Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

[quote:76fe02c80d="warne"]Voou bem Bento, mas é uma asa para um nível mais avançado de aeromodelista. Por isso que não deve ser mostrado como projeto pra iniciante.
Como o nosso amigo Mendes falou que pousa a 60 Km/h sua asinha, é muita velocidade para se pousar, se não estiver em uma pista lisinha ou em um campo com grama bem cortada, a asa de combate vira uma Dayane dos Santos !! Com seus "carparthus duplos" heheh
Abs
Warne[/quote:76fe02c80d]

Warne, essa pode ser pilotada por iniciantes sim, desde que deixe com menos comandos. Como você pode ver no vídeo que fiz ela voa rápido mas plana tranquilo sem motor, podendo até mesmo pegar na mão... (isso eu tenho que treinar mais).

Xor, Em primeiro lugar te agradeço pois iniciei em asas graças ao seu tópico. Vale a pena fazer uma para testar, use o perfil SD8020 simétrico com ailerons cortados no próprio perfil para você ver como fica acrobática e estremamente estável em voo lento.

Bento
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
samuka_network
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 6:11 pm
Localização: Mauá - SP

Mensagem por samuka_network »

Fala Galera, depois de muito ler e pesquisar bastante, resolvi escrever e tentar tirar minha duvida, gostaria de saber se alguem fabrica, sobre encomenda uma asa zagi com 2,00m de envergadura, qual o motivo?? é que gostaria de iniciar em FPV e procurei bastante e recomendam muita a Asa para isso, mas os projetos que encontrei e os modelos que se encontra a venda não passa de 1,50m. O unico modelo maior é do Alexandre da AMB, mas perguntei pra ele e disse que foi exclusivo e que nem tem mais o projeto, resumindo, se precisar de manutenção e peças pra repor, F!@#$, se souberem de alguem que Fabrica ASA em Balsa com 2,00 de envergadura por gentileza deem um toque, vale lembrar que o projeto tem alguns frufrus que gostaria de acrescentar: Trem Retratil, Flap e algumas coisas basicas, sera que estou viajando demais?? se estiver da um chute ai pra eu acordar.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Veja o que este cara fez com FPV lá no RJ:
http://www.youtube.com/watch?v=tgWIdpegfuc&feature=related
a zagi é de 1,20...
Acho que vc poderia começar com uma menor e aprender as nuances do vôo FPV
ao invés de começar com uma maior ;-)


Outro vídeo sem FPV
http://www.youtube.com/watch?v=nLdvziCdC9I
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Como o povo tá pedindo, refiz os links com a dica do Diego :-)

NOVOS LINKS para download dos arquivos no 4Shared pois o DivShare tá com P&%a$ia e tá dificultando o download. :-)


Minha_zagi_v4.pdf
http://www.4shared.com/document/AKm14mTi/Minha_zagi_v4.html

Washout
http://www.4shared.com/photo/qch-FFFY/washout_120.html

zagi_cortes_perfis.pdf
http://www.4shared.com/document/9tKxZ2vN/zagi_cortes_perfis.html

Zagi120_winglet_elevon.pdf
http://www.4shared.com/document/EwXmekJB/Zagi120_winglet_elevon.html
Anexos
Novos Links para os arquivos do Tópico
Novos Links para os arquivos do Tópico
novoslinks.jpg (35.44 KiB) Exibido 22843 vezes
diegodecastro
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 11:41 pm
Localização: Fortaleza, Ceará

Mensagem por diegodecastro »

Valeu Xor!
Assim fica fácil, fácil construir uma asinha.
Já construi varias utilizando esses perfis e todas voaram perfeitamente bem.
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Fiz 3 novas zagis essa semana. Trabalhão!
Mas eu não iria abrir outro post só pra dizer isso.
A Zagi da frente foi feita em monokote.

Abaixo a foto em detalhe mostra a cobertura das asas 100% em monokote. Só os detalhes, winglets, elevons estão em fita. Virou um pedaço de pau.
A Zagi de laranja, toda em fita, RTF pesa 630g e a de monokote, também RTF, pesa 670g.
Não sei se os 40g foram devido ao monokote. Costumo variar 5% no peso dessas zagis sem motivo aparente (desidade do isopor? mais cola?)

Foi a 1a vez na vida que usei monokote...rs Menos estressante que a fita

Vou entregar as 3 amanhã e ver a durabilidade delas...

Show de bola!

Abs
Anexos
3novas.jpg
3novas.jpg (38.11 KiB) Exibido 22687 vezes
Monokote e detalhes em fita
Monokote e detalhes em fita
zagi_monokote.jpg (35.63 KiB) Exibido 22688 vezes
Avatar do usuário
Anna Luísa Lima
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sex Ago 27, 2010 8:36 pm

Mensagem por Anna Luísa Lima »

XOR:
Gostaria de agradecer pelo tópico. Eu nunca construi uma zagui, mas pretendo fazê-lo na próxima semana. Se não fosse esse tópico, não sei se conseguiria. Um abraço forte e quando tiver pronta colocarei aqui para a apreciação e vocês.
Um abraço forte, com o grande agradecimento pela disponibilização desse rico material. Por isso sempre digo que eu não poderia me considerar uma aeromodelista se não fosse a boa vontade de tantos que aqui estão.
Um abraço forte,
Anna
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Valeu Anna
:-) Obrigado pelas palavras.

Com certeza durante a construção vc vai ter dúvidas e idéias. Lembre sempre que nada do que está aqui é verdade absoluta. Sempre aparecem boas idéias e soluções.
Esta é só uma forma ou fórmula que funciona.

Não deixe de postar tb e te digo que a experiência de cada um é que faz isso tudo se mover.

Abs
Avatar do usuário
Anna Luísa Lima
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sex Ago 27, 2010 8:36 pm

Mensagem por Anna Luísa Lima »

Obrigada você por suas palavras como sempre tão sábias, prezado amigo Xor.
Um abraço e assim que acabar um Ugly que peguei a planta, faço e mando notícias. Estou apenas terminando a minha gambiarra cortadora de isopor ficar pronta e mãos a obra!
Abraços,
Anna
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Respondendo mais dúvidas :-)

Como posicionar as nervuras moldes no centro e extremidade para gerar o washout

[quote:c5e7d136af]
De: John
Assunto: mais duas duvidas sobre Zagis

Caro amigo, estou me preparando para cortar minhas primeiras Zagis (e que sempre comprei cortadas) e me surgiram duas duvidas:
-quando eu fixar o gabarito da raiz ou ponta da asa, para dar o washout eu viro o bordo de ataque para baixo e o bordo de fuga pra cima, como se houvesse um alfinete prendendo o gabarito bem no centro, ou inclino somente o bordo de ataque para baixo como se houvesse um alfinete prendendo o gabarito bem la no bordo de fuga?
-apos cortar os pedacos de isopor que irao dar origem a asa, posiciono a base dos gabaritos da raiz e corda na base do isopor ou +- meio centimetro da base, ou posiciono ambos os gabaritos no meio da espessura da chapa, levando em consideracao o centro de cada gabarito ou aquela linha de incidencia do perfil, que vai da ponta do b.a. ao finalzinho do b.f.
Espero que me entenda, seria facil se eu pudesse desenhar, e se quiser responder por e-mail, ai vai
[/quote:c5e7d136af]


Tem uma figura no final do tópico (acho lá pela pag 8) mostrando isso.
Vc deve manter o bordo de ataque (BA) sempre no mesmo nivel, do centro até a ponta.
Somente o bordo de fuga (BF) da extremidade que desliza pra cima.
Se for de 1,20m, não coloque muito mais que 7mm pois tende a dar flutter em alta velocidade.

Quanto ao posicionamento no bloco, é indiferente. desde que vc obedeça o que fez de um lado e faça igual ao outro.

Eu costumo fazer, na pratica, assim:
nervura do centro (molde)
No BA: 15mm da parte de baixo até o eixo do molde
No BF: 15mm da parte de baixo até o eixo do molde

Na ponta da asa
No BA: 15mm da parte de baixo até o eixo do molde
No BF: 22mm da parte de baixo até o eixo do molde

Abs
Responder