Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:502fb9feda="Sukyake"]Caramba... da onde você tirou esses imãs N50??? O.o'

Tô vendo que virou vício mesmo! XD
Se eu tivesse mais sucata também estaria fazendo a festa! :lol:
Tem motores enormes com vários pólos... por acaso já apareceu algum pequeno?

A propósito... nós poderíamos se ver no Barigui, não?

Mais detalhes me envie via MP.[/quote:502fb9feda]

O menor é esse de cdrom genérico que estou enrolando agora, os outros são mais f...ões, preciso comprar uma balança prá fazer os testes, os imãs um amigo me trouxe do paraguai, não sei aonde ele comprou, trouxe 46 de cada (1mm e 2mm), na base de 40 centavos cada. Pois é, eu tenho um paiolzinho (agregado) cheio de lixos de computadores e videocassetes e filmadoras que apesar da insistência da véia, nunca joguei fora ahahah.
Quando melhorar o tempo podemos nos ver lá no barigui.
Ah,...antes que eu me esqueça, meu filho descobriu um jeito de testar os enleamentos sem usar o esc (speed),...é só pegar um transformador de 110/6v direto sem eletrônica (filtro), na saída 6v fica corrente alternada 12v (sem os diodos polarizadores da corrente), aí vc liga em dois polos do motor (quaisquer) ele vai girar a 360 rotações por minuto, é um negócio do ciclo da corrente alternada 60 x não sei o que etc (prá eu te explicar demora demais), se não girar sózinho é só dar uma empurradinha que vai, lembrar de desligar quando esquentar.

Abraços.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:4711085254="STRIGHT"]
.......vc liga em dois polos do motor (quaisquer) ele vai girar a 360 rotações por minuto, é um negócio do ciclo da corrente alternada 60 x não sei o que etc (prá eu te explicar demora demais), se não girar sózinho é só dar uma empurradinha que vai, lembrar de desligar quando esquentar.

Abraços.[/quote:4711085254]

é... vai funcionar como um motor AC comum. ^^

Ok... Dá um cheque nos também motor escovados por aí por mim, há alguns que são bem interessantes... alguns que são reduzidos podem gerar um empuxo legal (tinha um escovado que abria a gaveta do CD-rom que em 7V girava 8x4 DD, consumia 1-2A e dava uns 70g de empuxo).. tô procurando um par deles que tenha aproximadamente C 15x L 10x H 8mm... ,muitos motores de portes parecidos são úteis para alguns micro modelos VL. :wink:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:d15af80c46="Sukyake"][quote:d15af80c46="STRIGHT"]
.......vc liga em dois polos do motor (quaisquer) ele vai girar a 360 rotações por minuto, é um negócio do ciclo da corrente alternada 60 x não sei o que etc (prá eu te explicar demora demais), se não girar sózinho é só dar uma empurradinha que vai, lembrar de desligar quando esquentar.

Abraços.[/quote:d15af80c46]

é... vai funcionar como um motor AC comum. ^^

Ok... Dá um cheque nos também motor escovados por aí por mim, há alguns que são bem interessantes... alguns que são reduzidos podem gerar um empuxo legal (tinha um escovado que abria a gaveta do CD-rom que em 7V girava 8x4 DD, consumia 1-2A e dava uns 70g de empuxo).. tô procurando um par deles que tenha aproximadamente C 15x L 10x H 8mm... ,muitos motores de portes parecidos são úteis para alguns micro modelos VL. :wink:[/quote:d15af80c46]


Putz, mano. Tenho uns bhusheds loucos aqui também, 370,380,400 (com redução são bem fortes) fora os de autoramas de competição; mura green jan kam,mura 15, mura 20, mura stock, mabushi, estrela e mais os enrolados por mim eheh muito loucos. e mais uma porrada de motores alternativos de gravadores e etc, se quiser te mando umas fotos de alguns, a maioria não sei especificar o modelo. Talvez vc queira,... lógico que se for um ou dois (genéricos) posso até te presentear ahah.
Esse que vc falou me parece que é o mesmo que se usam nos helicópteros de dois canais (rotor de cauda), é um brushed comum porém os imãs são muito fortes e o enrolamento é ninja ahah, só as escovas metálicas que não aguentam muito tempo na amperagem forçada, tem no ML por 20 reais,: no playstation II tem um igualzinho (acho que é bem baratinho nas lojas de eletrônica) só o enleamento e os imãs são mais fracos, nada que uma tunada não resolva.

Abraços meu brother, amanhã se falamos. Vi que havia respondido porque meu email apitou. Preciso terminar um trampo que tenho que entregar pela manhã.
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

Então para ratificar algumas postagens desanimadoras, reforço que continuem tentando ( a não ser que vc seja muito leigo em tudo ), mesmo que por menos de alguns reais vc compre um pronto, a satisfação não é a mesma, e se quiserem fazer perguntas fiquem à vontade (desde que sejam coerentes), que não teremos preguiça em responder .
Amanhã têm mais motores diferentes,...se o adm me permitir.

Abraços.
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:031fead584="claudiorfernandes"]Stright, eu já vi uma página de um camarada que reenrolava e adaptava os motores dos capstans do Video Cassete, aquele grandão, e com isso acionava os rotores de helis em direct drive, pois o motor tem diâmetro grande e grande número de pólos, e portanto baixa rotação e elevado torque... Acho que o link está nesse tópico mesmo, tinha algo como "alligator" na página, se bem me lembro era o nome que ele dava aos motores....[/quote:031fead584]


Para não ficar sem resposta por enquanto, amigo...veja se não é esse que voce falou...
http://www.solcon.nl/gjkool/brushlessE4.html

Enquanto isso, vou desmontar o "motor dos capstans" (está correta sua denominação) de um dos video cassetes sanyo estragados que tenho aqui, tomara que seja isso, mas deve ser um brushless com rotor de seis polos, vc falou em grande nr de polos,...vamos ver (também fiquei curioso). Se não for isso, vou aproveitar e tirar o motor do "Drum" (cilindro que roda as cabeças) que sei ser um brushless de 12 "polos" ( não me conformo em chamar assim ) no rotor, esse eu garanto. Aguarde meu brother. Obrigado por perguntar.

Abração.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Stright, o motor que o cara usava é aquele com o bell chato, com uns 4 ou 5 cm de diâmetro....
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

Então Claudiorfernandes, vou postar agora as fotos da sequência da desmontagem do video cassete, existe sim esse motor que falou, rotor 69mm, pesadão, o imã no bel parece uma pastilha gigante, se não me falha acho que é um corelless (sem rotor, sem metal, sei lá). Veja aí e na sequência vou desmontá-los e posto as fotos.
Abraços.
Anexos
Os tres garotos.jpg
Os tres garotos.jpg (34.67 KiB) Exibido 31206 vezes
3° motor localizado (b).jpg
3° motor localizado (b).jpg (39.23 KiB) Exibido 31206 vezes
3° motor localizado.jpg
3° motor localizado.jpg (29.77 KiB) Exibido 31206 vezes
2° motor localizado (b).jpg
2° motor localizado (b).jpg (33.5 KiB) Exibido 31206 vezes
2° motor localizado.jpg
2° motor localizado.jpg (32.22 KiB) Exibido 31206 vezes
1° motor localizado (b).jpg
1° motor localizado (b).jpg (34.38 KiB) Exibido 31206 vezes
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

E aqui, o dos capstans aberto, repare nos enleamentos. Sinceramente não vejo como utilizar um motor desses, o que vc se referia deve ser outro tipo, né?
Já os outros dois são "ninja" o do cabeçote (drum), tem 15 polos no rotor vai ficar muito forte, e o que ejeta a fita e aciona as guias, apesar de ser um brushed dá prá transformar em brushless e fica massa, igual àquele do site que postei anteriormente.

Abração.
Anexos
Capstan aberto.jpg
Capstan aberto.jpg (29.07 KiB) Exibido 31203 vezes
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Stright... onde vc compra os imans de neodienio?
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

E aqui, os outros dois,;...estes sim dá para enrolar e usar, principalmente o do cabeçote(brushless).
Pronto, deixamos o resto para semana que vem, senão não faço mais nada na vida eheheheh!
Até logo amigos.
Anexos
Drum e Guia.jpg
Drum e Guia.jpg (35.49 KiB) Exibido 32439 vezes
Responder