Passo-a-passo, faça sua helice para elastico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

Felype Rocha
membro
Contato:

Passo-a-passo, faça sua helice para elastico

Mensagempor Felype Rocha » 02 Mar 2008 08:40

Ela tem 6", e me custou 1 real.
materia:
uma capinha de DVD de plastico
1" de balsa com 0,5cm*0,5cm
vela ou soprador termico
o desenho foi feiro em uma folhaA4.
o desenho de uma pá da helice tem 2,5"
PORFAVOR, CRIANÇAS SÓ FAZER ISSO COM AJUDA DE ADULTO
http://br.youtube.com/watch?v=ESyQHwkuQ0Y
abcs
Anexos
Imagem 166.jpg
Imagem 166.jpg (24.19 KiB) Exibido 36137 vezes
Imagem 172.jpg
Imagem 172.jpg (30.97 KiB) Exibido 36138 vezes
tudo que sobe, desce.
mas do chão não passa.

Felype Rocha
membro
Contato:

Mensagempor Felype Rocha » 02 Mar 2008 08:49

queimei o dedo no tempo 4:15...
hehehe
tudo que sobe, desce.

mas do chão não passa.

Luís Renato
membro

Mensagempor Luís Renato » 02 Mar 2008 10:37

Cara vagando pela net achei esse....vamos dizer...um modelador (seria esse nome?) Acho que com esse dá para evitar queimar o dedo..:!:
Só não encontrei uma explicação melhor
alguém se arrisca?
Tenho um desenho dele aqui assim que achar posto aqui.
Anexos
mold.jpg
mold.jpg (11.61 KiB) Exibido 36121 vezes

Henrique Luz (F-22)
membro

Mensagempor Henrique Luz (F-22) » 02 Mar 2008 10:41

ferocha como tu fez pra fazer as curvaturas perfeitas das duas pas?

Luís Renato
membro

Mensagempor Luís Renato » 02 Mar 2008 11:04

Este é o desenho me parece que a balsa é cortada no formato e molhada com água torcida neste "moldador" levado ao microwave por um determinado tempo
vou ver se cho o tpc tá em ingles vou passa-lo pelo tradutor e ver no que dá.
Anexos
mold desenho.gif
(15.9 KiB) Baixado 32768 vezes

Felype Rocha
membro
Contato:

Mensagempor Felype Rocha » 03 Mar 2008 13:54

muito legal chiclet, qualquer dia eu tento montar um desse, nesse caso seria legal um soprador né.
Herrique, eu fui moldando até chegar a esse ponto, precisa de muita paciencia
abcs
tudo que sobe, desce.

mas do chão não passa.

Ricardão
membro

Mensagempor Ricardão » 03 Mar 2008 18:25

A sua hélice ficou bonita, precisa agora comparar o desempenho dela com o de uma hélice de 6" da Aerobrás e ter certeza de que dá para repetir o processo e conseguir uma outra hélice igual.

De acordo com o nosso amigo Don Ross, hélices para modelos a elástico de até 8" de diâmetro ficam muito boas feitas com garrafas de PET lisas de 2 - 2,5 litros, do tipo das Dolly.

Na verdade ficam com rendimento melhor que o das hélices de plástico moldadas, porque fica possível escolher o passo da hélice.

Também podem ser feitas de chapa de balsa moldada em um tubo de PVC de 3".

Para ficarem boas dá algum trabalho, precisa fazer algumas contas simples e tem uns pequenos truques, mas o resultado é bem gratificante.

Se houver interesse, posso tentar postar a "receita".
Anexos
Helice de garrafa.jpg
Helice de garrafa.jpg (31.75 KiB) Exibido 36069 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...

Luís Renato
membro

Mensagempor Luís Renato » 03 Mar 2008 18:33

Se tiver como postar a "receita"aí então pra gente ver,só vai enriquecer o tópico e com isso ganhamos mais conhecimento!

