Passo-a-passo, faça sua helice para elastico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Felype Rocha
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Mensagem por Felype Rocha »

Valeu ae ricardo.
ajudou bastante
abcs
tudo que sobe, desce.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

PASSO 5 - Recortando as pás.

Tendo o material preparado e o perfil da hélice definido, agora é partir para construir as pás. Pode usar um gabarito para traçar a pá no material ou colar uma etiqueta ou um desenho em papel; pode também copiar com um gabarito. Sempre que for desenhar no material, use uma caneta de ponta fina, daquelas de escrever em CD's.
Estou descrevendo como fazer usando etiquetas, mas você pode encontrar a maneira que acha mais fácil, importante é que as pás fiquem dispostas a 15º com o eixo da garrafa e sejam o mais iguais possível.

Terminado este passo temos as pás e o cubo prontos, basta montar a hélice, o que vai ficar para o próximo passo.

Nota: fazendo a pá de garrafa PET, precisa amarrar o pino antes de fixar com ciano ou a pá solta ao bater em algum obstáculo - amarrando, o pino quebra ou entorta, mas a pá não solta.
Anexos
Trace 2 linhas paralelas, usando a face de referência e um esquadro, a distância que dê para colar duas etiquetas lado a lado e a 15º com essas linhas. Recorte as etiquetas e aplique sobre o material, cuidando do alinhamento das linhas de 15º.
Trace 2 linhas paralelas, usando a face de referência e um esquadro, a distância que dê para colar duas etiquetas lado a lado e a 15º com essas linhas. Recorte as etiquetas e aplique sobre o material, cuidando do alinhamento das linhas de 15º.
Fazendo a pa_01.jpg (29.27 KiB) Exibido 16609 vezes
Recorte as pás.
Recorte as pás.
Fazendo a pa_02.jpg (28.61 KiB) Exibido 16609 vezes
Transfira a linha do eixo para o verso da pá e faça duas marcas, uma onde começará o cubo e outra onde terminará o pino da hélice.
Transfira a linha do eixo para o verso da pá e faça duas marcas, uma onde começará o cubo e outra onde terminará o pino da hélice.
Fazendo a pa_03.jpg (29.74 KiB) Exibido 16609 vezes
Faça 4 a 6 furos tangentes ao futuro pino com broca de 1 mm ou agulha e remova a parte que será substituída pelo cubo. Remova a etiqueta, se for o caso.
Faça 4 a 6 furos tangentes ao futuro pino com broca de 1 mm ou agulha e remova a parte que será substituída pelo cubo. Remova a etiqueta, se for o caso.
Fazendo a pa_04.jpg (34.5 KiB) Exibido 16609 vezes
Fixe o pino na pá amarrando com linha através dos furos feitos anteriormente, posicione na marca de final do pino, alinhe com o eixo e fixe com cianoacrilato, embebendo bem a linha nos dois lados da pá. Remova o excesso de linha, após aplicar o ciano.
Fixe o pino na pá amarrando com linha através dos furos feitos anteriormente, posicione na marca de final do pino, alinhe com o eixo e fixe com cianoacrilato, embebendo bem a linha nos dois lados da pá. Remova o excesso de linha, após aplicar o ciano.
Fazendo a pa_05.jpg (29.64 KiB) Exibido 16609 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

PASSO 6: Montando a hélice.

Demorou um pouco para achar um tempo e concluir estas instruções. Mas até que enfim consegui.

Tendo a especificação da hélice que se quer, o cubo e as pás montadas, é passar para a fase de montagem da hélice, que corresponde a montar as pás no cubo, no ângulo correto, de modo a obter o passo desejado.

A hélice do exemplo tem 8" de diâmetro e 10" de passo; esse passo significa que ao dar uma revolução completa, a hélice vai avançar 10" no ar (ou vai ter puxado um cilindro de ar com 8" de diâmetro e 10" de comprimento).
Pensando assim, cada estação ao longo do comprimento da hélice deve avançar as 10" durante uma volta. Como o raio varia e o percurso na direção do eixo é fixo, a pá da hélice deve ter ângulos variando - o ângulo deve aumentar da ponta para o centro da pá e é isso que se vê como uma torção das pá.

