CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Onde posso comprar o [b:cd83022c4d]Corotron ?[/b:cd83022c4d]
Edson
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Oi

Estive testando o Jedicut + controladora C4 com o Windows XP e infelizmente não tenho conseguido que funcione. Tentei com todos os drivers para o Windows XP e com a configuração que o Edson empregou com o Windows 98 e tambén fazendo mudanças nesta configuração.

O máximo que tenho conseguido é movimentar os eixos Y1 Y2 porém de uma forma irregular. Os eixos X1 X2 estão mortos. :cry: :cry: Alguma idéia que possa ajudar?

Talvez seria mais fácil fazer a placa MM2001 e poder usar o Jedicut e o GMFC sem mais problemas.

Um abraço a todos.
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:af736b83ad="harpia"]Onde posso comprar o [b:af736b83ad]Corotron ?[/b:af736b83ad][/quote:af736b83ad]
Não conheço nenhuma loja que venda. Eu encontrei em empresas que fazem manutenção de máquinas de xerox. Procure com eles, eles usam nas máquinas mais antigas, de vez em quando tem que trocar este fio. Um rolinho de 40m custa uns 50 reais, geralmente.

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:a56aabdeab="Geraldo"]Oi

Estive testando o Jedicut + controladora C4 com o Windows XP e infelizmente não tenho conseguido que funcione. Tentei com todos os drivers para o Windows XP e com a configuração que o Edson empregou com o Windows 98 e tambén fazendo mudanças nesta configuração.

O máximo que tenho conseguido é movimentar os eixos Y1 Y2 porém de uma forma irregular. Os eixos X1 X2 estão mortos. :cry: :cry: Alguma idéia que possa ajudar?

Talvez seria mais fácil fazer a placa MM2001 e poder usar o Jedicut e o GMFC sem mais problemas.

Um abraço a todos.
Geraldo[/quote:a56aabdeab]

Geraldo.

O problema está na configuração do programa. Veja abaixo as telas de configuração do Jedicut que acabei de testar com Windows XP.
A primeira imagem mostra a configuração dos pinos da porta LPT1 e a freqüência, que no meu caso é de 100 Hz, porque estou usando a MM2001, porém você pode ajustar para 500 Hz se desejar. Observe que está marcada a opção de sincronizar com um oscilador externo, que no caso da C4 é de 500 Hz. Não se esqueça de marcar também a opção de controle de temperatura, de acordo com a segunda imagem.
Na última imagem, pode-se verificar a configuração dos fusos e da velocidade de corte de acordo com a frequência escolhida. Esta configuração que eu fiz foi apenas para testar os motores com a placa MM2001. Ainda não fiz nenhum teste de corte com a máquina, portanto, acredito que terei que alterar alguma coisa ainda nos valores de mm/pas. Altere os valores de mm/pas de acordo com o fuso que estás usando na máquina e vá ajustando a velocidade "Cut speed" que os motores vão começar a girar. Se não entendeu alguma coisa ou tiver alguma dúvida pode perguntar.



[img:a56aabdeab]http://img114.imageshack.us/img114/7416/jedicut1sy5.jpg[/img:a56aabdeab]


[img:a56aabdeab]http://img167.imageshack.us/img167/9608/jedicut3cs4.jpg[/img:a56aabdeab]


[img:a56aabdeab]http://img87.imageshack.us/img87/7237/jedicut2na7.jpg[/img:a56aabdeab]
Edson
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Erick, quem me informou foi o técnico da xerox, que o fio aguenta até 12 amperes, não usei ainda, e olha que nas impressoaras ou nas copiadoras o fio tem pouco comprimento ai é fácil alimentar com uma tensão cuja corrente chegue aos 12 amperes, claro que para cortar asas um fio com menor resistencia é bem melhor, por isto uso o tungustenio de 0,15 que permite tencionar o fio para que o corte saia melhor, e ainda podemos cortar com velocidade por que com 12 volts já corta a 4mm/seg com 35 volts vai cortar com uns 20 ou mais de velocidade. Edison quanto ao corotron de 0,06mm comprei de uma empresa em s. paulo, creio que foi a que te passei a algum tempo, creio que compraste o de 0,10 tem o de 0,06 também dá uma verificada se não eu verifico e te passo o endereço.


Abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:5cb044b6e6="motta"]Erick, quem me informou foi o técnico da xerox, que o fio aguenta até 12 amperes, não usei ainda, e olha que nas impressoaras ou nas copiadoras o fio tem pouco comprimento ai é fácil alimentar com uma tensão cuja corrente chegue aos 12 amperes, claro que para cortar asas um fio com menor resistencia é bem melhor, por isto uso o tungustenio de 0,15 que permite tencionar o fio para que o corte saia melhor, e ainda podemos cortar com velocidade por que com 12 volts já corta a 4mm/seg com 35 volts vai cortar com uns 20 ou mais de velocidade. Edison quanto ao corotron de 0,06mm comprei de uma empresa em s. paulo, creio que foi a que te passei a algum tempo, creio que compraste o de 0,10 tem o de 0,06 também dá uma verificada se não eu verifico e te passo o endereço.


Abraços motta[/quote:5cb044b6e6]

Motta.

Eu comprei na Laser Brasil Informática em agosto de 2006, até hoje nunca recebi a encomenda nem o dinheiro de volta. Vou tentar comprar novamente e informar o ocorrido, talvez eles possam enviar desta vez.
Edson
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:d3eb0fa73a="harpia"]Onde posso comprar o [b:d3eb0fa73a]Corotron ?[/b:d3eb0fa73a][/quote:d3eb0fa73a]

Você pode achar nessa loja:
http://www.csprinter.com.br/lojavirtual/produtos/FY3-0040-000.html

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Edson, foi nesta loja que o antonio colocou o link acima que comprei, eles tem em estoque e esta custando 51,04 reais.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:a9566bc7fb="Antonio Carlos"]
Você pode achar nessa loja:
http://www.csprinter.com.br/lojavirtual/produtos/FY3-0040-000.html

Abs,[/quote:a9566bc7fb]

Antonio,

Obrigado pela indicação.

Abs,
Edson
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Tenho analisado a placa mm2001 e o programa jedicut para entender o funcionamento do firmware. Pelo que entendi, o aquecimento do fio é regulado por um sinal PWM gerado na saída RE1 do PIC. O ciclo do PWM é ajustado por chaves na placa. O jedicut permite um sinal de alerta de superaquecimento do fio. Para isso ele monitora o ciclo do PWM e compara com um registro previamente estabelecido pelo usuário. Pois bem, pelo que vi o monitoramento do ciclo é feito pelo pino 11 da porta paralela. Mas no jedicut, na janela "opções", a entrada de temperatura tem a opção N/A, não sendo possivel esse controle. Por que não consigo ajustar o pino 11 como o monitor de temperatura? Ainda na janela "opções", o "estado temperatura" está fixo no pino 12. Mas pelo esquemático, o pino 12 é uma entrada que informa ao software que o aquecimento do fio é manual. então, na verdade, o pino 12 é o monitor do ciclo PWM de aquecimento. Por que essas opções parecem erradas?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder