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Carga alar...

Enviado: Dom Jul 03, 2005 12:57 pm
por Cabral
O que é carga alar?? :shock:

Como calcular essa carga alar???

Existe alguma matéria sobre carga alar para leigos???

Agradeço a ajuda,

Cabral

Enviado: Dom Jul 03, 2005 1:11 pm
por jociel luciano
leia isso ai e boa sorte artigos/asas/index.php
tem muita coisa boa o basico por completo eu acho...

valeu

Enviado: Dom Jul 03, 2005 1:13 pm
por Maluko
O que é carga alar??


Carga alar: é a razão entre peso do modelo em relação à área da asa, e determina a velocidade do avião. Mais peso precisa de mais sustentação, que pode ser obtida aumentando a velocidade ou aumentando a asa. Modelos lentos têm baixa carga alar, entre 12g/dm2 e 20g/dm2, modelos rápidos têm carga alar mais alta, acima de 25g/dm2.

Como calcular essa carga alar???



Tem la em: artigos/asas/index.php
Calculadora de carga alar.

Carga alar

Enviado: Seg Jul 04, 2005 5:20 pm
por Cabral
:D Legal.....funciona bem a calculadora....

mas sou muito chato :twisted: e gostaria de saber como fazer sem a calculadora....que dados preciso e que fórmula eu uso para calcular a carga alar de um aeromodelo....

Pode ser???? :D



Cabral

Re: Carga alar

Enviado: Seg Jul 04, 2005 5:28 pm
por alexcmag
Cabral escreveu::D Legal.....funciona bem a calculadora....

mas sou muito chato :twisted: e gostaria de saber como fazer sem a calculadora....que dados preciso e que fórmula eu uso para calcular a carga alar de um aeromodelo....

Pode ser???? :D



Cabral


Área alar = Envergadura (em decímetros) X corda (em decímetros)
Carga alar = Peso (em gramas) / Área alar (em decímetros quadrados)

Tá tudo lá no artigo, logo acima da calculadora.

Carga alar

Enviado: Seg Jul 04, 2005 8:16 pm
por Cabral
:shock: Put's.....tem no artigo mesmo...

Mas realmente eu entendi melhor com essa explicação.... :D

Valeu Alex!!!


Cabral

Enviado: Ter Ago 30, 2011 3:45 pm
por joao baldino neto
Jociel e Maluko, Há algo errado com esta calculadora, pois em um aero que estou construindo (da planta ao vôo) apresentou uma carga alar superior a 70. Então fui calcular do meu Hobby Star, da Prince, e deu acima de 60. Fiquei apreensivo e falei com outro aeromodelista aqui da cidade e coloquei os dados de um Ipanema para motor 46 e do Show Time 50. Ficou, respectivamente, 58 e 84. Naquele artigo está relatado que avião de vôo lento a carga alar está entre 12 e 20 grs/dm2 e outros de vôo rápido estão acima de 25. Acontece que o Show Time "quase para no ar" e pelas contas daquela tabela apresentou 84 que deveria ser para vôo "super rápido". Como isto pode ser? Obrigado pela atenção. Abçs!!!

Enviado: Ter Ago 30, 2011 4:39 pm
por alexcmag
[quote:e06b563b4e="joao baldino neto"]Jociel e Maluko, Há algo errado com esta calculadora, pois em um aero que estou construindo (da planta ao vôo) apresentou uma carga alar superior a 70. Então fui calcular do meu Hobby Star, da Prince, e deu acima de 60. Fiquei apreensivo e falei com outro aeromodelista aqui da cidade e coloquei os dados de um Ipanema para motor 46 e do Show Time 50. Ficou, respectivamente, 58 e 84. Naquele artigo está relatado que avião de vôo lento a carga alar está entre 12 e 20 grs/dm2 e outros de vôo rápido estão acima de 25. Acontece que o Show Time "quase para no ar" e pelas contas daquela tabela apresentou 84 que deveria ser para vôo "super rápido". Como isto pode ser? Obrigado pela atenção. Abçs!!![/quote:e06b563b4e]

Que desenterrada, heim...

Lembre-se de que o "E" do E-voo é de Elétricos, e em 2005 quando a informação acima foi escrita elétricos só eram viáveis em tamanhos pequenos, até cerca de 1,2m de envergadura ou pouco mais que isto.

O ShowTime quase para no ar proporcionalmente ao tamanho, você pode ter absoluta certeza de que ele é muito mais rápido que um GWS SlowStick ou PicoTM.

Da mesma forma, quando observamos um A320 voando próximo ao aeroporto ele parece lento, certo? Errado, está a uma grande velocidade, só é maior, então o deslocamento angular não é tão grande em proporção ao tamanho, parece mais lento.

Modelos grandes, para motor .46 ou maior, em geral também têm perfis bem mais espessos e trabalham em números de Reynolds maiores, portanto aceitam cargas alares maiores.

Em tempo, Piper J3 escala cheia é lento? Para um avião escala cheia, é, mas 120km/h de velocidade de cruzeiro é meio rápido para um aeromodelo, certo?

Enviado: Ter Ago 30, 2011 4:47 pm
por ze_mayer
alex, só pra constar, outro dia estava eu voando meu bimotor elétrico com a câmera, que tem mais que 1:1 de potencia e carga alar mais alta, 44g/dm², e chega a 110km/h. fui perseguir um piper gasolina 33%, aparentemente bem lento. e não é que eu tomei pau bonito dele? beleza que minha bateria já tava no berro, mas a velocidade de cruzeiro dele era superior a 100km/h.

Enviado: Ter Ago 30, 2011 5:05 pm
por A_Almeida
Interessante é que um avião escala cheia com carga alar de 50kg/m2 é considerado lento, de baixa velocidade de stoll e fácil de voar, mas isso é cerca de 500 g/dm2, ou seja, os parametros são outros.
Ultraleve - de 20 a 60 kg/m2 (extremamente dócil e fácil de voar)
Embraer tupi- 80kg/m2 (fácil de voar)
Cessna caravan - 140kg/m2 (critico)
Boeing 737 - mais de 400kg/m2 (somente tripulação muito bem treinada opera)

Faltaria uma tabela mais ou menos semelhante para aeromodelismo, pois eu tb já fiquei perdido nesses números achando que todo aeromodelo tinha que ser feito de penas de passaro pra chegar nos 20g/dm2, mas fuçando nos aviões do simulador real flight pude ter parametros de comparação, hoje sei que um aero treinador com 1,5m de envergadura com 35 g/dm2 de carga está ótimo, antes acharia que estava critico.