Projeto G222 - cargueiro com 1.6m envergadura
- Tom-TW
- membro
- Mensagens: 452
- Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Projeto G222 - cargueiro com 1.6m envergadura
Olá a todos!
Estou iniciando a construção de um Aeromodelo com envergadura de [b:d108e530b0]1,60m[/b:d108e530b0], mas um italiano para variar, já tá parecendo que é de propósito... :P
O [b:d108e530b0]G222[/b:d108e530b0], uma aeronave Italiana frequentemente chamada de Mini Hércules por ter apenas 2 motores e linhas semelhantes. O G222 é muito utilizado onde o C130 é sub utilizado.
[img:d108e530b0]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/g222/g222_1.jpg[/img:d108e530b0]
[img:d108e530b0]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/g222/g222_2.jpg[/img:d108e530b0]
[img:d108e530b0]http://www.alenia-aeronautica.it/store/foto/fotoLo108.JPG[/img:d108e530b0]
Conheça mais sobre esta bela aeronave aqui: [url]http://www.avioesdecombate.com.br/g222.htm[/url]
Postarei nesta fase inicial algumas dúvidas que tenho sobre que caminho seguir.
Espero contar com a ajuda dos mais experientes.
Obrigado a todos e podem comentar a vontade. Toda ajuda é bem vinda!
Estou iniciando a construção de um Aeromodelo com envergadura de [b:d108e530b0]1,60m[/b:d108e530b0], mas um italiano para variar, já tá parecendo que é de propósito... :P
O [b:d108e530b0]G222[/b:d108e530b0], uma aeronave Italiana frequentemente chamada de Mini Hércules por ter apenas 2 motores e linhas semelhantes. O G222 é muito utilizado onde o C130 é sub utilizado.
[img:d108e530b0]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/g222/g222_1.jpg[/img:d108e530b0]
[img:d108e530b0]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/g222/g222_2.jpg[/img:d108e530b0]
[img:d108e530b0]http://www.alenia-aeronautica.it/store/foto/fotoLo108.JPG[/img:d108e530b0]
Conheça mais sobre esta bela aeronave aqui: [url]http://www.avioesdecombate.com.br/g222.htm[/url]
Postarei nesta fase inicial algumas dúvidas que tenho sobre que caminho seguir.
Espero contar com a ajuda dos mais experientes.
Obrigado a todos e podem comentar a vontade. Toda ajuda é bem vinda!
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6278
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
- Tom-TW
- membro
- Mensagens: 452
- Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Valeu Bikalho,
Continuando, como disse o projeto é para envergadura de 1,60m. Ele irá usar 2 motores Brushless 980 Outrunner com 30A ESC AP.
A primeira dificuldade está na questão de potência sincronizada dos 2 motores. Nunca fiz um Aero com 2 motores, e tenho ouvido vários pontos de vista do seu uso.
Quem poderia contribuir com alguma orientação?
Usar 2 ESC?
1 ESC para os 2 motores?
o que me daria um motorização/empuxo mais equilibrado?
Valeu gente!
Continuando, como disse o projeto é para envergadura de 1,60m. Ele irá usar 2 motores Brushless 980 Outrunner com 30A ESC AP.
A primeira dificuldade está na questão de potência sincronizada dos 2 motores. Nunca fiz um Aero com 2 motores, e tenho ouvido vários pontos de vista do seu uso.
Quem poderia contribuir com alguma orientação?
Usar 2 ESC?
1 ESC para os 2 motores?
o que me daria um motorização/empuxo mais equilibrado?
Valeu gente!
- Tom-TW
- membro
- Mensagens: 452
- Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
FLAPs
[quote:102bb87c2c="Eduardo Yamin"]ele tem 4 áreas móveis de flap interessante, deve ser por causa da geometria da asa.[/quote:102bb87c2c]
Eduardo,
Esta é outra parte que tenho duvidas de como empregar. Pela sua envergadura, estou querendo usar FLAPs. Minha idéia é tentar usar o máximo de detalhes do original e os FLAPS são parte destes detalhes.
Eduardo,
Esta é outra parte que tenho duvidas de como empregar. Pela sua envergadura, estou querendo usar FLAPs. Minha idéia é tentar usar o máximo de detalhes do original e os FLAPS são parte destes detalhes.
- bliberato
- membro
- Mensagens: 1867
- Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
- Localização: Fortaleza - Ce
- Contato:
qunato aos motores, usa um esc pra cada motor!!
é pois os motores sempre são diferentes...
por menor q seja a diferença!!
quanto aos flap, pode ligar o flap do meio da asa na ponta do braço do servo(muito comando) e o da raiz da asa, no buraco do meio do braço do servo(1/2 de comando a menos)
abraçoo
é pois os motores sempre são diferentes...
por menor q seja a diferença!!
quanto aos flap, pode ligar o flap do meio da asa na ponta do braço do servo(muito comando) e o da raiz da asa, no buraco do meio do braço do servo(1/2 de comando a menos)
abraçoo
Tô no projeto!
A gente bota esse bichão pra subir nem que seja com Hi-Start... na base do elástico...rsrs
Existe um afinamento na asa tanto no bordo de fuga quanto no de ataque após o montante do motor.
Acho complicado ter um aero deste tamanho e ficar com o aileron só da ponta da asa.
Talvez seja melhor incorporar toda parte após o motor como aileron e deixar a parte do bojo como flap.
Abs
Xor
A gente bota esse bichão pra subir nem que seja com Hi-Start... na base do elástico...rsrs
Existe um afinamento na asa tanto no bordo de fuga quanto no de ataque após o montante do motor.
Acho complicado ter um aero deste tamanho e ficar com o aileron só da ponta da asa.
Talvez seja melhor incorporar toda parte após o motor como aileron e deixar a parte do bojo como flap.
Abs
Xor
- Fábio Sartor
- membro
- Mensagens: 1101
- Registrado em: Seg Ago 27, 2007 6:10 pm
- Localização: Guarulhos, SP
- Tom-TW
- membro
- Mensagens: 452
- Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Mais fotos do G22 original
Para quem não conhece, segue o link abaixo com fotos em diversos ângulos, inclusive um belo loop.
[url]http://www.richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/Riat2002/G222/Display/index.html[/url]
[url]http://www.richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/Riat2002/G222/Display/index.html[/url]
- Tom-TW
- membro
- Mensagens: 452
- Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Planta do G222 - 1.6m de envergadura
Pessoal,
Vou adiantar logo a planta.
Eu achei ela na Internet e juntei com desenhos do original e outras mudanças que fiz manualmente, uma delas é a elevação da causa, que não tinha na planta original.
Ficou bem parecido, agora eu acredito que ao longo do processo de construção a planta deverá sofrer alguns ajustes.
Vou adiantar logo a planta.
Eu achei ela na Internet e juntei com desenhos do original e outras mudanças que fiz manualmente, uma delas é a elevação da causa, que não tinha na planta original.
Ficou bem parecido, agora eu acredito que ao longo do processo de construção a planta deverá sofrer alguns ajustes.