F.A.Moth , Escafedeu-se! (A Grande térmica)

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Omar,

Agora entendo porquê não fostes lá na terça passada...FISSUROU!!!

Agradeço a lembrança, foi e sempre será um prazer ajudar.

Só duas dicas , se me permite.

-Apesar de estar ótimo para sua primeira montagem, procure um melhor encaixe nas próximas, na parte de baixo da longarina ficaram minúsculas aberturas se a foto não me enganou, isto enfraquece a estrutura ,frágil por natureza.Lembre -se que a melhor cola é um encaixe perfeito...

-Pré estique a seda, vai ajudar muito na entelagem, assim não corre o risco de empenar tudo, comuns primeiras incursões.

PS:Se levar medo na hora de entelar, leve para mim que "desmistifico" o dragão para tí, em 5 minutos...

Abs e parabéns, está primorosa sua obra de arte!Queria eu ter tido tanta informação em minha primeira construção, aquele piper da Arobras que te mostrei, parece um tijolo em forma de hélice!!!

Norton
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:3f1e26c03e="NORTON"]Omar,

Agora entendo porquê não fostes lá na terça passada...FISSUROU!!!

Agradeço a lembrança, foi e sempre será um prazer ajudar.

Só duas dicas , se me permite.

-Apesar de estar ótimo para sua primeira montagem, procure um melhor encaixe nas próximas, na parte de baixo da longarina ficaram minúsculas aberturas se a foto não me enganou, isto enfraquece a estrutura ,frágil por natureza.Lembre -se que a melhor cola é um encaixe perfeito...

-Pré estique a seda, vai ajudar muito na entelagem, assim não corre o risco de empenar tudo, comuns primeiras incursões.

PS:Se levar medo na hora de entelar, leve para mim que "desmistifico" o dragão para tí, em 5 minutos...

Abs e parabéns, está primorosa sua obra de arte!Queria eu ter tido tanta informação em minha primeira construção, aquele piper da Arobras que te mostrei, parece um tijolo em forma de hélice!!!

Norton[/quote:3f1e26c03e]

Grande Norton! :D
Meninos já morei em várias "capitais " deste país em todas fui muito bem
tratado e recebido,em todas fiz amigos bons amigos.
Em todas há qualidades maravilhosas.
No "Rio Grande do Sul" dentre tantas tradições há uma pouco comentada.
Somos "estancieiros" receptivos gostamos de receber amigos e mante-los
trata-mos bem!
O Norton neste assunto se supera,além de exelente aeromodelista,amigo
e professor é capaz de doar seu tempo(quando não uma asa inteira de um modelo com profundor e tudo)para ajudar.
:oops: Grande amigo !
Osmar.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Velha Caixa, meus parabéns! Não pela construção, que está excelente, mas por vencer o medo de começar. Este é o principal problema pra quem começa (quando comecei tbm foi assim). O povo acha que é "super complicado" e pára por aí, no medo. O complicado é ter diciplina (coisa que muito pouca gente tem) e capricho.

Quando alguém vem e me diz que "é preciso muita paciência" pra fazer isso ou aquilo, a minha resposta é sempre a mesma: VOCÊ NÃO PRECISA DE PACIÊNCIA PRA FAZER O QUE GOSTA! :^)

Parabéns mais uma vez! O meu FA Moth já me deu tantos momentos únicos de alegria que, mesmo completamente remendado, ainda vôa sempre que saio pro campo.

Uma dica: numa fuselagem tipo "box", sempre se cola as varetas transversais começando-se pelo centro, não pelas pontas. Cole primeiro as varetas que formarão a caixa do "cockpit" e aí vá "descendo" pras pontas. Fica mais fácil de evitar desalinhametos.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:880f579a50="alepacau"]Velha Caixa, meus parabéns! Não pela construção, que está excelente, mas por vencer o medo de começar. Este é o principal problema pra quem começa (quando comecei tbm foi assim). O povo acha que é "super complicado" e pára por aí, no medo. O complicado é ter diciplina (coisa que muito pouca gente tem) e capricho.

Quando alguém vem e me diz que "é preciso muita paciência" pra fazer isso ou aquilo, a minha resposta é sempre a mesma: VOCÊ NÃO PRECISA DE PACIÊNCIA PRA FAZER O QUE GOSTA! :^)

Parabéns mais uma vez! O meu FA Moth já me deu tantos momentos únicos de alegria que, mesmo completamente remendado, ainda vôa sempre que saio pro campo.

Uma dica: numa fuselagem tipo "box", sempre se cola as varetas transversais começando-se pelo centro, não pelas pontas. Cole primeiro as varetas que formarão a caixa do "cockpit" e aí vá "descendo" pras pontas. Fica mais fácil de evitar desalinhametos.[/quote:880f579a50]

"Alex" tava achando que "tu" não ia dar o "ar" da graça meu irmão! :D
Muito obrigado!
Por participar,incentivar, ensinar cara se tem uma coisa que me deixa contente e saber sua opinião. 8)
Concordo com tudo que você escreveu,e realmente a estrutura desalinhou
por ter começado pelas pontas e não pelo "cockpit"(a "caixa" do modelo)
e ai pessoal vai mais uma grande lição para esta construção.
Algo que eu não sabia como deveria ser feito mesmo assim o fiz.
Para o próximo como já disse antes saberei onde melhorar.
Muito obrigado Alex,fico feliz por você participar! :D

Abração Osmar.

