Bateria li-ion e Cut-Off do ICS480

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Bateria li-ion e Cut-Off do ICS480

Mensagem por jociel luciano »

hoje voei com minha bateria de li-ion 1400mAH até o speed ICS480 cortar-lá, pois o modelo ainda estáva voando legal, e nao pensei que estáva com pouca bateria.

Qual pode ser o dano da minha bateria se isso continuar acontecendo?

So hoje já deu pra estragar alguma coisa?

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Bateria li-ion e Cut-Off do ICS480

Mensagem por alexcmag »

Se você medir a tensão dela, provavelmente estará acima de 5,6V (o corte recomendado para estas baterias).

As LiIon aumentam bastante a resistência interna no final da carga, ela parece que já está muito descarregada quando na verdade ainda tem um restinho mínimo.

Não é legal deixar isto acontecer rotineiramente, tome cuidado, mas uma única vez não causa tanto problema quanto seria com uma LiPo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

Alexcmag escreveu:Se você medir a tensão dela, provavelmente estará acima de 5,6V (o corte recomendado para estas baterias).

As LiIon aumentam bastante a resistência interna no final da carga, ela parece que já está muito descarregada quando na verdade ainda tem um restinho mínimo.

Não é legal deixar isto acontecer rotineiramente, tome cuidado, mas uma única vez não causa tanto problema quanto seria com uma LiPo.


Acabei de medir sem nada conectado a ela tenho 7,5V aproximadamente :!: quando a coloco no receptor e ligo o motor no maximo ai tenho 5,9V acima de 5,6V como vc falou.

obrigado
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ok, mas pare de brincar com ela e coloque pra carregar senão acaba estragando mesmo...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

OK, está na carga 8)

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

jociel luciano escreveu:Acabei de medir sem nada conectado a ela tenho 7,5V aproximadamente quando a coloco no receptor e ligo o motor no maximo ai tenho 5,9V acima de 5,6V

É possível saber se a bateria está proximo dos 5,6V medindo diretamente no multimetro, tipo assim no multimetro ela marca 7,0V quando coloco ela no receptor,servos e ligo o motor no maximo ai mostra a tensão real de corte certo? poderia tipo medir no multimetro e subtrair por tantos volts?

É mais ou menos não sei se deu pra entender.

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

jociel luciano escreveu:
Acabei de medir sem nada conectado a ela tenho 7,5V aproximadamente quando a coloco no receptor e ligo o motor no maximo ai tenho 5,9V acima de 5,6V

É possível saber se a bateria está proximo dos 5,6V medindo diretamente no multimetro, tipo assim no multimetro ela marca 7,0V quando coloco ela no receptor,servos e ligo o motor no maximo ai mostra a tensão real de corte certo? poderia tipo medir no multimetro e subtrair por tantos volts?

É mais ou menos não sei se deu pra entender.

valeu


O corte do cutoff é com tudo ligado, mas a tensão limite da célula é o que o multímetro acusa mesmo. Se sua bateria está marcando 7,0V ela está tranquila ainda.

A medida que o ESC faz para o cutoff se o motor estiver no máximo já inclui uma boa queda de tensão por causa da resistência interna da bateria. Por isto falei que sua bateria estava segura e viva, se ele descarregasse até a bateria estar internamente com os 4,2V ou 4,8V do cutoff ela já teria estragado.

Quando estiver voando com LiIon, a regra é bem simples. Voe até perceber que o motor começou a perder rotação, este é o ponto que te interessa.

Depois que começa a enfraquecer ainda tem um restinho de carga, mas não é bom usá-la para preservar a bateria e o modelo, já que neste ponto tem pouca sobra de potência para corrigir algum erro. Traga para o pouso e recarregue a bateria, ainda dá para arremeter o pouso algumas vezes e trazer o modelo com segurança.

Se usar até o final mesmo na hora de pousar não vai ter potência para corrigir algum erro e pode acabar lenhando de bobeira.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

valeu, obrigado por todas as informações..
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Responder