Amaciar o motor sem nitro

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
sayron
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Amaciar o motor sem nitro

Mensagem por sayron »

Olá
cabei de comprar um motor JBA 46F , nova geração.

Dai eu queria saber se existe algum problema em amaciar o motor sem nitro?!
Pq eu queria comprar o metanol puro e colocar mais oleo pra amaciar.

1000 para 200 ml ou mais de oleo.

Na verdade irei colocar 270 ml de oleo.

Existe algum problema nisso?

obrigado!!
shoiti
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Mensagem por shoiti »

é com essa mistura que irá voar!?
pois dizem que é bom amaciar com o combustível que irá usar e depois de amaciar usar sempre o mesmo combustivel...

abraçso...
sayron
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Mensagem por sayron »

nao , dps eu ia passa a usar combustivel com nitro.
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Peninha
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Mensagem por Peninha »

O motor estara trabalhando em rotação e temperatura diferentes.
Quando você colocar nitro vai ter que refazer o processo de amaciamento de novo.
Mas ainda assim vale a pena iniciar sem nitro e mistura um pouco rica.
Faça o motor variar de rotação.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
MatheusC20XE
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Mensagem por MatheusC20XE »

Pode amaciar sem nitro sem problemas e em motores com taxa elevada é até aconselhável para evitar qualquer risco de detonação..

A temperatura do motor pode ser exatamente a mesma com ou sem nitro, depende da regulagem de mistura que vc fizer..
O nitrometano possibilita vc queimar mais mistura, e com isso vc produz mais energia térmica.. porém, se vc engordar a mistura gerando excesso para refrigera-lo, o calor extra será dissipado.. da mesma forma que se vc usar combustível sem nitro e trabalhar com mistura pobre, poderá rodar muito mais quente...

Sempre use óleo de rícino em sua mistura, pois este é o lubrificante ideal aos motores 2T, tendo em vista que não se desfaz na queima como demais lubrificantes minerais e sintéticos.. e por isso gera toda aquela sujeira no escape (nada mais é que óleo de rícinio não queimado, além do próprio combustível que as vezes cruza direto a janela de escape)...


Vai aqui a minha forma de amaciar motor:

1- Ligue o motor com mistura bem gorda (na maioria dos motores isso significa abertura de 3 voltas na agulha da alta e 2,5 voltas na agulha da baixa)

2- Deixe funcionando em um rpm mínimo para que não morra (não tente deixar em lenta, pois enquanto tiver muito atrito, não irá segurar lenta e irá morrer), por cerca de 5 minutos... em torno de 7.000 a 7.500rpm..

3- Desligue o motor, espere esfriar.. Ligue novamente e empobreça meia volta na agulha a cada 5 minutos de operação, até chegar em 15 minutos direto... aumente 1000rpm a cada volta, além do ganho da própria mistura empobrecendo..
4- Desligue, espere esfriar.. Ligue novamente e acerte a mistura com 800rpm mais rico que o giro de potência máxima.. deixe essa folga até queimar uns 3 tanques.. depois vc pode afina-lo a chegar próximo da potência máxima (Eu sempre vôo com pelo menos 300rpm mais rico que a potência máxima, por segurança)..


É importante não ficar só amaciando com ele ultra-gordo e em giro baixo, pois quando vc dar como dito amaciado e for empobrecê-lo, socar giro... aí que a coisa pega.. pois se vc só rodou com ele bem gordo, trabalhou com o motor em situação de baixo atrito, e o amaciamento acabou nem ocorrendo..
É preciso ir aumentando o nível de atrito aos poucos, para quando vc realmente for empobrecer mistura e dar giro, o excesso de medida do pistão e camisa já ter tido boa da sua parte consumida..


Boa sorte!


Matheus
Glow rules
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lucas.sjc
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Mensagem por lucas.sjc »

Olá bom dia.... pode sim amaciar sem nitro, eu ja estou no aeromodelismo uns sete anos nos motorer 2 tempos, eu nunca usei nitro... nunca.

Atualmente tenho 3 thunder tiger PRO-46, um O.S. e um ENYA, em nenhum deles uso nitro e muito raramente apagam em voo ou ficam com a marcha lenta ruim... é so questão de uma boa regulagem.

Vale muito a pena pois alem do custo ser bem menor, a vida util do motor aumenta e muito.

Bons voos....
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
LEL
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Mensagem por LEL »

[quote:dff15b81c1="lucas.sjc"]Olá bom dia.... pode sim amaciar sem nitro, eu ja estou no aeromodelismo uns sete anos nos motorer 2 tempos, eu nunca usei nitro... nunca.

Atualmente tenho 3 thunder tiger PRO-46, um O.S. e um ENYA, em nenhum deles uso nitro e muito raramente apagam em voo ou ficam com a marcha lenta ruim... é so questão de uma boa regulagem.

Vale muito a pena pois alem do custo ser bem menor, a vida util do motor aumenta e muito.

Bons voos....[/quote:dff15b81c1]


Estou retornando ao aeromodelismo depois de um bom tempo afastado, e verifiquei que hoje praticamente ninguém usa combustível sem nitro, salvo raras exceções.

Mas antes ninguém usava nitro e isso não causava problema algum. Se não me engano, para amaciar o motor a mistura era 3x1 e para voar era 4x1.

Ainda estou comprando todo o equipamento novamente, mas não gostaria de utilizar nitro.

Será que mais alguém utiliza combustível sem nitro?
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Thales1991
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Mensagem por Thales1991 »

Recentemente comprei um pastinha com um CB46, não pretendo usar combustivel com nitro nele tambem, estive olhando e acho que vou usar o OMEGA4, 0% de nitro e 18% óleo
ele é um bom combustivel?
abraços
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

Também não uso nitro.
LEL
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Mensagem por LEL »

[quote:db76c14217="Leonardo M.T."]Também não uso nitro.[/quote:db76c14217]

Quais são os motores que você usa?


Você saberia dizer quais os motores que possuem o melhor funcionamento sem nitro?
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