Micro PT19 em balsa. Quem é vivo sempre aparece!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Micro PT19 em balsa. Quem é vivo sempre aparece!

Mensagem por Raphael Leão »

Saudações a todos!
Pra quem não me conhece sou, Raphael, e estou meio afastado dos aeromodelos pois ultimamente tenho voado algo um pouco maior... Agora que estou tendo um pouco mais de tempo livre vou recomeçar a montar modelos elétricos.
Há alguns anos atrás tinha uma página bem simples que fala sobre aeromodelos elétricos, aliás, era eu e o Régis Kowalski juntos mostrando algo aqui na net; ele continuou e agora tem essa bela página, mas eu tive que deixa um pouco de lado o aeromodelismo por causa da aviação comercial...
Tentarei mostrar a montagem de um micro PT19 Fairchild; belo avião de treinamento intermediário utilizado na instrução dos pilotos da segunda guerra.
Bem, no decorrer da montagem comentarei mais a respeito de mim, de modelos elétricos e do PT19 em sí. Espero que gostem!
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Sou bem tradicionalista no que diz respeito à montagem e normalmente monto meus modelos com balsa e papel de seda japonês. Bem, estou voltando devagar e pra começar com chave de ouro resolvi montar um micro PT19 Fairchild em escala real com apenas 56cm de envergadura, e equipamentos eletrônicos oferecidos atualmente pelo mercado, que diga-se de passagem, estão com preços e facilidade para conseguir nunca vistos: o Ebay é um paraiso pra quem gosta dessas coisas.
A planta do PT-19 foi retirada da internet, de uma página que oferece plantas em escala real em 3 vistas. Baixei essa planta, botei no tamanho que eu queria e imprimi em várias folhas de papel A4.
Desenhei, sobre a própria planta impressa, a estrutura do modelo elétrico. Estou no laptop agora, pois o meu desktop deu pau e está no conserto, e a planta baixada está nele. Em breve eu posto a planta do real aqui.
Por enquanto tenho a mostrar as fotos da caixa da fuselagem já pronta, só aguardando as cavernas. Já fiz todas as nervuras da asa, pois antes de
"cavernar" a fuselagem eu gosto de ter a asa pronta para haver um encaixe perfeito fuselagem/asa, sou muito detalhista e isso é uma droga pois nada é bom o suficiente.
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Alguém poderia me ensinar a postar fotos aqui no forum? Toda vez que eu tento inserir uma foto ele diz que ela tem que ser menor que 640x640 pixels, só que eu já reduzi a foto ao máximo e mesmo assim ele não aceita o upload das foto'; diz que está muito grande.
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Afeee, consegui reduzir para menos de 640x640 pixels, mas agora ele diz que tem que ser menor que 40kb, resumindo; só foto 3x4 aqui. Rsrsrs. Gentileza, alguém poderia me ajudar a postar fotos maiores?!
Avatar do usuário
fabiogoulart
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 11:57 pm
Localização: Camboriu SC

Mensagem por fabiogoulart »

aqui no e-voo tem um topico ensinando. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=14268
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Valeu Fabio!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Mestre Raphael!

Bem vindo!

Muito aprendí com seu site antigo, qdo der , reative-o!

Cosntruí aquele motoplanador muito bom que tinha a planta em seu site, bem como o guardei por muito tempo em arquivo, agora tudo se encontra em cds...

Espero que nos mostre seu talento por aquí tbm, sera de grande valia, mas prepare-se para a avalanche de perguntas, pois seu trabalho é inspirado!

E sempre que der, já poste a planta , pois vamos pedir mesmo!!

um agrande abraço,

Norton
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Fotos

Mensagem por Raphael Leão »

Vamos ver se dá certo. As fotos não estão muito boas, mas com o tempo eu melhoro.
Foto da minha mesa de montagem e as ferramentas indispensaveis.
[img:3bfc95cd4f]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/HPIM4592.jpg[/img:3bfc95cd4f]

Mais fotos. Reparem a caixa do Rascal da SIG, pois é, estou usando restos de madeira desse modelo para montar o PT19; balsa muito boa e leve
[img:3bfc95cd4f]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/HPIM4596.jpg[/img:3bfc95cd4f]

Olha o tamanho dele em relação ao Walkera 4#3B
[img:3bfc95cd4f]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/HPIM4597.jpg[/img:3bfc95cd4f]
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

[quote:d04dea546b="NORTON"]Mestre Raphael!

Bem vindo!

Muito aprendí com seu site antigo, qdo der , reative-o!

Cosntruí aquele motoplanador muito bom que tinha a planta em seu site, bem como o guardei por muito tempo em arquivo, agora tudo se encontra em cds...

Espero que nos mostre seu talento por aquí tbm, sera de grande valia, mas prepare-se para a avalanche de perguntas, pois seu trabalho é inspirado!

E sempre que der, já poste a planta , pois vamos pedir mesmo!!

um agrande abraço,

Norton[/quote:d04dea546b]

Norton, obrigado! Espero ajudar quando for possível...
Me lembro que naquela época da página muita gente me escrevia, mas eram tantos E-mails que eu não respondia nem uma fração deles. Uma pena. Tomara que eu consiga respoder a todos aqui.
Grande abraço
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Bem, vamos então aos equipamentos eletrônicos que eu pretendo utilizar nesse modelo:
-Receptor de 4 canais da bigdotunclestore, custa uma merreca no site do fabricante: http://www.bigdotunclestore.com/radioservosrecevivers.htm#Receivers
apenas U$9.99 + U$5 de frete e já vem com o cristal do transmissor e o micro cristal do receptor. (basta ter um cartão de crédito internacional e conta no paypal pra sair comprando)

-3 servos de 3.7g do mesmo fabricante acima, também uma merreca: http://www.bigdotunclestore.com/radioservosrecevivers.htm#Servos

-Motor ainda a decidir, mas possuo um GWS LPS, e está chegando um micro brushless Viverrine de apenas 5 gramas de peso, e empuxo em torno de 84g, comprado no seguinte site: http://www.fmhobbies.com/shop/article_VMD50/Viverrine-VMD50-5g-Micro-Brushless-3700KV-Motor.html?shop_param=cid%3D23%26aid%3DVMD50%26

-Speed control de 7 amps comprado no mesmo site acima, tudo saiu por aproximadamente U$40 já com frete incluso.

- A hélice ainda é uma icógnita, pois o motor acima aceita no máximo uma GWS 3x2, entretando eu gostaria de algo maior, em torno de 4x2 ou 5x3, portanto ainda decidirei o que é melhor quando o motor brushless chegar e eu testar o mesmo.

OBS: Caso agluém se oponha ao que eu mostrei acima; onde comprar, como comprar e etc, por gentileza se manifeste e eu me limito a mostrar apenas os equipamentos, não mostrando a fonte de compra, pois vejo que existem propagandas de vendedores aqui no site, e eu não gostaria de estragar as vendas de ninguém...
Responder