Ricardão
membro

Mensagempor Ricardão » 03 Mar 2008 18:39

Quem abriu o tópico foi o Ferocha, posto se ele estiver de acordo, mas vou avisando que a receita é um pouco comprida e vai ter que ser colocada em pedaços e levar algum tempo para ficar completa.

Steimacher
membro

Mensagempor Steimacher » 03 Mar 2008 18:55

Bem, acho que muita gente aqui no fórum conhece este desenho do Alepacau. Pra mim não tem explicação melhor...
Eu fiz algumas hélices usando a embalagem de maionese (seria hellmanns???), que é mais dura que a de garrafa pet. O passo da hélice você pode copiar de alguma hélice pronta ou ajustar a gosto do freguês...
Anexos
helice_passo_variavel2_990.gif
helice_passo_variavel2_990.gif (9 KiB) Exibido 36057 vezes
Alysson Steimacher

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 03 Mar 2008 19:04

Algum material que eu andei "garimpando" ao longo de uns três anos:
http://www.indoornews.com/modules/ipboard/index.php?showtopic=34
http://www.didel.com/slow/propellers/BalsaProp.doc
Estou procurando o outro...

oldbox
membro

Mensagempor oldbox » 03 Mar 2008 19:30

"Ricardão" escreveu :Se houver interesse, posso tentar postar a "receita

Por Favor Ricardo poste a receita!
Para aprendizado sempre há interesse.
E com certeza o "ferocha" assim como nós ficará agradecido,apesar de me parecer assunto para um tópico fixo não ?

Osmar.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.

Felype Rocha
membro
Contato:

Mensagempor Felype Rocha » 03 Mar 2008 19:36

Pode passa sem problemas.
agradeço a todos.
abcs
tudo que sobe, desce.

mas do chão não passa.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 03 Mar 2008 20:18

Eu estou procurando aqui uma "maquininha" muito interessante para fazer a torção das pás em balsa, mas não consegui localizar...

Ricardão
membro

Mensagempor Ricardão » 03 Mar 2008 21:24

Tem um monte de jeitos de fazer uma hélice para elástico, o que eu estou propondo mostrar é uma maneira de fazer usando garrafa de refrigerante e cubo de balsa, o que, para diâmetros até 8" dá uma hélice bastante eficiente.
Uso esse tipo de hélice no Roof Tramp, no Cloud Tramp, no Stink Bug que é o meu Embryo e em todos os No-Cal que tenho.

PASSO 1 - Definindo o diâmetro, o passo e a corda da hélice:

Calcule a área alar do seu modelo - é a corda média multiplicada pela envergadura (para os de asa mais ou menos retangular, que são a maioria, pode ser a envergadura multiplicado pela corda).
Você vai obter um número que vamos chamar de AA.
Se a asa foi medida em cm, AA vai estar em cm², em dm, dm², em pol, pol², use sempre as mesmas unidades para as duas medidas - para a medida da envergadura não desconsidere o pedaço de asa que fica sobre ou dentro da fuselagem.
Defina o diâmetro da hélice como sendo um fator k multiplicado pela raiz quadrada da área alar - Diâmetro = k . raiz(AA).
Use os seguintes fatores k:
- Escala indoor/outdoor - k=0,8
- Duração outdoor - k=1,4
- Esporte outdoor - k=1,1
Exemplo: vamos imaginar um modelo com 60 cm de envergadura e 8 cm de corda média - o Vespinha tem envergadura de 64,3 cm e corda de 10,1 cm e vai pedir uma hélice de 10 a 11 pol que ficaria fora do que se pode fazer com garrafa de refrigerante (dá para fazer de chapa de balsa moldada ou laminada - sabendo fazer a de garrafa a diferença de técnica é muito pouca).
- a área alar fica: AA = 60 . 7 = 420 cm²
- a raiz quadrada da área alar é raiz(AA) = 20,5 cm
- considerando um modelo esporte outdoor, vamos usar k=1,1 e fica:
Diâmetro = 1,1 . 20,5 = 22,5 cm. Isso dá 8,8 polegadas.
Isso aí é o diâmetro máximo que a hélice pode ter, na prática é bom usar um diâmetro um pouco menor para evitar um efeito de torque muito grande no modelo (tendência de girar para a esquerda com torque máximo no elástico).
Eu arredondaria para 8" a 7 1/2" (20 a 18,5 cm)
Definimos então Diâmetro = 20 cm.
O passo é definido multiplicando o diâmetro por um fator KP - Passo = KP . Diâmetro.
Use estes fatores KP:
- Escala indoor - KP = 1,6
- Escala outdoor - KP = 1,4
- Duração outdoor - KP = 1,2
- Esporte outdoor - KP = 1,3
Para o modelo que está sendo considerado, o passo da hélice será: 20 . 1,3 = 26 cm que dá mais ou menos 10", logo a nossa hélice vai ser uma 8x10 pol ou 20x26 cm.
Finalize este passo definindo a corda máxima da hélice, que vai ser um fator KC multiplicado pelo diâmetro - Corda = KC . Diâmetro.
Use esses valores de KC:
- Escala indoor - KC = 0,16
- Escala outdoor - KC = 0,15
- Duração outdoor - KC = 0,09
- Esporte outdoor - KC = 0,12
Para o nosso modelo a corda vai ser: Corda = 0,12 x 20 = 2,4 cm, que dá perto de 1".

Resumindo: a hélice que vamos considerar é a seguinte:
- Diâmetro 20 cm (8 pol)
- Passo 26 cm (10 pol)
- Corda máxima 2,4 cm (1 pol).

Notas:
- Uma maneira mais fácil, porém menos precisa de se definir o diâmetro é fazendo o diâmetro igual a 40% da envergadura (ou multiplicando a envergadura por 0,4). Para modelos esporte outdoor, esta regra funciona bem para razão de aspecto da asa (envergadura/corda) próxima de 7,5, para razões maiores vai resultar em hélices muito grandes e o contrário para razões menores.
- Hélices grandes tornam a trimagem mais difícil, consegue-se resolver problemas de trimagem diminuindo o diâmetro da hélice. Claro que para uma mesma mecha, uma hélice menor leva menos tempo para consumir a corda do elástico, mas também uma hélice menor consegue fazer o modelo voar com uma mecha menor.
- Quando for calcular a área alar, considere a envergadura como o comprimento total projetado da asa - trace uma linha horizontal na base da asa, duas perpendiculares nas pontas de asa e meça a distância entre as duas perpendiculares, em cima da linha horizontal.
- Esses fatores que estão sendo informados (k, KP e KC) são empíricos, baseados em um grande universo de modelos e foram compilados a este nível de simplicidade pelo Don Ross em um artigo da Flying Models de 1983.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 03 Mar 2008 21:29

Tô gostando.. esse topico vai pro meu arquivo...

oldbox
membro

Mensagempor oldbox » 03 Mar 2008 22:49

[quote:875a48b152="claudiorfernandes"]Eu estou procurando aqui uma "maquininha" muito interessante para fazer a torção das pás em balsa, mas não consegui localizar...[/quote:875a48b152]

O Claudião vê se está : :?:

http://www.smallflyingarts.com/Current_Content/Article_4/twister_1.htm

Osmar
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 03 Mar 2008 22:53

É ESSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Eu salvei as fotos aqui,mas não consigo achar...
Obrigado !

oldbox
membro

Mensagempor oldbox » 03 Mar 2008 22:57

[quote:5646d991b1="claudiorfernandes"]É ESSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Eu salvei as fotos aqui,mas não consigo achar...
Obrigado ![/quote:5646d991b1]

Your Welcome! :D

Felype Rocha
membro
Contato:

Mensagempor Felype Rocha » 04 Mar 2008 13:11

Muito legal.
Tenho uma dica:
recortar a pá da helice na garrafa PET, coloca-la no molde de passo em madeira e passar o soprador termico para ficar como no molde.
abcs
tudo que sobe, desce.

mas do chão não passa.

Ricardão
membro

Mensagempor Ricardão » 04 Mar 2008 19:37

PASSO 2: Escolha do perfil ou forma para a pá da hélice.