Ps:Prestem atenção a estes comentários,o Omar comentou o Ricardo,Alvaro,Norton agora o Alex que tem o modelo já construido e voando uma barbaridade!!!!!!!!!!
Esta é a oportunidade de aprender com quem sabe ,eu estou aprendendo e vocês?
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Osmar,

parabéns, viu como não dói? :D :D :D :D :D :D :D
Não tem mitos neste negócio de construção, claro que a experiência conta, sempre aprendemos com os erros. Mas eu acho que a paciência faz parte do jogo, quando vejo que estou ficando ansioso com a construção para terminar logo o modelo, eu paro e vou fazer outra coisa. E sempre vale o antigo provérbio que usei muito no tempo que eu corria, uma grande caminhada é feita de pequenos passos.
Quanto aos alfinetes, tenho usado com sucesso pecinhas de balsa de cada lado das longarinas (vide construção do P30 argentino), não fura nem estraga as varetas, e é mais fácil de prender, além de reaproveitáveis.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:4b0777b28e="betocastrucci"]Osmar,

parabéns, viu como não dói? :D :D :D :D :D :D :D
Não tem mitos neste negócio de construção, claro que a experiência conta, sempre aprendemos com os erros. Mas eu acho que a paciência faz parte do jogo, quando vejo que estou ficando ansioso com a construção para terminar logo o modelo, eu paro e vou fazer outra coisa. E sempre vale o antigo provérbio que usei muito no tempo que eu corria, uma grande caminhada é feita de pequenos passos.
Quanto aos alfinetes, tenho usado com sucesso pecinhas de balsa de cada lado das longarinas (vide construção do P30 argentino), não fura nem estraga as varetas, e é mais fácil de prender, além de reaproveitáveis.[/quote:4b0777b28e]
E verdade Beto e obrigado ! :D
Logo que intitulei este tópico o Alvaro (graças a Deus)me chamou a razão.
Quando falei sobre pretenção queria mostrar mais do que respeito ,verdadeira admiração.
E não me dei conta que com estes "zelos" acabamos mitificando algo que
na realidade queremos propagar(como diz o Alvaro "atrair mais freguesia")! :D
Tô muito contente com o advento de ter construido o modelo que queria construir,com a possibilidade de detalhar a construção para que seja avaliada comentada para que todos possam construir ainda melhor !

Muito obrigado Beto fiquei feliz ! :D
Abração Osmar.

Ps:É verdade se utilizar pequenos "tacos,triangulos" a peça não é furada
o alinhamento é melhor e podemos reaproveitar este fixador!
Legal mais uma para o caderninho.
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Trem de pouso !
O Alepacau em dos seus posts fala sobre a fragilidade da fuselagem
para utilização de trem de pouso.(a o aterrissar o trem pressiona a fuselagem e pode quebrar)
Ele adotou um tipo de amortecimento com tubinhos.(não sei como funciona. :?
Não sou pescador mas gosto de pesca de mar.
Usa-se muito uma linha de elástano para "amarrar as iscas" para que
não sejam roubadas por peixes menores ou mesmo por "ataques" furtivos da possível vitima(provavelmente um papa-terra) tive a idéia de amarrar as hastes do trem de pouso com esta linha ,para que ela amorteça o impacto no momento de aterrisagem(junto com a espuma da roda). :D
Nos testes preliminares parece funcionar!
Vamos ver. :shock:
Anexos
Flex01
Flex01
7do03 163.jpg (23.78 KiB) Exibido 6271 vezes
Flex02
Flex02
7do03 164.jpg (25.09 KiB) Exibido 6271 vezes
Elástano
Elástano
7do03 162.jpg (27.6 KiB) Exibido 6271 vezes
Trem
Trem
7do03 174.jpg (36.44 KiB) Exibido 6271 vezes
Roda Espuma
Roda Espuma
7do03 173.jpg (25.38 KiB) Exibido 6271 vezes
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Começando a entelagem!(Aqui o mais uma vez agradeço a o Norton pelo "Start").
Anexos
Bastidor01
Bastidor01
7do03 141.jpg (26.34 KiB) Exibido 6262 vezes
Bastidor02
Bastidor02
7do03 144.jpg (32.35 KiB) Exibido 6262 vezes
Estab/Horizontal
Estab/Horizontal
7do03 145.jpg (20.04 KiB) Exibido 6262 vezes
Asa
Asa
7do03 150.jpg (33.72 KiB) Exibido 6262 vezes
Arejado
Arejado
7do03 152.jpg (32.17 KiB) Exibido 6262 vezes
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Finalizando detalhes da "Fuse" para entelar!
Anexos
Ponta de "Eixo"
Ponta de "Eixo"
7do03 161.jpg (24.85 KiB) Exibido 6248 vezes
Bequilha
Bequilha
7do03 168.jpg (24.34 KiB) Exibido 6248 vezes
Alinhando
Alinhando
7do03 177.jpg (25.13 KiB) Exibido 6248 vezes
Conjunto Propulsor
Conjunto Propulsor
7do03 181.jpg (27.59 KiB) Exibido 6248 vezes
Pronto para entelar
Pronto para entelar
7do03 182.jpg (35.7 KiB) Exibido 6248 vezes
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

Hoje para alinhar a "tração" e verificar o funcionamento dos "retentores de roda, dei uma voltas no elástico para tracionar. :idea:

Tomei um susto ! :shock:

Com poucas voltas disparou,meu filho quase tem um troço de rir(e eu quase um infarto)as rodas estão alinhadas e vai reto como deveria de ir
porém os retentores terão de ser refeitos(são muito frágeis)! :?
Anexos
Mancal
Mancal
7do03 179.jpg (26.1 KiB) Exibido 6243 vezes
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Responder