como amaciar um OS 46AX ?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

como amaciar um OS 46AX ?

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

To iniciando no glow e comprei um motor OS 46AX novo, e quero amaciar ele como manda o figurino, só que o manual dele e em inglês tentei traduzir usando o altavista mas tenho medo que me escape algum detalhe importante.

Alguém ai pode me da uma ajuda na tradução desta parte? Como já falei sou iniciante no glow e nunca amaciei um motor.

Ai vai o link com o manual em PDF desse motor:

http://manuals.hobbico.com/osm/46ax-manual.pdf


fico desde já grato!!!


Um abraço!!!!
Cmt.Rocha
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:45 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Cmt.Rocha »

Qual combustivel pretende usar?
de qualquer forma recomendo que proceda o amaciamento ligando o motor em intervalos, comece com 1min, desligue, espere ele esfriar, ligue e vá aumentando o tempo de funcionamento. lembrando que a rotação nas 1as ligadas devem ser em baixa rotação com a agulha o mais aberta possível e borboleta do venture total aberta, fazendo com q o motor trabalhe com bastante combustivel, lubrificando e resfriando. Ou seja o motor deve permanecer em baixa rotação mesmo com o venture totalmente aberto, isso porque a agulha vai estar aberta o maximo possível, fazendocom que o motor trabalhe afogado.

30min de amaciamento ja são o bastante. Perca algum tempo fazendo isso e garanta uma boa durabilidade no seu motor.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Ezequiel, vou procurar se ainda tenho o meu, se quiser te mando pelo correio
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Combustível
É recomendado combustivel de boa qualidade com 5% a 20% de nitrometano e pelo menos 18% de óleo sintético, rícino ou uma mistura dos dois
Escolhido o combustivel é recomendado manter a marca e tipo.
Mudanças de combustível pode vausar depósitos de carbono na câmera de combustão e na cabeça do pistão.

Amaciamneto
use uma hélice 10.5x6,
Sport

Esse motor tem interferência entre o pistão e cilindro no PMS ( ou ponto morto superior devido ao método de construção.
É feito para rodar macio quando em temperatura de trabalho.
Para amaciar siga as instruções:
Instale a hélice, abra a agulha de alta conforme recomendado e de partida no motor. Se o motor parar quando retirar o glow plug starter, abra mais a agulha até que mantenha uma rotação constante.
[b:18def1cbad][u:18def1cbad]OPERE O MOTOR COM ACELERAÇÃO TOTAL E CARBURADOR TOTALMENTE ABERTO POR UM MINUTO COM AJUSTE DA AGULHA PARA MISTURA RICA.[/u:18def1cbad][/b:18def1cbad]Agora comece a fechar a agulha até o motor passar a " apitar" ou seja entrar em ciclo de 2 tempos e mantenha por 10 segundos, Reabra a agulha para o modo de mistura rica por mais 10 segundos.
Faça isso até gastar um tanque.
Deixe o motor esfriar e de partida ajustando a agulha de modo que o motor fique no limite entre 2 e 4 tempos e faça 3 ou 4 voos evitando levantar o nariz do modelo.
Nos voos seguintes vá regulando e fechando a agulha um pouco de cada vez obtendo mais potência a cada voo.
Se o motor tiver tendencia de rodar com mistura pobre, abra a agulha no próximo voo.
Depois de 10 ou 15 voos o motor deverá estar amaciado e deverá rodar com potência total ao atingir a temperatura ideal e sem sobre-aquecer.
[b:18def1cbad][u:18def1cbad]NÃO RODE O MOTOR EM LENTA DURANTE O AMACIAMENTO[/u:18def1cbad][/b:18def1cbad]. Iso causa desgaste do cilindro e pistão e depois de poucos voos vai perder compressão e vida útil.
Bons voos.
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

E acho que o Odair traduziu bem, com isso ficou bem mais claro o que eu tinha entendido do manual, obrigado pelo trabalhão Odair, e assim que vou fazer o amaciamento!!!

eu abri esse tópico porque esse OS 46AX e cheio de inovações, e se não seguir o manual estraga a camisa diminui bastante a sua vida útil, vi vários usuários no Rcgroups reclamando.

Deu para perceber que nessa parte de amaciar um motor glow tem um monte de métodos diferentes, fazendo pesquisas nos sites e fóruns inclusive no Rcgroups achei uns 20 métodos diferentes. hehehe

Tem aeromodelista que usa o mesmo método para qualquer motor, mas acho que o certo e o manual do fabricante, pois ele faz testes exaustivos no motor em suas varias etapas a fim de obter o melhor rendimento do seu produto, isso claro em empresas serias como o caso da OS e outras marcas boas.

Fico grato a todos pelas dicas, e se alguém tiver algo a acrescentar ou corrigi fique à-vontade!!!

Um abraço a todos!!
Cmt.Rocha
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:45 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Cmt.Rocha »

É interessante, afinar o motor,logo a mistura nao prejudica o motor. Agora manter ele rodando em rotação baixa com a mistura bastante rica, quase babando combustivel,logo oleo, prejudica a vida util?

o método que falei é largamente utiizado em motores antigos com camisa em ferro/aço, motores mais "duros" para amaciar. Basta entender que qualquer tipo de motor novo sai de fábrica com suas peças internas bastante justas, o amaciamento é essencial para a "acomodação" e ajuste entre elas, por estarem justas é necessário que se rode com mistura "gorda" para que lubrifique e esfrie o motor. lembre-se que o motor vai estar parado no chão, ou seja sem o ar para resfria-lo. Particularmente recomendo que nos 1os minutos seja usado baixa rotação e mistura muito rica, afinando apenas no final do amaciamento.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:e0b0e026f5="Cmt.Rocha"]É interessante, afinar o motor,logo a mistura nao prejudica o motor. Agora manter ele rodando em rotação baixa com a mistura bastante rica, quase babando combustivel,logo oleo, prejudica a vida util?

o método que falei é largamente utiizado em motores antigos com camisa em ferro/aço, motores mais "duros" para amaciar. Basta entender que qualquer tipo de motor novo sai de fábrica com suas peças internas bastante justas, o amaciamento é essencial para a "acomodação" e ajuste entre elas, por estarem justas é necessário que se rode com mistura "gorda" para que lubrifique e esfrie o motor. lembre-se que o motor vai estar parado no chão, ou seja sem o ar para resfria-lo. Particularmente recomendo que nos 1os minutos seja usado baixa rotação e mistura muito rica, afinando apenas no final do amaciamento.[/quote:e0b0e026f5]

Motores ABC, ABL, etc, ou seja, motores que não tem anel, dependem da dilatação exata do conjunto pistão/camisa para funcionar corretamente. Eles devem funcionar na temperatura normal de trabalho, nem frios, nem quentes demais. A parte superior da camisa tem o diâmetro ligeiramente menor que a base, pois perto do cabeçote o motor esquenta mais, dilatando mais e ficando c/ o mesmo diâmetro da base. Por isto, o motor deve chegar rápido à temperatura de trabalho, este é o motivo da recomendação de dar a partida acelerado. E também não se deve ficar tentando "virar" o motor frio na mão ou no starter, além de não ter o óleo do combustível, o atrito entre o pistão e a camisa é enorme no topo.

[]s
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O certo é sempre o método do manual... Ezequiel, fucei aqui mas acho que dei o manual do meu motor para alguém... fico devendo...
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

[quote:f78c389d87="Lt_Nelson"][quote:f78c389d87="Cmt.Rocha"]É interessante, afinar o motor,logo a mistura nao prejudica o motor. Agora manter ele rodando em rotação baixa com a mistura bastante rica, quase babando combustivel,logo oleo, prejudica a vida util?

o método que falei é largamente utiizado em motores antigos com camisa em ferro/aço, motores mais "duros" para amaciar. Basta entender que qualquer tipo de motor novo sai de fábrica com suas peças internas bastante justas, o amaciamento é essencial para a "acomodação" e ajuste entre elas, por estarem justas é necessário que se rode com mistura "gorda" para que lubrifique e esfrie o motor. lembre-se que o motor vai estar parado no chão, ou seja sem o ar para resfria-lo. Particularmente recomendo que nos 1os minutos seja usado baixa rotação e mistura muito rica, afinando apenas no final do amaciamento.[/quote:f78c389d87]

Motores ABC, ABL, etc, ou seja, motores que não tem anel, dependem da dilatação exata do conjunto pistão/camisa para funcionar corretamente. Eles devem funcionar na temperatura normal de trabalho, nem frios, nem quentes demais. A parte superior da camisa tem o diâmetro ligeiramente menor que a base, pois perto do cabeçote o motor esquenta mais, dilatando mais e ficando c/ o mesmo diâmetro da base. Por isto, o motor deve chegar rápido à temperatura de trabalho, este é o motivo da recomendação de dar a partida acelerado. E também não se deve ficar tentando "virar" o motor frio na mão ou no starter, além de não ter o óleo do combustível, o atrito entre o pistão e a camisa é enorme no topo.

[]s[/quote:f78c389d87]

Nelson
É isso mesmo, obrigado por me poupar tempo de explicar.
Só se deve amaciar em marcha lenta e mistura bem gorda motores com Aneis.
ABC e ABL perdem material pelo atrito e consequentemente compressão e logo vão "pro saco"
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Basta amaciar exatamente cfe manual, fiz isto há cinco meses, ajustei o motor uma única vez e nunca mais mexí, nunca apagou ou rateou em vôo...

Usar combustível com 10% de qualidade tbm é padrão no meu caso, do contrário pode dar uma engasgada de vez em quando, nada demais.

After Run sempre depois dos vôos e era isto!

Abs

Norton
Responder