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Enviado: Sáb Set 03, 2011 10:50 pm
por cwinkler
Mas uma dúvida que ainda tenho : Se aumentar em 20 % o peso final de um aeromodelo a velocidade de vôo aumenta 20 % ou 40 % ?
se o avião , agora mais pesado , voando mais rápido , não vai " se chocar " com as rajadas de vento em maior veloc ? ( soma o vento , com aviao vindo contra o mesmo em maior veloc) , se for assim como explicar a melhor estabilidade , digo voo mais firme dos mais " pesados ".?

Enviado: Dom Set 04, 2011 12:34 am
por alexcmag
A sustentação é proporcional ao quadrado da velocidade, portanto se aumentar 20% o peso, a velocidade aumenta raiz de 1,2.

Estabilidade não é proporcional ao peso, se fizer um avião muito pequeno e muito pesado ele será extremamente arisco.

Estabilidade rotacional será proporcional à inércia rotacional, portanto se o mesmo avião for reescalonado de 1,5m para 2m, por exemplo, mantendo peso, ele será mais estável (no sentido de precisar de mais energia, ou seja, rajadas, para fazê-lo girar em um dos eixos de controle.

Já voei avião de 2m de envergadura e apenas 1kg, e garanto que era muito mais estável do que um modelo semelhante, mas com apenas 1,2m de envergadura, com o mesmo 1kg.

Mas aí é com cada um, quem prefere ter tijolo com asas, que os tenha, eu prefiro usar a mesma motorização do tijolo em algo maior e mais leve.

Faz tempo que não vejo o Omar, mas algo que aprendi com ele é que não é preciso ser pesado para ser forte, basta saber onde reforçar e onde deixar leve. E não é preciso ser pesado para ser estável, basta saber saber escolher o projeto certo para a missão.

Enviado: Dom Set 04, 2011 10:13 pm
por joao baldino neto
Para um Aero mais pesado, é necessário mais energia, mais vento, para tirá-lo de sua inércia. É isso? Se tiver um Aero de 4 Kgs, será preciso de mais energia, vento, para tirá-lo de sua trajetória, do que um Aero de 3 Kgs. Mas, também, é necessário de uma maior sustentação para mantê-lo no ar. Tem que cuidar, também, para que não tenha muita área para este vento incidir. Estou certo?

Enviado: Seg Set 05, 2011 12:21 am
por LaercioLMB
[quote:2c1c173103="joao baldino neto"]Para um Aero mais pesado, é necessário mais energia, mais vento, para tirá-lo de sua inércia. É isso? Se tiver um Aero de 4 Kgs, será preciso de mais energia, vento, para tirá-lo de sua trajetória, do que um Aero de 3 Kgs. Mas, também, é necessário de uma maior sustentação para mantê-lo no ar. Tem que cuidar, também, para que não tenha muita área para este vento incidir. Estou certo?[/quote:2c1c173103]

Matsumoto.
É por aí mesmo, só que muitos insistem em dizer que tem que ser sempre o mais leve possível, ignorando totalmente a energia cinética que você tentou expressar como sendo inércia.

Enviado: Seg Set 05, 2011 9:13 am
por alexcmag
Depende, meus caros.

Sim, um avião mais pesado terá mais energia cinética, mas veja as várias possibilidades de vento e rajada:

Se a rajada for de frente, o mesmo modelo se estiver mais pesado estará também com mais arrasto para compensar o maior peso, portanto a curto prazo (rajada curta), pode até não alterar tanto a velocidade, mas em situação de vento mais forte ele sofrerá mais para manter a velocidade que um avião de igual potência e modelo, mas com menos peso.

Rajadas curtas laterais ainda são vantagem para aeros pesados.

Rajadas de vento de cauda próximo ao pouso, por exemplo, o mesmo modelo com mesma potência se estiver mais pesado demorará mais para ganhar velocidade e poderá estolar. Um modelo mais leve mesmo que esteja no pré-stall ao receber uma rajada de vento de cauda acelerará mais rapidamente.

O mesmo modelo, com mesma potência, se estiver mais pesado terá um envelope de voo mais "fechado", ou seja, precisará de mais velocidade ao decolar ou pousar, mas alcançará menor velocidade final e acelerará mais lentamente.

Estações meteorológicas medem o vento por padrão a 10m de altura, pois ele varia de acordo com a distância do solo. Com vento forte um avião com uma velocidade de stall mais alta, ao chegar perto do solo, terá mais problemas com esta diferença pois se a 10m do solo está com velocidade sufiicente, a 2m pode estolar (menos vento de frente, portanto menor velocidade do ar passando na asa) mesmo à mesma velocidade.

Agora, com relação a tamanho há unanimidade. Um modelo de 1,5m de envergadura sofrerá muito menos com rajadas do que um de 1,0m, mesmo que pese a mesma coisa. Um 25% ou 33% sofrerá menos ainda.

Um avião escala cheia balança ainda menos, mas aviões leves também sofrem com turbulência, basta o tempo estar um pouco pior que parece que estão correndo em uma estrada de terra, ou em uma rua de SP, e dependendo das rajadas até aviões comerciais balançam que nem ônibus velho passando em lombada.

Em tempo, já voei com modelos leves (mas com boa envergadura e motorização) até em dias em que ninguém ousava voar glow e o aeroclube próximo estava fechado.

Enviado: Seg Set 05, 2011 11:08 am
por LaercioLMB
Alex, o que determina o arrasto é somente a aerodinâmica de um aeromodelo.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção

Enviado: Seg Set 05, 2011 12:23 pm
por alexcmag
[quote:e0b0e9700e="LaercioLMB"]Alex, o que determina o arrasto é somente a aerodinâmica de um aeromodelo.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção[/quote:e0b0e9700e]

Arrasto é calculado com a fórmula abaixo:

A = 1/2 d v² Cd S
Sendo A o arrasto, d a densidade do fluído, v a velocidade, Cd o coeficiente de arrasto, S a área

Ao aumentar o peso, a velocidade de cruzeiro aumenta, isto já faria o arrasto aumentar já que é proporcional ao quadrado da velocidade.

Considerando voo motorizado, se mantiver a velocidade, o arrasto também aumenta, pois além de provavelmente expor mais a área frontal (voando de nariz alto), ao aumentar a incidência para ter mais sustentação o Cd também geralmente aumenta:
[img:e0b0e9700e]http://www.e-voo.com/forum/files/polar4_175.jpg[/img:e0b0e9700e]

Isto para aviões com motor, claro, para planadores dependendo das condições é preciso mesmo acrescentar lastro para penetrar melhor e em alguns casos melhorar a eficiência (com o perfil passando a trabalhar em uma faixa de Reynolds maior, onde tem mais eficiência), pois o "combustível" deles é a interação entre as forças, incluindo aí a força peso.

Enviado: Sáb Mai 04, 2013 7:53 am
por Fabricio Vidigal
desenterrado das profundesas, dúvidas:

estou fazendo uma zagi de 90cm com uma EDF 64mm e o peso total do aero vai ficar em 630gr.

[b:2d3c589f6a]empuxo = 600gr[/b:2d3c589f6a]

perfil SIPKILL,estilo MH45

a carga alar = 38,9

área alar = 16,2

voces acham que que vai voar ? compensa proseguir com isto ?

tem como saber a velocidade de stol ?

att,
Fabricio.

Enviado: Sáb Mai 04, 2013 11:04 am
por LaercioLMB
[quote:df6b8fc09f="alexcmag"][quote:df6b8fc09f="LaercioLMB"]Alex, o que determina o arrasto é somente a aerodinâmica de um aeromodelo.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção[/quote:df6b8fc09f]

Arrasto é calculado com a fórmula abaixo:

A = 1/2 d v² Cd S
Sendo A o arrasto, d a densidade do fluído, v a velocidade, Cd o coeficiente de arrasto, S a área

Ao aumentar o peso, a velocidade de cruzeiro aumenta, isto já faria o arrasto aumentar já que é proporcional ao quadrado da velocidade.

Considerando voo motorizado, se mantiver a velocidade, o arrasto também aumenta, pois além de provavelmente expor mais a área frontal (voando de nariz alto), ao aumentar a incidência para ter mais sustentação o Cd também geralmente aumenta:
[img:df6b8fc09f]http://www.e-voo.com/forum/files/polar4_175.jpg[/img:df6b8fc09f]

Isto para aviões com motor, claro, para planadores dependendo das condições é preciso mesmo acrescentar lastro para penetrar melhor e em alguns casos melhorar a eficiência (com o perfil passando a trabalhar em uma faixa de Reynolds maior, onde tem mais eficiência), pois o "combustível" deles é a interação entre as forças, incluindo aí a força peso.[/quote:df6b8fc09f]

Alex, nessa fórmula se calcula somente o arrasto do perfil das asas, mas tem também a fuselagem toda gerando arrasto e isso pelo visto muita gente esquece.
Outro ponto importante no cálculo de uma carga alar, é nunca usar toda a envergadura de uma asa nesse cálculo, exceto é claro quando a asa é suspensa da fuselagem.
A parte em que as asas ficam na fuselagem, não se deve contar como envergadura na hora do cálculo de carga alar, pois essa parte não gera sustentação e por isso, não ajudam em nada.