Amaciar o motor sem nitro
Amaciar o motor sem nitro
Olá
cabei de comprar um motor JBA 46F , nova geração.
Dai eu queria saber se existe algum problema em amaciar o motor sem nitro?!
Pq eu queria comprar o metanol puro e colocar mais oleo pra amaciar.
1000 para 200 ml ou mais de oleo.
Na verdade irei colocar 270 ml de oleo.
Existe algum problema nisso?
obrigado!!
cabei de comprar um motor JBA 46F , nova geração.
Dai eu queria saber se existe algum problema em amaciar o motor sem nitro?!
Pq eu queria comprar o metanol puro e colocar mais oleo pra amaciar.
1000 para 200 ml ou mais de oleo.
Na verdade irei colocar 270 ml de oleo.
Existe algum problema nisso?
obrigado!!
O motor estara trabalhando em rotação e temperatura diferentes.
Quando você colocar nitro vai ter que refazer o processo de amaciamento de novo.
Mas ainda assim vale a pena iniciar sem nitro e mistura um pouco rica.
Faça o motor variar de rotação.
Quando você colocar nitro vai ter que refazer o processo de amaciamento de novo.
Mas ainda assim vale a pena iniciar sem nitro e mistura um pouco rica.
Faça o motor variar de rotação.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
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- membro
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- Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
- Localização: São José dos Campos, SP
Pode amaciar sem nitro sem problemas e em motores com taxa elevada é até aconselhável para evitar qualquer risco de detonação..
A temperatura do motor pode ser exatamente a mesma com ou sem nitro, depende da regulagem de mistura que vc fizer..
O nitrometano possibilita vc queimar mais mistura, e com isso vc produz mais energia térmica.. porém, se vc engordar a mistura gerando excesso para refrigera-lo, o calor extra será dissipado.. da mesma forma que se vc usar combustível sem nitro e trabalhar com mistura pobre, poderá rodar muito mais quente...
Sempre use óleo de rícino em sua mistura, pois este é o lubrificante ideal aos motores 2T, tendo em vista que não se desfaz na queima como demais lubrificantes minerais e sintéticos.. e por isso gera toda aquela sujeira no escape (nada mais é que óleo de rícinio não queimado, além do próprio combustível que as vezes cruza direto a janela de escape)...
Vai aqui a minha forma de amaciar motor:
1- Ligue o motor com mistura bem gorda (na maioria dos motores isso significa abertura de 3 voltas na agulha da alta e 2,5 voltas na agulha da baixa)
2- Deixe funcionando em um rpm mínimo para que não morra (não tente deixar em lenta, pois enquanto tiver muito atrito, não irá segurar lenta e irá morrer), por cerca de 5 minutos... em torno de 7.000 a 7.500rpm..
3- Desligue o motor, espere esfriar.. Ligue novamente e empobreça meia volta na agulha a cada 5 minutos de operação, até chegar em 15 minutos direto... aumente 1000rpm a cada volta, além do ganho da própria mistura empobrecendo..
4- Desligue, espere esfriar.. Ligue novamente e acerte a mistura com 800rpm mais rico que o giro de potência máxima.. deixe essa folga até queimar uns 3 tanques.. depois vc pode afina-lo a chegar próximo da potência máxima (Eu sempre vôo com pelo menos 300rpm mais rico que a potência máxima, por segurança)..
É importante não ficar só amaciando com ele ultra-gordo e em giro baixo, pois quando vc dar como dito amaciado e for empobrecê-lo, socar giro... aí que a coisa pega.. pois se vc só rodou com ele bem gordo, trabalhou com o motor em situação de baixo atrito, e o amaciamento acabou nem ocorrendo..
É preciso ir aumentando o nível de atrito aos poucos, para quando vc realmente for empobrecer mistura e dar giro, o excesso de medida do pistão e camisa já ter tido boa da sua parte consumida..
Boa sorte!
Matheus
A temperatura do motor pode ser exatamente a mesma com ou sem nitro, depende da regulagem de mistura que vc fizer..
O nitrometano possibilita vc queimar mais mistura, e com isso vc produz mais energia térmica.. porém, se vc engordar a mistura gerando excesso para refrigera-lo, o calor extra será dissipado.. da mesma forma que se vc usar combustível sem nitro e trabalhar com mistura pobre, poderá rodar muito mais quente...
Sempre use óleo de rícino em sua mistura, pois este é o lubrificante ideal aos motores 2T, tendo em vista que não se desfaz na queima como demais lubrificantes minerais e sintéticos.. e por isso gera toda aquela sujeira no escape (nada mais é que óleo de rícinio não queimado, além do próprio combustível que as vezes cruza direto a janela de escape)...