Já foi dito que o terço central da pá tem pouca contribuição para o empuxo; o terço da ponta contribui menos para o empuxo que o trecho central e é comum ir-se reduzindo o passo nessa região para melhorar a eficiência da hélice - é quase que uma convenção medir o passo no centro da pá (dá para perceber que o número que indica o passo da hélice não representa o passo efetivo, mas o passo no trecho central da pá).

Para ajustar o passo, a gente vai ter que ajustar a parte central de cada uma das pás em um ângulo que resulte no passo que se quer.

Para ser exato, deve-se calcular o ângulo no centro da pá, o que pode ser feito usando a seguinte fórmula:

ângulo = arc tg (passo / (pi . diâmetro)).

Como se quer uma hélice razoávelmente eficiente e a nossa não é para ter uma precisão de alto nível, pode-se usar dois ângulos: 30º e 45º, calcular os raios que terão esses ângulos e usar o que resultar no raio mais próximo do centro da pá. Fazendo assim fica bem mais fácil, porque os cálculos necessários são apenas os seguintes:

45º - Raio = 0,1592 x passo
30º - Raio = 0,2753 x passo

Para a nossa hélice que tem 10" (25cm) de passo, esses raios ficam:

45º - Raio = 0,1592 x 25 = 3,98 cm = 4 cm
30º - Raio = 0,2753 x 25 = 6,88 cm = 6,9 cm

Como o centro da pá fica na estação de raio = diâmetro/4 = 6,25cm, vamos ajustar o nosso passo usando um gabarido de 30º, que tem o raio mais próximo de 6,25cm.

Observe que a distância do centro do cubo até à estação onde se vai ajustar o ângulo (raio) só depende do passo, logo para cada passo, essa distância é sempre a mesma, qualquer que seja o diâmetro da hélice. Daí, dá para fazer uma tabelinha com essas distâncias para os ângulos de 30º e 45º de cada passo e usá-la para todos os diâmetros.

Para ilustrar, estou montando uma hélice de diâmetro 4" por 5" de passo, com 12,5% de corda e cubo de 1/2", que é o que tenho cubo e pás prontos.

Para passo de 5", os raios são: 30º: 3,50cm e 45º: 2,02cm. Como o centro da pá fica no raio 2,54cm, o mais próximo do centro é o ângulo de 45º.

Para ajustar o ângulo uso um gabarito simples feito com sobras de balsa e ciano, para o gabarito de ângulo uso plástico transparente plano.

Fazendo o gabarito:
- sobre uma placa de madeira maior que a hélice, cole um bloquinho de vareta para apoiar o cubo, o bloco deve ser menor que o cubo e grande o suficiente para evitar que a placa impeça o movimento da pá para acertar o ângulo - faça uma linha perpendicular ao bloco e passando pelo seu centro - trace linhas perpendiculares à anterior, no centro do bloco, no raio onde se vai ajustar o passo e no final da pá, considerando a que passa pelo centro do bloco como estação zero.
- prenda um alfinete no centro do bloco (intersecção das linhas), corte a cabeça, acerte o esquadro, monte o cubo no alfinete e meça a distância do furo de montagem da pá até à placa.
- sobre um pedaço de chapa de balsa, trace uma linha perpendicular a uma das faces e uma linha paralela a essa face à distância medida no ítem anterior.
- Corte a chapa de balsa e cole rente à linha do final da pá e alinhada com a linha que passa pelo centro do cubo - cole também um pedaço de balsa rente à marca onde se vai ajustar o passo, como mostrado.

Feito o gabarito, é montar as pás.

Montagem das pás:
- Monte uma das pás no cubo, e encoste a ponta da pá na placa de encosto do final da pá, de forma que a linha do eixo marcada na pá fique alinhada com a intersecção das duas linhas da placa - lixe um pouco o pino se o diâmetro da hélice estiver maior e alargue um pouco o furo do cubo se não conseguir o alinhamento. Encoste o gabarito de ângulo na placa de posicionamento e ajuste o ângulo da pá, de modo que esta fique encostada no gabarito sem forçar. Quando a pá estiver encostada no gabarito de ângulo e simultâneamente o eixo estiver na posição correta, fixe a pá no cubo com uma gota de ciano.
- Repita o procedimento para a outra pá.
- A hélice está na configuração final, mas a fixação das pás está fraca.
- Fixe permanentemente as pás no cubo usando uma pequena quantidade de epoxi.

Ajustadas e coladas as pás, a hélice está pronta para usar. Alcool isopropílico remove as linhas que foram traçadas nas pás - eu ainda costumo marcar no cubo da hélice o diâmetro e o passo, para evitar esquecer no futuro.

Bons vôos!
Anexos
Fim.jpg
Fim.jpg (33.29 KiB) Exibido 16571 vezes
Montagem - Hélice acabada.jpg
Montagem - Hélice acabada.jpg (19.74 KiB) Exibido 16572 vezes
Montagem - Ajuste e colagem da pá.jpg
Montagem - Ajuste e colagem da pá.jpg (29.84 KiB) Exibido 16574 vezes
Montagem - Gabarito.jpg
Montagem - Gabarito.jpg (30.97 KiB) Exibido 16576 vezes
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oldbox
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Mensagem por oldbox »

[quote:04f71789aa="EU"]Isto esta cada vez melhor! :D
Uma verdadeira aula ! :shock:

Parabéns ricardo esta muito bom este tutorial ! 8)

Abraço Osmar.[/quote:04f71789aa]

Faço minhas as "minhas" palavras :D a didática é o ponto mais forte deste tutorial.
É possivel fixá-lo senhores moderadores ?

Osmar.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
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Felype Rocha
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Mensagem por Felype Rocha »

já mandei uma mp pro Pitoco mais nada resposta.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Encontrei estas instruções: http://tpbweb.com/media/catalog/797.pdf no site da Pensacola: http://www.pensacolafreeflight.org/pageDisplay.jsp?pageid=13152, mostrando que se pode usar garrafas de vários diâmetros para fazer as hélices, desde que se use outros ângulos de disposição da hélice na garrafa.

Aliás esse site da Pensacola tem bastante informações...

A tabela anexa mostra que se pode usar tubos com diâmetros 1 1/2" (4 cm) até 4" (10 cm). Por esta fabela, tubos de 3" devem ser usados só para hélices de diâmetro 5" para cima e o ângulo de 15º que eu tenho usado só serve para hélices de 8" com tubo de diâmetro 3".

São informações novas que vale a pena experimentar.
Anexos
ANGULO NA GARRAFA.jpg
ANGULO NA GARRAFA.jpg (34.46 KiB) Exibido 16454 vezes
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alle
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Mensagem por alle »

Olha esse topico está muito bom, já tente fazer umas helices mas não tem ficado muito bom, e as da aerobras a meu ver são muito pesadas,
aja visto que a minha preocupação crucial é o peso , continuem postando, Ricardão que tal agora uma um pouco maior, de balsa?


abraço


alle
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Felype Rocha
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Mensagem por Felype Rocha »

amanha vou comprar balsa e vou tentar fazer em balsa.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Para fazer de balsa, até 8" é só molhar a chapa de balsa e deixar secar enrolada em um tubo (enrolar a chapa no tubo já no ângulo certo com o eixo do tubo, para que a fibra da balsa fique paralela com o eixo da pá). Para diâmetros maiores é mais complicado porque precisa fazer um molde escavado para cada passo - tem de bom que o mesmo molde serve para qualquer diâmetro.

O problema da hélice de chapa de balsa é que a pá quebra com muita facilidade. Um jeito de aumentar a resistência é entelar a pá, mas tem que deixar secar o dope montada no tubo ou molde para evitar que desentorte. Pode também fazer laminada, que fica mais resistente.

Os modelos indoor, como os NO-CAL e os P-25 pousam de hélice e as de balsa resistem pouco tempo - uma hélice de PET de 6" pesa perto de 1 g e é bem adequada para um NO-CAL de 6-8 g, para os mais leves precisa ser de balsa.

Tenho as espessuras de chapa recomendadas para cada diâmetro de hélice em casa, depois edito isto e coloco aqui.
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

Pessoal, usando as excelentes dicas do Ricardão nesse post, [url=http://eduardoyamin.blogspot.com/2008/12/helice-de-p-25.html]fiz uma hélice nova agora usando tecido ultra leve de vidro e resina[/url], pois depois de selar, minhas hélices estavam quebrando direto:
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