Urubús e gaivotas - vista de planta - discussão

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Urubús e gaivotas - vista de planta - discussão

Mensagem por Marcos Quito »

Eu sempre questionei a geometria e aerodinâmica dos bons voadores, como Urubus, Condor, Fragatas e Gaivotas.
Gostaria de abrir esta discussão.

Sempre desconfiei que eles são como "planks" - praticamente sem empenagem traseira.

Então procurei algumas imagens para verificar.
A dúvida persiste - porque eles não chegam a ser uma verdadeira "plank", e nem um planador convencional.

Outra coisa que chama a atenção é que eles têm perfil "undercambered", o que seria bem ruim para uma plank - iria necessitar muito mais profundor para neutralizar o momento.

A discussão está aberta.

Fotos aí.
Tem também este link com o vôo do urubú.

http://www.fotosearch.com/ATB236/br104/
Anexos
white-backed-vulture-gyps-bengalensis-in-flight-~-200394747-001.jpg
white-backed-vulture-gyps-bengalensis-in-flight-~-200394747-001.jpg (12.85 KiB) Exibido 12358 vezes
condor-~-Condor.jpg
condor-~-Condor.jpg (6.08 KiB) Exibido 12358 vezes
urubus.JPG
urubus.JPG (10.21 KiB) Exibido 12358 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Mais fotos.
Anexos
gaivotas2 001_0001.jpg
gaivotas2 001_0001.jpg (23.33 KiB) Exibido 12356 vezes
fragata.jpg
fragata.jpg (9.64 KiB) Exibido 12356 vezes
gaivotas2 002_0001.jpg
gaivotas2 002_0001.jpg (24.03 KiB) Exibido 12356 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Engraçado Marcos, deu-me a impressão que o urubu tem um formato da plank ... :-).
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Para mim o Condor - que tem uma ilustração de planta - é igualzinho ao Windlord...

Por isto fiz o WindlordBR...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459&start=50

E ele mostrou que voa muito bem mesmo.
Anexos
Windlord at WC  -  Ken Bates.JPG
Windlord at WC - Ken Bates.JPG (27.5 KiB) Exibido 12352 vezes
DSC_00242860.JPG
DSC_00242860.JPG (23.1 KiB) Exibido 12352 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

olhando o video, puts o tilt da cauda do urubu é ao contrário! ele eleva a cauda do lado de fora da curva, torcendo ela para poder atuar como um leme?
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Tem uma função semelhante a uma cauda em "V" ?
E acho que eles cabram ou empinam a cauda para justamente ter controle na curva ...
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

fora que urubu tem "incidencia variavel" hauhaua
eu brinquei mas isso que o marcos falou já fiquei pnsando... mas eu acho mais legal como eles mudam o enflechamento das asas pra ganhar velocidade
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

o que os tornam eficientes?

o simples, discreto e sutil fato de terem geometria variável!

já viram o video do Fox com pefil variável?
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Sempre pensei em tentar alguma coisa neste sentido. Pra mim destas asas a que mais se assemelha às aves voadoras termais é a alula. Tenho uma vontade enorme de girar o estabilizador vertical para horizontal e colocar um servo para que funcione como a cauda dos urubus.

Além da geometria variável, eles tem a capacidade de alterar a incidência, o perfil e principalmente nas pontas das asas e cauda, a área de sustentação.

Vejam que os urubus, condores, águias e gaviões são essencialmente termais. A configuração da cauda como leme horizontal garante a curva perfeita sem perder sustentação e com quase nenhum arrasto. As longas penas das pontas das asas tem função essencial na redução da velocidade de vôo sem comprometer a sustentação, além de outras funções na estabilidade.

Já as aves marinhas são slopers. Aproveitam qualquer pequeno lift gerado pela costa ou ondas ajudadas pela velocidade do vento. A configuração das asas é feita para penetração. O Albatroz com o maior alongamento entre as aves é o verdadeiro inventor do DS.

Logo que comecei a pesquisar sobre aeromodelos vi um site com uma gaivota planadora RC. Usava tipo um poliedro misto que não sei como chama. O diedro era positivo na primeira metade da asa e negativo na segunda. Acho que a cauda não tinha função de leme, usava elevons.
Na época não salvei no favoritos e não lembrei mais. Vou procurar.

Quem sabe uma alula de envergadura maior que a normalmente utilizada, tipo 1,20 e com "leme horizontal" e flaperons somente no terço final da asa não seria interessante?

Tenho muita curiosidade em relação a isto mas não tenho conhecimento nem habilidade em constução suficiente para experimentar e o fracasso seria devido a outros motivos e não ao conceito em si.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Campolina,
O que eu faço muito, para projetos novos - para evitar o "fracasso" - é fazer pequenos modelos de bandejinha com 25cm de asa para checar pontos críticos - foto.
........................
Apesar de tudo - incidência variável, perfil variável - já notei muitos comentários que nossos planadores são muito mais eficientes do que estas penas - SERÁ ?

Uma possível prova disto seria que em Pirapora a gente está muitas vezes voando ANTES dos urubús decolarem.
Uma grande diferença é que eles sabem PARA ONDE a térmica está indo, e vão atrás - a gente tem que seguir eles...

Isto é algo que me chateia - o homem inventa tudo, ainda não fez um detector de térmicas ? (o variômetro eu descarto, ele só sabe quando entra numa).
O urubú sabe onde está a térmica mesmo sem estar nela !!

Creio que tem estes 4 fatores a favor das aves :
1. Voam com CG atrasado, bem atrasado, e compensam na geometria, perfis;
2. Conseguem voar sem leme - o leme em termos aerodinâmicos é um peso/arrasto "extra" que temos que carregar;
3. Cheiram as termais.
4. Têm o enflexamento variável que ajuda prácas !
Anexos
Imagem 008.JPG
Imagem 008.JPG (35.57 KiB) Exibido 12287 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Responder