Precisa agora saber como vai ser o perfil da pá; o mais importante é que todas as pás, sejam o mais iguais possível, daí é recomendável fazer antes um gabarito ou desenhos iguais para copiar ou colar na garrafa e recortar as pás.

Quando for desenhar o perfil, divida o comprimento da pá em três partes iguais, o terço que vai ficar próximo do eixo tem uma contribuição muito pequena para o empuxo da hélice e pode ter qualquer forma, o central é o que realmente define o passo e mais contribui para o empuxo e deve ter a corda o mais próxima possível da que foi calculada no passo anterior, o da ponta contribui bastante para o empuxo, mas é bom que tenha corda menor, devido à maior velocidade.

A pá pode ser retangular, pode ter um perfil desenhado à mão, pode ter um perfil copiado de uma hélice de plástico, ou ser igual a uma variedade de pás que se acha em revistas e na Net. Eu acabei concluindo que usando um perfil simétrico fica mais fácil e preciso o ajuste do passo. Atualmente estou usando uma elipse, mais por questão de gosto e facilidade de imprimir usando o Autocad que por qualquer razão técnica.

A figura está mostrando o desenho de duas pás para uma hélice de diâmetro 5" com 12,5% de corda (KC=0.125), notar que a pá foi desenhada até o eixo e foram feitas duas linhas de marcação, uma do eixo radial e outra que passa a 15º do eixo radial (sentido horário), mais ou menos no centro (não é muito importante onde, basta estar a 15º); essas linhas vão ser usadas mais tarde, a de 15º para alinhar a pá na garrafa e a do eixo para alinhar as pás durante a montagem.

Dá para ver que o desenho foi feito numa impressora, sobre uma etiqueta - no caso sobra de etiqueta para CD, essa etiqueta é depois colada na garrafa e a pá é cortada com tesoura. Isso aí pode ser feito desenhando no computador ou à mão e escaneando, depois imprimindo no meio de uma folha de papel, e acertando a escala de impressão até ter a pá com o comprimento que se precisa, depois é só fixar a etiqueta com fita colante sobre a pá que foi impresssa no papel e imprimir de novo, desta vez sobre a etiqueta. Se você for fazer um gabarito, fica mais preciso fazer plano e copiar em etiquetas ou papel em lugar de copiar direto na garrafa, se fizer em papel, depois pode colar usando adesivo de contato ou cola de benzina.
Anexos
Pá da helice.jpg
Pá da helice.jpg (33.87 KiB) Exibido 35944 vezes

Emannuell
membro
Contato:

Mensagempor Emannuell » 04 Mar 2008 20:07

Vamos acompanhar.. bem legal.

alepacau
membro

Mensagempor alepacau » 05 Mar 2008 00:28

Ei pessoal, que papo é esse??? Se recortar a hélice de uma garrafa pet como no diagrama que o Alysson postou, não precisa de traquitana nenhuma pra torcer a pá... isso só é necessário se vc for fazer a pá em balsa.... E vai por mim: a pá de balsa torcida sempre da um jeito de "destorcer", arruinando o angulo que vc tanto se esmerou pra preparar...
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."

Sukyake
membro

Mensagempor Sukyake » 05 Mar 2008 08:49

É como dizem... "não é uma hélice, é uma obra de arte!" ^^

Steimacher
membro

Mensagempor Steimacher » 05 Mar 2008 14:32

[quote:cdcbcd2989="alepacau"]Ei pessoal, que papo é esse??? Se recortar a hélice de uma garrafa pet como no diagrama que o Alysson postou, não precisa de traquitana nenhuma pra torcer a pá... isso só é necessário se vc for fazer a pá em balsa.... E vai por mim: a pá de balsa torcida sempre da um jeito de "destorcer", arruinando o angulo que vc tanto se esmerou pra preparar...[/quote:cdcbcd2989]

hehehe... Eu tentei...
Pra que facilitar, né Alex? : )
Alysson Steimacher

Voltar para “Vôo Livre”