Cortador de isopor manual completo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
talentoprado
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Set 18, 2011 4:47 pm
Localização: são paulo sp

como assim!!

Mensagem por talentoprado »

[quote:4a6cdd0f06="CONDOR 2"]Talentoprado.
No esquema tambem tem 2 fios que saem do transformador!!!!
Se caso tiver 3 é só deixar um deles (o do meio) como terra e os outros 2 vc coloca um diodo em cada ponta.
Com transformador de 3 fios vc economiza 2 diodos.
Funciona da mesma maneira.[/quote:4a6cdd0f06]
talentoprado
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Set 18, 2011 4:47 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por talentoprado »

não sei se vc entendeu a pergunta...(ou eu é que não entendi a resposta!)
mas no esquema que citei o transformador tem 3 fios ligando na placa ...desculpe-me a minha ignorancia mais uma vez ...e o transformador que tenho só tem 2 fios para entrar na placa como faço a ligação? eu estou acompanhando exatamente o que está no esquema não entendo nada de eletronica... a peça ta toda montada a caixinha está feita só falta essa ligação por favor pode me explicar melhor , mais detalhadamente como faço? muito muito obrigado pela sua gentileza e paciência !!
um abraço!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Talento, o que o esquema sugere é isto:

http://www.electronica-pt.com/imagens/onda-completa.gif

Se o seu transformador só tem dois fios, você tem de fazer um retificador em ponte, desse jeito:

http://www.aprendereletronica.com.br/img/retificadoremponte.jpg

Só um detalhe (eu nunca tinha visto esse post...): oS diodos do esquema são para 1A, o que não faz sentido se o transformador é de 5A... Use diodos para no minimo essa corrente, ou de preferencia superiores, como o 6a8 (procure em lojas de eletronica ou converse com um auto-eletrico).
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

É como o Cludiofernandes mostrou nos desenhos.
Quanto aos diodos, as correntes são distribuidas entre eles.
Se forem 2 diodos de 1 amperes as correntes serão disrtribuidas entre os dois perfazendo 2 amperes de capacidade de corrente total.
Se for em ponte 4 diodos, a capacidade será de 4 amperes.
Existe um diodo potente em fontes chaveadas de computadores onde pode-se usar para esse fim, tambem uma ponte retificadora nessas fontes que são de grande capacidade e se plicam nessa função.
Senão vá á um auto elétrico e peça 2 diodos de alternadores que farão seu papel com certeza.
Espero ter ajudado.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Outro detalhe importante.
No layout da placa vc deverá reforçar as trilhas com solda ou engrossar as trilhas do desenho, principalmente na parte que as correntes forem severas.
Achei um pouco frágil as trilhas no setor de alta corrente, mas funciona e muito bem esse circuito, parabéns pela idéia, e melhor ainda trabalha em baixa tensão.
Se optar pela placa de trilhas em bloco aí tranquilo ela já é reforçada.
Tenho visto alguns esquemas ligados direto da rede elétrica com dimmer que me arrepia só de pensar em manuseá-lo.
Á partir de 40 volts começa o perigo de choque elétrico e as vezs é fatal para algumas pessoas.
Como sugestão definitiva e para muitas aplicações tem um triac BTA 41600 B que eu uso em uma maquina de solda eletronica caseira á eletrodo que aguenta desaforos e correntes de 100 amperes que pode ser usado aí.
Outra sugestão...tem um chuveiro da marca ZAGONEL eletronico que tem como reposição a placa do circuito que pode ser adquirido separadamente e já vem pronto para usar.
Posui potenciometro de controle, diac, capacitores, filtros e tudo o que se necessita para controles pesados.
Vai aí as sugestões.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:d24b5b51ed="CONDOR 2"]
Se forem 2 diodos de 1 amperes [color=red:d24b5b51ed]as correntes serão disrtribuidas entre os dois perfazendo 2 amperes de capacidade de corrente total[/color:d24b5b51ed].
Se for em ponte 4 diodos, a capacidade será de 4 amperes.
[/quote:d24b5b51ed]

Hein? Como? O que? Nova seção no e-voo: "Matemágica"...
Essa vai pro livro do Marco, com toda a certeza... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Acho que vc não entendeu minha colocação:
No circuito que vc apresentou as correntes são distribuidas em cada ponta do trafo.
seria como colocar 2 diodos de 1 ampere em paralelo para suportar 2 amperes.
Se vc tem a perna central como terra, na seleção dos ciclos positivos dos diodos as correntes se dividirão.
Entendeu?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Odair.
Se vc quiser fazer ácido para corrosão de placas é simples.
Agua oxigenada e ácido muriático.
3 partes de agua oxigenada 1 parte de ácido muriático.
Tome cuidado no descarte disso quando for jogar fora, isso agride a natureza.
Use para confecção de placas impressora á laser na impressão do desenho da placa e use o ferro de passar roupas para fixar o desenho na placa de fenolite cobreada....esqueça as canetas.
Para vc ter um simulador de circuitos e um routeador de placas de circuitos procure no site "o poluidor" que tem uns programas free que simula o circuito e desenha a placa automaticamente e em 3d se quiser.
Use o Multisim, o Proteus, Eagle,...etc.
Hoje é fácil vc testar virtualmente os circuitos.
Eu uso o Proteus que tem uma biblioteca imensa de componentes e até c pode criar componentes nele.
Se vc precisar te mando muitos circuitos interessantes para aplicação em eletronica em geral.
um bração á todos.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Quem quiser obter,ou constuir fontes de alimentação ou transformadores, ou transformadores de audio vá ao link:
http://813am.qsl.br/
É um calculo que ajudei á desenvolver d meu amigo Marcínio.
Gente boa pra caramba e entende do assunto.
Desenvolvemos circuitos de rf, moduladores e tanques finais de rf que foram testados por nós e com sucesso.
Tá aí a dica espero ter sido útil.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Para desenvolvimento de programas para PICs o IPROG é exelente para programação de PICs.
Para a interface de programação, tem um amigo radioamador PY2MG Gomes e o PY2OHH Miguel, Luciano Suntaro, PY2 WM....... que são fera em TX e RX echegaram em um ponto de desenvolvimento de simplicidade e eficiencia .....muito bom.
Procurem na internet sobre o assunto que tem muitos aplicativos em aeromodelismo e eletronica.....basta saber aplicar.
Vamos lá...
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder