Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
brainrj
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 12:15 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por brainrj »

eu havia postado em outro tópico... mas acho que este esta mais relacionado ao assunto...

Olá pessoal,
amanha de manhã vou cortar minha primeira asa... já estou com o material todo lá em casa... assistindo vários vídeos no youtube e acompanhando tópicos aqui, contruí meu arco de corte de isopor usando dimmer de 750w e fio de aço de pesca 20lbs. fiz uns testes na beirada do p5 q comprei e cortou muito bem...

hoje vindo pro trabalho, pensando em como vou cortar amanhã, imaginei um misto do arco de corte com um vídeo que assisti ontem do rapaz cortando esticando o fio na mão...
segue o desenho que fiz, digam o que acham.
legenda: verde - fio de corte
vermelho - cabo de vassoura num rolimã fixado na mesa
azul - imagem 1 - bloco de isopor para cortar
imagem 2 - cabo de vassoura como arco
para cortar basta fazer peso na extremidade do cortador e ir empurrando a partir do bordo de fuga ou ate utilizar uma roldana com peso como já vi em um cortador aqui no fórum. na base do cortador pensei em colocar uma mola para tencionar o fio de corte.

me desculpem se já existir algo assim... odeio criar coisas que já existem... ficam todos dizendo que estou copiando idéia dos outros... só quero tentar acrescentar algo ao nosso fórum
Anexos
imagem 1 - vista superior
imagem 1 - vista superior
corte1.JPG (9.12 KiB) Exibido 15986 vezes
imagem 2 - vista horizontal
imagem 2 - vista horizontal
corte2.JPG (5.12 KiB) Exibido 15986 vezes
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Mas não funciona assim para fazer a asa de combate. Dessa forma seria uma asa de aeromodelo.
Tem um vídeo que o cara faz o corte da asa de combate esticando o fio de corte como vc mencionou, mais o ângulo da peça a ser cortada é diferente! Vou vê se acho o vídeo
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
brainrj
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 12:15 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por brainrj »

MAS AI NÃO SERIA SÓ MUDAR O ANGULO DO BLOCO DE ISOPOR?
Avatar do usuário
danilofalioni2
membro
Mensagens: 557
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 12:14 pm
Localização: são jorge do ivai paraná

Mensagem por danilofalioni2 »

[quote:1312851716="Fernando Manfio"]Primeiro voo no dia 02/11!!! Mto estável,rápida mas fácil de pilotar...
Motor EMAX 2210-30
Hélice 7x6
Esc 18amp
2 servos 9g
Bateria 3s 2200mah
Autonomia de 8min com folga par não judiar da beteria.
Receptor AR500
Rádio Spektrum Dx7[/quote:1312851716]

Ficou muito bom sua zagi!
mas a parte de sima ficou paresendo uma vaquinha :lol: kkkkkkkk Abraços.
Anexos
vaquinha[1].jpg
vaquinha[1].jpg (28.91 KiB) Exibido 15960 vezes
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:9757ee06e5="brainrj"]MAS AI NÃO SERIA SÓ MUDAR O ANGULO DO BLOCO DE ISOPOR?[/quote:9757ee06e5]
Talvez, eu não sei te responder direito, nunca fiz assim!!
O que sei é que sempre seguimos uma formula de sucesso, como exemplo temos essa imagem de como devemos deixar o enflechamento, tome como referência essa imagem e faça o seu cortador, depois poste um vídeo dele funcionando.
[url=http://b.imagehost.org/view/0827/Zagi][img:9757ee06e5]http://b.imagehost.org/0827/Zagi.jpg[/img:9757ee06e5][/url]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

ALoouuu
Show de bola as discussões no tópico.
Por algum motivo não recebi os avisos dos posts.


Gostei da asa 101 dálmatas...hauhuaua

Eu falei que zagi voa com 2822 pq voa mesmo, apesar de eu não recomendar pra ninguém...rs
Fica legal em asinhas pequenas, mas mesmo assim pra quem quer vôo mais ... tipo menos radical...rs

A figura explicando o washout tá na pág 8.
Não é complicado não!
http://www.4shared.com/photo/qch-FFFY/washout_120.html
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

[quote:6a8bb1fe0a="brainrj"]

hoje vindo pro trabalho, pensando em como vou cortar amanhã, imaginei um misto do arco de corte com um vídeo que assisti ontem do rapaz cortando esticando o fio na mão...

...
para cortar basta fazer peso na extremidade do cortador e ir empurrando a partir do bordo de fuga ou ate utilizar uma roldana com peso como já vi em um cortador aqui no fórum. na base do cortador pensei em colocar uma mola para tencionar o fio de corte.

me desculpem se já existir algo assim... odeio criar coisas que já existem... ficam todos dizendo que estou copiando idéia dos outros... só quero tentar acrescentar algo ao nosso fórum[/quote:6a8bb1fe0a]

Show BrainRJ

Tive a mesma linha de pensamento que vc na hora de cortar e também procurei uma solução.
O vídeo que vc viu com o cara esticando na mão funciona mas pra mim nunca funcinou bem, sempre criava uma curva no fio ("embarrigava") muito grande no centro do bloco. Por isso pensei parecido com o que vc desenhou e fiz o meu próprio jeito. Da barra vertical sai uma outra fixa que sustenta o fio esticado, mantendo o ângulo do corte certo e diminuindo o efeito do embarrigamento..rs

Veja na foto abaixo.


Só acrescentando que não precisa ter receio de copiar ou contribuir... a gente tá aqui pra isso mesmo! Nunca ninguém tem a verdade absoluta :-) Sempre aparece alguém com algo pra melhorar!

Abs
Anexos
corte3.jpg
corte3.jpg (9.99 KiB) Exibido 15931 vezes
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

A entelagem de monokote não tem mistério.. ou melhor tem.
Para qualquer entelagem ficar show, precisa lixar em baixo. Primeiro com lixa 200, depois com 400. O isopor fica "macio"
A entelagem não esconde defeito. Acentua os defeitos que tem em baixo.
Depois, com o isopor lixado, limpa o pó para não dificultar a adesão da fita, vinil ou monokote.
Pra tudo recomenda-se usar o 3M-77.
Nunca usei sabão, mas dizem que pro vinil é show. Uma borrifada na zagi com água e sabão e o vinil fica sambando em cima da zagi. Depois que o sabão seca, o vinil não desgruda.

Pra fita, 3M 77 é a solução... a zagi fica linda. Não tem melhor.

Quando entelei de monokote pareceu não precisar de 3M77 e a zagi ficou boa. Mas voando, uma parte na ponta soltou e puxou uma boa parte do monokote fora.
Aconselho a usar a 3M-77 também para manter tudo no lugar, sempre...rs


Abs
Avatar do usuário
brainrj
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 12:15 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por brainrj »

bom pessoal, estou construindo meu cortador... é um mix dos cortadores que citei acima... o que acham? vale a pena continuar? o que posso melhorar?

ele esta praticamente pronto... só não coloquei o dimmer e o fio de aço que estão no meu cortador de arco.

segue video e fotos
[yt]EDkF17vP6p8[/yt]
Anexos
rolimã fixado na madeira
rolimã fixado na madeira
DSC01735.JPG (39.64 KiB) Exibido 15901 vezes
com eletroduto fixado
com eletroduto fixado
DSC01737.JPG (37.82 KiB) Exibido 15901 vezes
tudo
tudo
DSC01739.JPG (38.51 KiB) Exibido 15901 vezes
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:921439e1d3="brainrj"]bom pessoal, estou construindo meu cortador... é um mix dos cortadores que citei acima... o que acham? vale a pena continuar? o que posso melhorar?

ele esta praticamente pronto... só não coloquei o dimmer e o fio de aço que estão no meu cortador de arco.

segue video e fotos
[yt]EDkF17vP6p8[/yt][/quote:921439e1d3]


Acho que não vale a pena, já que só dá pra cortar asas com a raiz maior que a ponta.
Vejo que tem espaço, então faz esse modelo aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=262536

Pode cortar qualquer tipo de asa.
Anexos
machinetrapeze_111_225.jpg
machinetrapeze_111_225.jpg (32.19 KiB) Exibido 15889 vezes
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder