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Enviado: Qua Dez 21, 2011 5:39 am
por wk
[quote:ace6bbe521="Timberwolf"]Bom, se vocês quiserem saber como começou em São Paulo e no Brasil eu pessoalmente tenho alguns rádios da época e filme do primeiro campeonato brasileiro de RC, algumas fotos dos primeiros tempos!
Só para ilustrar esse Tx que eu estou segurando, no meu avatar, é um Babcock de 1952, era com um botão só e esse modelo possuia três catracas, uma para leme, outra para o profundor e uma para motor que só tinha duas posiçoes, acelerado para decolagem e lenta; o receptor era um O.S. modelo 4 A minitron. Usava uma bateria de 45V para a placa da valvula e uma pilha AA de 1,5 para filamento. As catracas usavam mais quatro pilhas de 1,5 V AA. Duas mechas de borracha com aproximadamente 250 voltas cada e a do motor com 20. Com um sistema acoplado ao carburador do motor que era um Enya 19 Stunt.
Foi um barato muito grande porque além de tudo ninguém sabia pilotar essa coisa!
Importante saber que esse foi um dos primeiros sistemas a serem trazidos, os anteriores eram feitos por uma pessoa que eu cosidero o pai do radio control em São Paulo! Ele ainda está vivo com 87 anos morando em Cotia.
Se vc quiser conhecer, Giberto, será um prazer te receber.[/quote:ace6bbe521]

Esta sim que é evolução das baterias poxa 45v imagina o tamanho da peça,este senhor deve ficar maravilhado com a tecnologia que tem hoje,e nós ficaremos com a que vira daqui a 50 anos.imagina vc falando decola alinha esq diret,pouso e o aero respodendo ao seu comando de voz será o fim das lenhas hehehehe e ter que esplicar pro seu neto que tinha que fazer isto tudo na mão

Como começou o RC

Enviado: Sex Mar 09, 2012 3:12 pm
por tatoo
Este topico deveria ser fixo.

Paa que o pessoal de hj tenha ideias como tudo começou.

Abraços

Enviado: Seg Mar 19, 2012 10:06 am
por Germanico
.
Se possível, poste algumas fotos antigas destas, para que possamos desfrutar e comentar, Tiimberwolf.

[quote:b3b6037e3f="Timberwolf"]Bom, se vocês quiserem saber como começou em São Paulo e no Brasil eu pessoalmente tenho alguns rádios da época e filme do primeiro campeonato brasileiro de RC, algumas fotos dos primeiros tempos!
[/quote:b3b6037e3f]

Enviado: Seg Mar 19, 2012 10:46 am
por Marco Antonio
Meio difícil... Ele morreu ano passado.

Enviado: Seg Mar 19, 2012 10:53 am
por Germanico
.
Lamentável. Mas alguém deve ter ficado com o estimado legado.

Enviado: Sáb Mar 24, 2012 10:31 am
por Eduardo Yamin
Juntando as tralhas no mesmo post.
Tem uma turma que resolveu voltar a voar os rádios monocanal.
Recomendo pra aqueles que já se cansaram de voar os modelos "fáceis".

http://www.singlechannel.co.uk/

Enviado: Dom Jul 15, 2012 11:07 pm
por jujuba
E aqui, o primeiro helicótero RC do mundo!


Enviado: Dom Jul 15, 2012 11:10 pm
por Verona1998
http://www.mccrash-racing.co.uk/sc/group.jpg
esse de 10 canais devia se o top de linha deles.

Enviado: Dom Jul 15, 2012 11:19 pm
por Verona1998
http://www.singlechannel.co.uk/
cara,esse site é incrível,mostra muitas coisas antigas,muito legal de olhar.
http://www.mccrash-racing.co.uk/sc/futm.jpg
será que na época de lançamento os futaba também deram problema ou foi só a spektrum mesmo???kkkkk

Enviado: Qua Ago 01, 2012 8:46 pm
por jujuba
Sem dados históricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita, a Casa Sloper vendia material de aeromodelismo. Desde 1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos. Em 19 de julho de 1942, foi realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte. Em 17 de abril de 1943, surge a Casa Aerobrás. O Sr. Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo, desenhados por Afonso Arantes; o Gavião, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa, desenhado por L. Giraldelli. O campo usado para a prática do esporte ficava na Av. Rebouças, esquina com a rua Iguatemi, hoje Faria Lima. O primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se “Parafuso”. E em 1945, foi realizado na várzea da Rebouças, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo. A revista da época era a “Velocidade” e
trazia artigos técnicos e matérias de aeromodelismo. O campo da Rebouças foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso Arantes, Ângelo Rodrigues, Clécio D. Meneghetti, Afonso Mônaco, H. Miaoka, Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo Marques, Felício Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da Hípica Paulista. Daí, foram para o Alto de Pinheiros, onde foram realizados vários concursos do troféu A Gazeta para modelos a elástico. Em 1947, surgiu o Clube “Cai-Cai”. Ernesto Conrado soltou o primeiro planador R/C mono-canal. Nesta época, Afonso Arantes voou o primeiro U-Control acrobacia “Mr. Damer”, no Ibirapuera e Morimoto desenhou os modelos Térmica e Pégasus. Nesta ocasião, a revista “Ciência Ilustrada” publicava matérias sobre aeromodelismo. Por volta de 1956, os aeromodelistas passaram a voar na Base Aérea de Cumbica, pois o campo do Alto de Pinheiros foi tomado por casas. Em 1959 com a Associação Brasileira de Aeromodelismo, já fundada, surgiram eventos importantes: I Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo e a participação de brasileiros no I Campeonato Sul-Americano, tendo como vencedor nas categorias planadores A2 e motor FAI, Paulo Marques. No Ibirapuera, Afonso Mônaco consegue a primeira pista oficial de U-Control com alambrado e asfalto. Em 1970, surgiu o clube de vôo livre “Aerobu”. Outro impulso importante ocorreu nesta época: a introdução dos transistores, chips e circuitos impressos nos transmissores de rádio. Barateou-os de tal forma que os praticantes de rádio-controle começaram a crescer em todo o mundo. Em 1975, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI, Eolo Carlini, classificou-se em “fly-off”, entre os melhores do mundo. Em 1987, graças aos esforços de Walter Nutini, o aeromodelismo foi reconhecido como esporte no Brasil, na gestão de Vitor Garutti. Em 1996, a delegação brasileira de aeromodelismo Vôo Circular Controlado, consegue o 6º lugar no Campeonato Mundial da Suécia e novamente em 1998, desta vez na Ucrânia. Luiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em Velocidade, voando a 294 km/h.
Uma vez tendo experimentado voar, caminharás para sempre sobre a Terra de olhos postos no Céu, pois é para lá que tencionas voltar. (Leonardo da Vinci)
Texto retirado do site da Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA)