Dicas de como entelar com vinil

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Dicas de como entelar com vinil

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Ola pessoal!
Estou construindo um aeromodelo e estou entelando com vinil,gostaria de dicas de como deixa-lo bem esticado!e outra coisa que percebi,e que o vinil não esta grudando muito bem na balsa!Alguem poderia me dar dicas??

Obrigado!
Homem que é homem enxerga 2 cores: Preto e colorido
kennedyjarcos
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Out 27, 2006 3:30 pm
Localização: Arcos/Divinopolis -MG

Mensagem por kennedyjarcos »

cara e so vc passar o secador de cabelo que o vinil amoleçe, ai tem que ter outra pessoa para segurar o secador , mais nao pode esticalo muito senao ele enrruga todo!!!!espero ter ajudado t+!! esse site ai explica melhor!!! http://www.hobbys.com.br/quick.htm
Tropsoide
membro
Mensagens: 555
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

F-22 o para entelar o vinil quando não está grudando tente usar um soprador térmico( cuidado perigo de queimadura), eu uso um secador de cabelo para isso. use um cartão de credito para esticar lo vinil, não solte o vinil de uma vez sobre a superficie a ser revestida , uma boa maneira é recortar o vinil um pouco maior que a area a ser coberta, colocar o vinil ainda com o papel por cima, suspender a ponta do mesmo segurando sempre para não deslocar dobrar o papel branco para traz e fixar a ponta do vinil n modelo dai vai puxando o papel branco e com uma espatula ou um cartão de credito esticando o vinil , desta forma vc fará uma entelagem sem bolhas, onde o vinil não quiser pregar utilize o calor.
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 967
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

Olá amigo,

Eu gosto muito de utilizar o vinil.
Compre o vinil da marca ORACAL... é excelente.
Tb uso um secador de cabelo, para usar nos cantos arredondados, usando o secador o vinil molda certinho nas superficies curvas.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Tb já usei vinil mas achei muito pesado, hoje só uso fita colorida.

Com o vinil eu passava secador de cabelo e funcionava super bem, grudava!
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 967
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

[quote:0d7b95ecd1="betodebem"]Tb já usei vinil mas achei muito pesado, hoje só uso fita colorida.

Com o vinil eu passava secador de cabelo e funcionava super bem, grudava![/quote:0d7b95ecd1]

Pois é beto, a maioria dos vinis são pesados.
Mas esse da marca ORACAL é excelente, bem levinho e resistente.
Procure para comprar aí na ilha e faça um teste, vc vai gostar do resultado.

Abração
"De tudo que ganhei na vida, 90% eu bebi e 10% dei para o garçom"
Tropsoide
membro
Mensagens: 555
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

Aproveitando que estamos falando de vinil, não jogue fora o papel branco que o acompanha ele pode ser útil. Para fazer a decoração do seu aeromodelo com fita colorida pregue a fita neste papel onde estava o vinil e recorte, você poderá colocar varias fitas sobrepostas e com um estilete preparar a decoração .

Ah !... o arremate quando entelando com vinil é bom fazer sempre sobre parte do vinil , se fizer sobre a madeira ou isopor pode soltar
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

[quote:1b44a56b91="Rodrigo Braugini"][quote:1b44a56b91="betodebem"]Tb já usei vinil mas achei muito pesado, hoje só uso fita colorida.

Com o vinil eu passava secador de cabelo e funcionava super bem, grudava![/quote:1b44a56b91]

Pois é beto, a maioria dos vinis são pesados.
Mas esse da marca ORACAL é excelente, bem levinho e resistente.
Procure para comprar aí na ilha e faça um teste, vc vai gostar do resultado.

Abração[/quote:1b44a56b91]

Legal, valeu pela dica! :)
O aeromodelismo sem lenhas é como um circo sem palhaços!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Vinil funciona bem, embora pesado, e é infinitamente mais barato e facil de encontrar. Use o vinil polimérico mais fino e da melhor qualidade que encontrar. Deixe uma pequena beirada sobrando, passe o soprador ou o secador e notará que o vinil curva quase que sozinho nas bordas. Vire as bordas e aproveite enquanto está quente para pressionar contra a balsa.
No isopor, é necessario deixar uma sobreposição de no minimo 1,5 cm, pois o vinil não adere bem ao isopor, mas "fechando" sobre si mesmo fica perfeito. DEpois de fechado, passe o soprador por toda a superficie, e notará que as rugas desaparecem por si, exceto as muito grandes.
Abraços!
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Pessoal!!!
Obrigado pelas dicas!!!
Estou tentando fazer essas dicas que estão me dizendo!!

Obrigado!!
Responder