada de frente para o vento, talvez isso se deva ao perfil Zagi. O que vc quis dizer ( com muito profundor) ?..seria o aileron nuito grande ?..se eu diminuir a largura do aileron, ela ganha velocidade?..será que não perderia muito comando ?[/quote:e61bdcfd22]

Montei a minha a partir que um kit que a turma de planadores fez de EPP pesado (80kg/m3) no inicio do ano passado: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8332&highlight=perfil

o perfil eu sei que tem aqui no fórum: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7314&postdays=0&postorder=asc&highlight=perfil&start=25

encontrei proce :lol: note que como diz o Marlom, aponto pra um link que tem o perfil mas que é pra moldados, logo abaixo ele indica o link correto pra fabricação em isopor.[/quote:e61bdcfd22]

Legal..vou ver.
Hoje fiz mais um vôo na encosta, a asa ficou muito boa, talvez por ter usado o perfil da zagi, ela ficou mais rápida que a Komet..também entrei em combate, e se comportou muito bem. Mas é isso ai, fica a idéia do pessoal querer ter uma asa mais rápida e com bom planeio.
Principalmente quendo as Zagis já estÀO amarrotadas.
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Quis dizer amplitude de comando de cabrar geralmente usamos 15 ou 20% de DR somente.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:d682e5e0f2="Luiz Antonio"] ............. O que vc quis dizer ( com muito profundor) ?..seria o aileron nuito grande ?..se eu diminuir a largura do aileron, ela ganha velocidade?..será que não perderia muito comando ?[/quote:d682e5e0f2]

Luiz Antonio, ela está muito sensível de profundor - vica subindo e descendo abruptamente.
Para resolver tem duas formas :
1. Coloca o CG um pouquinho mais para frente - mais uma bolinha de chumbo de 30 gramas deve ser suficiente.
2. Diminua o comando do profundor.

Sugiro colocar o CG para frente - é a solução mais efetiva uma vez que vc não quer perder a manobrabilidade no roll.
Assim ela fica mais tranquila de voar, você pode soltar os comandos que ela segue firme.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

A propósito, estou com uma plank nova e usei (contra a minha vontade) o perfil Zagi10.
Vai muito-bem-obrigado !
Veja foto.
Está sem nome ainda.
Ainda falta o vinil no corpo, mas já está voando MUITO BEM !
É muito rápida.
Anexos
pequeno.JPG
pequeno.JPG (31.72 KiB) Exibido 8611 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Antonio »

[quote:b6e9043bc2="MARCOS QUITO"][quote:b6e9043bc2="Luiz Antonio"] ............. O que vc quis dizer ( com muito profundor) ?..seria o aileron nuito grande ?..se eu diminuir a largura do aileron, ela ganha velocidade?..será que não perderia muito comando ?[/quote:b6e9043bc2]

Luiz Antonio, ela está muito sensível de profundor - vica subindo e descendo abruptamente.
Para resolver tem duas formas :
1. Coloca o CG um pouquinho mais para frente - mais uma bolinha de chumbo de 30 gramas deve ser suficiente.
2. Diminua o comando do profundor.

Sugiro colocar o CG para frente - é a solução mais efetiva uma vez que vc não quer perder a manobrabilidade no roll.
Assim ela fica mais tranquila de voar, você pode soltar os comandos que ela segue firme.[/quote:b6e9043bc2]
Marcos, hije adicionei mai um pesinho na frente, achei que ela ficou mais estável, mas também perdeu um pouco de velocidade. Diminui o comando no rádio..e ela passou a ficar mais dócil. Agora estou pensando em construir uma com maior envergadura, 120 a 140..gostei bastante do vôo da pequena JW pirata..rsrsr
Qual seria o perfil no profile para a JW ?
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Luiz,

Se aumentando o lastro ela perdeu velocidade, foi pq vc acabou deixando-a com muito peso de nariz, tendo que voar mais cabrado, naturalmente gerando mais arrasto.

Por tanto, o ideal seria vc deixa-la com o cg perfeito e lastreá-la com bem mais peso no cg, somente para aumentar a carga alar, se ela tiver +ou- 1,4mts "procure deixa-la entre 1k e 1,300k em ventos fortes para rodar DS, ou entre 800gr vento medio à 1,3 kg ventaca para voar colina.

Asas voadoras sempre voam um pouco cabrada (algo sutil que normalmente já faz parte da fuga do perfil próprio para ela) desta maneira que se tem a estabilidade, mas se ficar exagerado acaba resultando em arrasto e consequentemente menor velocidade.

Abs
Responder