CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Buenas, qualquer máquina vai executar e com precisão qualquer corte, e estas máquinas são burras, executam o corte de acordo com as informações recebidas, por consequencia se foram alimentadas com informações erradas vão efetuar o corte errado, por outro lado se as informações forem corretas os cortes saem perfeitos nos angulos desejados. Qualquer cortadora cnc com um 5° eixo corta qualquer peça em 3D. Só que uma máquina destas tem um custo elevado, e desenvolver um projeto destes sai mais caro do que o preço de 5 destas máquinas que não são baratas, no minimo uns 8.000 dolares a mais simples, mais frete e impostos deve chegar aqui por uns 35.000,00 a 40.000,00 reais, se os teus projetos vão cobrir este investimento toque para frente, ou não perca mais tempo e monte uma cortadora igual ou similar a que todos usamos.

http://www.dixitec.com/index.php?lng=en&gclid=CNnt1-au1ZECFQ-QGgodH1Mpaw

http://www.hotwiredirect.com/products/cnc-foam-cutting-machines/


abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:add2815b19="Pardal"]Em relação aos softwares, sei que devo usar um CAD para fazer o desenho, um CAM para gerar arquivos em código G e um controlador ( como o TurboCnc ). Como eu quero fazer sólidos em 3D, qual CAD mais recomendado, o autocad ou o Solid Works?[/quote:add2815b19]

Eu uso o AutoCad, mas comecei com o 12, hoje usaria o Solid Works. Vais montar a cortadora ou uma fressadora? são máquinas diferentes e com softer diferenciados para o seu uso.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Esse 5º eixo da cortadora seria uma mesa rotativa?? em relação a qual máquina montar, estou pensando numa fresadora
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Penso em construir a fresa com 3 eixos ( X,Y e Z ) com o pórtico móvel para melhor rendimento em espaço, com área útil de 100x50cm ( XY). dessa forma eu consigo contruir fuselagens metade de cada vez. Seria viável para usinar isopor?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

motta, porque uma fresadora levaria 8horas para usinar uma asa? citei isso no fórum de CNC e não foi bem isso que me disseram....
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:7681481491="Pardal"]motta, porque uma fresadora levaria 8horas para usinar uma asa? citei isso no fórum de CNC e não foi bem isso que me disseram....[/quote:7681481491]

Vai depender da velocidade, da fressadora (hobby), uma boa com velocidade de 10mm-seg, uma asa com 1200 de envergadura e corda de 230mm seriam mais ou menos 2400mm x 460 mm =1.104.000mm vai depender da ferramenta de desbaste, vamos que desbaste 2mm por cada passada vai levar 15 horas e 33 minutos, mais ou menos as 8 horas para uma semi asa. Mesmo que leve 30minutos, é uma eternidade se comparado a uma cortadora com fio quente, com movimento por fuso 2 a 3 minutos, com movimento reduzido e correias só de 10 a 15 segundos. São só 13 anos vivendo estas máquinas a uns 18 se contar os 5 anteriores pesquisando até começar a montar uma.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Ah, entendi. Então a melhor opção realmente seria uma cortadora e não uma fresa. Mas para a fuselagem, uma cortadora continua limitada, certo? Eu não gostaria de fazer uma cortadora para a asa e uma fresa para a fuselagem. Tem como fugir de 2 máquinas? é viavel transformar uma cortadora em fresa quando necessário??
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

da pra fazer a fuseca na cortadora por fio quente tranquilamente. a fresa geralmente eh mais util para materiais que não da pra cortar com fio quente, como madeira, aluminio etc.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Sim, mas a fuselagem deveria ter linhas retas para que um cortador a fio quente funcionasse bem, não? uma máquina dessas cortaria uma esfera em isopor??
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:5373bfda88="Pardal"]Sim, mas a fuselagem deveria ter linhas retas para que um cortador a fio quente funcionasse bem, não? uma máquina dessas cortaria uma esfera em isopor??[/quote:5373bfda88]

Bueno Pardal, creio que não abriste os links que postei, uma cortadora de isopor com fio quente com um 5 eixo corta qualquer figura, esta tudo mostrado nos links das empresas que vendem estas máquinas profissionais, é como uma cortadora laser que para hobby custa 2.000 dolares e para cortes profissionais um pouco mais só a mais barata 60.000 dolares, creio que deve ter alguma diferença entre elas, apenas uma faz cortes e encaixes em diversos níveis a outra só corta direto, só para termos um corte com rebaixo a coisa encarece 58.000 dolares, fazer o que você quer é coisa de produção em larga escala, que pode absorver os custos de uma máquina como queres. Já comentamos não estas fazendo pesquisa, se tivesse terias sabido disto e mais um pouco. Terias sabido que isopor para fressar é com disco não é com fressa e não é um só sáo vários e a máquina é cara pacas, uma fressadora comum não fressa isopor, arranca pedaços fica uma droga uma fressagem em isopor mesmo o mais duro, será que não te informou disto também, que coisa perder tempo com quem não quer se ajudar, eu tenho muito o que ensinar mas cabeça dura não é comigo, já passei os links das máquinas que cortam qualquer figura em 3D e ele ainda pergunta se corta, vai entender isto. Pardal qual a tua idade ?

abraços motta
[], motta
Responder