Reforço do Termica II pra aguentar hi-start e tensão exigida

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Reforço do Termica II pra aguentar hi-start e tensão exigida

Mensagem por gustabmo »

Vejam nesta mensagem que mandei em outro topico as fotos dos reforços que fiz no meu Termica II (ainda em construção) para estar mais seguro que ele aguentaria o esforço de um hi-start.

Hoje fiz a prova de carga pra ver se realmente vai aguentar. Primeiro medi as tensões que o hi-start vai exercer no modelo, sempre baseado no tubo de latex #200 (5mm externo, 3mm interno) que será usado.

Esse tubo esticado em 100% do comprimento (ou seja, dobrando o comprimento) exerce uma tensão de 1050g, e esticado em 200% tensão de 1450g.

Em seguida peguei a asa do meu Termica, ainda só na estrutura, sem cobertura e apoiei em dois apoios localizados na metade de cada semi-asa. Pus um peso de 1500g no centro e a asa fletiu um pouco (+/- 2cm no centro) mas aguentou muito bem, certamente aguentaria bem mais peso.

Ou seja, aquele reforço que eu fiz funcionou muito bem e é suficiente para o lançamento com hi-start.

Uma dado interessante é que os 1500g usados no teste geraram esforços de 70Kg de traçao e compressão nas longarinas inferiores e superiores da asa!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Gustavo,
Acho que o cálculo não é tão pessimista assim :
1. Se o elástico puxa 1,5kg não quer dizer que a asa deva aguentar 1,5kg.
Se ela aguentasse ele não sairia do lugar (forças iguais, opostas). Ainda tem que sobrar força para o bicho acelerar prácas (a=f/m), antes de estabilizar (mov. uniforme), e isto acontece no primeiro segundo de lançamento. Após isto o elástico já estará puxando menos da metade da força original.

2. Quando eu usava Hi-start eu puxava 3x o comprimento do elástico (300%), que deve dar um pouquinho mais do que os 1,5kg.

Claro que reforço nunca é demais, até o momento que comprometa o peso final.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

MARCOS QUITO escreveu:Ainda tem que sobrar força para o bicho acelerar prácas (a=f/m), antes de estabilizar (mov. uniforme), e isto acontece no primeiro segundo de lançamento.

Seu hi-start é BEM diferente do meu...
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Gustavo, fiz umas contas de padeiro e uns testes de joelho, e resolvi não fazer reforço na asa, ou seja montei igual a planta.

Hoje a noite colocarei 1,5kg no meio dela e amanhã conto se o bichinho já sofreu a 1ª lenha.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Edgard escreveu:Hoje a noite colocarei 1,5kg no meio dela e amanhã conto se o bichinho já sofreu a 1ª lenha.

Edgard... seu socio vai te matar!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

Edgard,

Eu tbm nao fiz o reforço... se sua asas quebrar, me da um toque, blz???

ABS!
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

O meu histart será o elástico branco que vem junto no kit....

Vo amarrar um barbante nele e, com ajuda espiritual do Sr Ueno, tenho certeza que meu Termica vai para o alto e avante.


Vo fazer uma pintura de guerra na asa dele, para melhor identificação e intimidação dos adversários...

Tô pensando na célebre frase do zumbi do desenho do Escooby doo:

"mover, matar e destruir"

:twisted: :twisted: :twisted:
MOVER, MATAR E DESTRUIR!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Paulo Leitner escreveu:O meu histart será o elástico branco que vem junto no kit....

Paulo,

Os hi-starts serao fornecidos pela comissao de organizacao da prova, tambem chamado de eu. Se voce fizer questao de levar o seu pelo menos que nao passe dos limites de 9m de elastico e 40m de fio.

Só pra fazer um recreio do trabalho duro de empacotamento de asa, vim aqui postar essa foto...

Cebola, voce já viu esse esquema de cores antes? Tenho certeza que conhecedor que voce é da vastissima gama de cores de Oralight disponível por aqui voce vai me perdoar pelo plágio.

Tô pensando em inverter o azul com o vermelho em cima, daí vai ficar tudo roxo, que nem o nosso dignissimo ex-presidente impixado Collor.
Anexos
termicasa.jpg
termicasa.jpg (32.44 KiB) Exibido 3564 vezes
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Ei-la pronta!

Ficou com 84g sendo 71g de madeira e cola, e 13g de Oralight.

E não é que azul mais vermelho dá roxo mesmo!!! :shock: :shock:
Anexos
termicasa3.jpg
termicasa3.jpg (36.51 KiB) Exibido 3561 vezes
termicasa2.jpg
termicasa2.jpg (27.94 KiB) Exibido 3563 vezes
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Ficou muito show gustavo!

Parabens!
To me inspirando nas construções de voces pra fazer o meu termica, portanto postem fotos;) :lol: :wink:
Responder