Não deixe seu radio ligado, para descarregar a bateria!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
camikazep
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Qui Ago 24, 2006 5:24 pm
Localização: Porto alegre/Xaxim-SC

Não deixe seu radio ligado, para descarregar a bateria!

Mensagem por camikazep »

Atenção - Não use o rádio p/descarregar a bateria

Pessoal, tem chegado vários rádios ( transmissores ) na oficina com falta de potência e até mesmo "queimados" por terem sido utilizados para descarregar a bateria. É preciso que todos colegas aeromodelistas saibam que descarregar as baterias não só é necessário como fundamental para que as mesmas se mantenham sempre em boas condições de operação.
Porém deve-se utilizar um ciclador, ou um descarregador controlado para essa tarefa e nunca o próprio rádio, pois o circuito de potência do rádio ( parte eletrônica que envia os sinais para a antena do rádio ) não foi projetado para funcionar contínuamente por um período muito grande de tempo. Como a descarga da bateria, dependendo da carga que ainda lhe resta, pode levar 3 horas ou mais, o circuito esquentará demais e com o passar do tempo acabará danificando o transistor de potência do rádio. Esse componente normalmente já trabalha com a temperatura bem elevada em condições normais, e certamente apresentará defeito se o rádio for usado nessas condições.

A chance de queimar o rádio aumenta se voce o deixar ligado COM A ANTENA BAIXA! Portanto sempre que for deixar o rádio ligado por um período maior de tempo EXTENDA TODA A ANTENA!
Tenha em mente que a melhor forma de ciclar ou descarregar suas baterias com segurança é utilizando um equipamento adequado. Assim voce não corre o risco de danificar o seu rádio nem de "zerar" as baterias, o que pode ser fatal para o pack se na hora de recarregá-las alguma pilha sofrer uma inversão de polaridade.

Veja na seção produtos dessa página como funciona o DESCARREGADOR ELETRÔNICO CONTROLADO. É um equipamento bem mais barato que um ciclador normal e evita todos os problemas citados acima

fonte: www.manorc.com.br
"voar é para pássaros,Anjos,e alguns homens privilegiados.."!
Avatar do usuário
elbert
membro
Mensagens: 976
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 9:00 pm
Localização: guarulhos sp
Contato:

Mensagem por elbert »

é boa dica cara
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Acabei de economizar um bom dinheiro, he he
Avatar do usuário
stefanletzow
membro
Mensagens: 989
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 3:40 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por stefanletzow »

Isso vale tambem para o pessoal que usa o TX no simulador com a antena recolhida e SEM retirar o cristal....
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Obrigado pela informação!
É o tipo de tópico que deveria ser fixo, pela sua importância.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Perdoem a minha ignorância eletrônica...
Mas o radio não fica ligado quando estamos voando?!?!?!
A mesma tensão vai pros componentes... etc...

COmo também vôo planador, as vezes fico com o modelo no alto mais de 2 horas... tempo muito superior que qualquer uma das vezes que deixei o radio ligado pra esgotar bateria...

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Pois é Marcelo, semana passada fiquei mais de tres horas voando sem pousar mas já fiquei mais que isso, quase 5 horas até a bateria apitar.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1788
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Essa é uma coisa que me deixa intrigado até hoje. Eu SEMPRE tive esse cuidado. Nao deixo o TX ligado nem 10 segundos com a antena abaixada com cristal.

Só fico meio assim de ficar retirando o cristal toda vez que vou usar o TX para voar mesmo, acho que isso com o tempo vai acabar gerando um desgaste muito grande no encaixe das partes, o que tambem prejudicara a saida do sinal.

O certo seria ter um TX só para o simulador e um exclusivo para voar, mas acredito que a maioria nao goza de tal recurso (sou um destes)

Ja tive que mandar radio para a revisao por falta de potencia na saída de RF..é um problema REAL, e se nao tomar cuidado pode sim gerar um desgosto terrivel...
CUIDADO
Avatar do usuário
Renan Augusto
membro
Mensagens: 1367
Registrado em: Dom Out 29, 2006 8:26 pm
Localização: Muriaé - MG

Mensagem por Renan Augusto »

Certa vez esqueci o tx ligado com a antena totalmente abaixada... depois de uns minutos quando fui fazer mais um vôo ví que o tx estava ligado e tomei um grande susto, lembrando do que o pessoal tinha falado aqui no fórum que se deixar o tx ligado com a antena abaixada ja era... Então fui correndo testar e por sorte nada ocorreu, ou eu não percebi diferença alguma até hoje...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:1be5070034="wildcat"]Perdoem a minha ignorância eletrônica...
Mas o radio não fica ligado quando estamos voando?!?!?!
A mesma tensão vai pros componentes... etc...

COmo também vôo planador, as vezes fico com o modelo no alto mais de 2 horas... tempo muito superior que qualquer uma das vezes que deixei o radio ligado pra esgotar bateria...

Abraço[/quote:1be5070034]

O comprimento da antena é casada com o circuito para desenvolver a melhor possível transmissão. Quando você diminui o tamanho da antena, você muda o circuito, pondo para ele funcionar diferente, e, geralmente sobrecarregando outro componente do circuito. É como usar uma bomba de água que é projetada para dar vazão de água ideal, se você coloca um bico muito fechado levando a uma vazão muito pequena, você pode queimar a bomba d´água. É mais ou menos esta analogia.

Este tópico serviria melhor se estivesse em outra seção como Baterias, Eletrônica Embarcada, já que é de interesse de todos. Embora, tenho a impressão que já tem algo a respeito naquela seção.
Como este tópico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=22153&highlight=antena+baixada
Que inclusive cita de que pode deixar ligado sem o cristal que não há geração de RF, que é uma prática comum quando se usa 2 TX com cabo trainer, onde o TX do aprendiz não tem cristal.

Tem um outro lugar no e-Vôo em que alerta para que não deixe a antena abaixada quando o rádio está em operação por muito tempo:
http://www.e-voo.com/faq/

Algo que me ocorreu onde você pode deixar o seu rádio ligado com antena abaixada é quando você faz testes com seu modelo e necessita ligar o rádio para ver se o RX recebe sem problemas, ou para trimar e ajustar o seu modelo, ver o empuxo do motor, etc ... Então nestes casos é preferível sempre ter o costume de levantar a antena, não importa se está testando ou trimando. Assim, você minimiza a ocorrência de deixar o rádio com a antena abaixada ligado.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Responder