Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Obrigado pela explicação Xor!

Tomara que ela voe mesmo, até porque ela oi presente de aniversário do meu filho há 3 dias atrás :roll:

Se depois quando você tiver tempo puder me ajudar como azer o perfil menor para que possa chegar a fazer o washout, lhe agradeço!

Eu comprei meu cortador de asas do Claudio (Sapo avatar) aqui do forum. Inclusive comprei também a fonte que foi por ele devidamente preparada para este fim. Minha fonte vem com um botão que regula a tensão que vai para os fios.
Eu uso isopor P2 e meu primeiro teste de corte foi na construção de um Tucano
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35876&postdays=0&postorder=asc&start=0
e lhe confesso que para chegar na asa dele, umas 10 no mínimo foram cortadas e foram pro lixo! Mas concordo com o que você diz, que depois que acertamos todas as variáveis (tensão do fio, tipo de isopor, tamanho etc) corta-se asas em série!

Agora se ela vai "estolar" de ponta de asa ou não, te conto assim que puder testá-la :D

Grande abraço,
LC

[quote:b8f4060901="xor"]É isso aí Luis

veja bem...rsrs
Projeto bonito! E a sua asa então...matou! Sendo as semi-asas simétricas vai voar sim. Tem tanta coisa que voa, porque uma asa cortada no capricho não voaria? rsrs

Eu sempre uso thrustline zero nas zagis.

Os perfis e modelo criado do tipo Zagi são cortados de maneira um pouco diferente justamente para dar ao modelo algumas características como washout.
Com este corte que vc fez não dá pra fazer isso.
Teria que ter as duas nervuras em molde e posicionadas certinho para criar o washout.
Eu ia comentar que vc podia desenhar a nervura da ponta baseado no corte pra depois fazer o washout em outra se quiser, mas depois vi que a asa já tá pronta...já era...rsrsr

No manual ainda não abordei o corte porque era mais um tópico extenso. Espero poder fazer (tempo) em breve..rsrs

Tentei este método do corte com ponto fixo mas não saiu tão bom quanto o que eu vinha fazendo então preferi não usar ele. Tem outro cara aqui em Salvador que faz com ponto fixo e se deu bem, mas usando também 2 moldes.

Cortar bem precisa encontrar a fórmula certa entre
-isopor (P2,P3,P4),
-fio (corda de guitarra, de cerca, etc),
-tensão do fio,
-tensão da fonte,
-velocidade do corte,
-tamanho da asa,
etc...rsrsrs

Pegou o macete vc corta 200 no embalo.
Pode ser que eu não tenha conseguido me dar bem com o ponto fixo justamente por isso. Do lado onde eu fazia o esforço de tração andava bem mas a tensão do fio não era suficiente pra fazer ele andar bem na extremidade oposta sozinho e eu acabava tendo que empurrar ele com a mão (pedacinho de madeira). Cortei uma zagi 120 em P3. Era longo e com isopor duro. Se fosse P2 talvez me desse bem.

O projeto que vc fez aí não tem washout e especulo que deve ter ponto de stall alto. Vc precisa ter cuidado..rsr
Mas ele menciona no post lá sobre o perfil:
"I used PW75 but I've used SD3021 before with a lot of success, and it has a noticeably lower stall speed."
e o outro:
"it slows down to walking pace"
Só vendo :-)

Depois q vc testar a sua me diz como foi... quem sabe eu entro nessa tb..rsrs

Abs e boa sorte

Xor[/quote:b8f4060901]
Luis Claudio
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Eu cortei as minhas com o ponto fixo e dois moldes de perfil...depois que acertei(uns 4 pares foram para o lixão...rs...) foi legal....só pretendo melhorar os moldes dos perfis para a próxima.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

No aeromodelismo o que mais tem é gente que acha que deu duro demais para conseguir seus conhecimentos e que está fazendo algum tipo de favor ao passar a informação adiante. De qq forma, tenho aprendido muito com o e-voo. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos com os demais!!!!
Avatar do usuário
FELIPE BARROS
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 3:06 pm

Mensagem por FELIPE BARROS »

Amigos,

A qntos cm do nariz deve ficar o CG de uma asa de 90cm?
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Depende da geometria da asa. Procure na internet, ou no fórum mesmo, por "CG Calculator", que você encontrará vários programinhas.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

opa...

O CG dessa de 90cm que eu postei aí, que tem um enflechamento definido, fica em torno dos 16cm (medido do nariz).
As vezes uso uma lipo de 2200Mah 15C nela (exagerado...!!!) e o CG vem bem pra frente, pra menos de 14,5cm e, apesar de ter que compensar bastante no trimmer, ela fica com um vôo bem durinho, mesmo com bastante vento.


Abs
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Aê xgregg,

Num entendi muito seu post não, mas tô considerando um elogio...rssr
Principalmente pq ele termina com um parabéns.
Gastei bastante tempo mesmo procurando informação e mais ainda tentando colocar tudo nos documentos pra postar aí.

Valeu.

abs

Xor
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Galera,
Comprei PLY para fazer a base onde fixarei o montante do motor feito de perfil de alumínio em "L".
Pensei em fixar o PLY no isopor com EPOXI com parafusos vindo de baixo para cima e depois é só eu fixar o montante com porcas....acho que ficaria mais fácil caso eu queira tirar o montante por algum motivo depois.

Como o pessoal fixa?
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:6d0c303505="xgregg"]No aeromodelismo o que mais tem é gente que acha que deu duro demais para conseguir seus conhecimentos e que está fazendo algum tipo de favor ao passar a informação adiante. De qq forma, tenho aprendido muito com o e-voo. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos com os demais!!!![/quote:6d0c303505]

E não é?
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Galera,
Na maioria das ZAGI, a eletrônica fica embutida....bateria e esc "enterrados" no isopor e cobrtos com isopor, acetato, poliondas...ou sai la mais o q...rsrsrs
Como fica a questão da ventilação destes componentes?????

Quem puder ajudar, ja ficam os meus agradecimentos....

Forte abraço a todos....

NEWRJ
Responder