Vai aqui a minha forma de amaciar motor:
1- Ligue o motor com mistura bem gorda (na maioria dos motores isso significa abertura de 3 voltas na agulha da alta e 2,5 voltas na agulha da baixa)
2- Deixe funcionando em um rpm mínimo para que não morra (não tente deixar em lenta, pois enquanto tiver muito atrito, não irá segurar lenta e irá morrer), por cerca de 5 minutos... em torno de 7.000 a 7.500rpm..
3- Desligue o motor, espere esfriar.. Ligue novamente e empobreça meia volta na agulha a cada 5 minutos de operação, até chegar em 15 minutos direto... aumente 1000rpm a cada volta, além do ganho da própria mistura empobrecendo..
4- Desligue, espere esfriar.. Ligue novamente e acerte a mistura com 800rpm mais rico que o giro de potência máxima.. deixe essa folga até queimar uns 3 tanques.. depois vc pode afina-lo a chegar próximo da potência máxima (Eu sempre vôo com pelo menos 300rpm mais rico que a potência máxima, por segurança)..
É importante não ficar só amaciando com ele ultra-gordo e em giro baixo, pois quando vc dar como dito amaciado e for empobrecê-lo, socar giro... aí que a coisa pega.. pois se vc só rodou com ele bem gordo, trabalhou com o motor em situação de baixo atrito, e o amaciamento acabou nem ocorrendo..
É preciso ir aumentando o nível de atrito aos poucos, para quando vc realmente for empobrecer mistura e dar giro, o excesso de medida do pistão e camisa já ter tido boa da sua parte consumida..
Boa sorte!
Matheus
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- lucas.sjc
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- Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
- Localização: São José dos Campos, São Paulo
Olá bom dia.... pode sim amaciar sem nitro, eu ja estou no aeromodelismo uns sete anos nos motorer 2 tempos, eu nunca usei nitro... nunca.
Atualmente tenho 3 thunder tiger PRO-46, um O.S. e um ENYA, em nenhum deles uso nitro e muito raramente apagam em voo ou ficam com a marcha lenta ruim... é so questão de uma boa regulagem.
Vale muito a pena pois alem do custo ser bem menor, a vida util do motor aumenta e muito.
Bons voos....
Atualmente tenho 3 thunder tiger PRO-46, um O.S. e um ENYA, em nenhum deles uso nitro e muito raramente apagam em voo ou ficam com a marcha lenta ruim... é so questão de uma boa regulagem.
Vale muito a pena pois alem do custo ser bem menor, a vida util do motor aumenta e muito.
Bons voos....
Bons voos...
Lucas Mendes
São José dos Campos - SP
Lucas Mendes
São José dos Campos - SP
[quote:dff15b81c1="lucas.sjc"]Olá bom dia.... pode sim amaciar sem nitro, eu ja estou no aeromodelismo uns sete anos nos motorer 2 tempos, eu nunca usei nitro... nunca.
Atualmente tenho 3 thunder tiger PRO-46, um O.S. e um ENYA, em nenhum deles uso nitro e muito raramente apagam em voo ou ficam com a marcha lenta ruim... é so questão de uma boa regulagem.
Vale muito a pena pois alem do custo ser bem menor, a vida util do motor aumenta e muito.
Bons voos....[/quote:dff15b81c1]
Estou retornando ao aeromodelismo depois de um bom tempo afastado, e verifiquei que hoje praticamente ninguém usa combustível sem nitro, salvo raras exceções.
Mas antes ninguém usava nitro e isso não causava problema algum. Se não me engano, para amaciar o motor a mistura era 3x1 e para voar era 4x1.
Ainda estou comprando todo o equipamento novamente, mas não gostaria de utilizar nitro.
Será que mais alguém utiliza combustível sem nitro?
Atualmente tenho 3 thunder tiger PRO-46, um O.S. e um ENYA, em nenhum deles uso nitro e muito raramente apagam em voo ou ficam com a marcha lenta ruim... é so questão de uma boa regulagem.
Vale muito a pena pois alem do custo ser bem menor, a vida util do motor aumenta e muito.
Bons voos....[/quote:dff15b81c1]
Estou retornando ao aeromodelismo depois de um bom tempo afastado, e verifiquei que hoje praticamente ninguém usa combustível sem nitro, salvo raras exceções.
Mas antes ninguém usava nitro e isso não causava problema algum. Se não me engano, para amaciar o motor a mistura era 3x1 e para voar era 4x1.
Ainda estou comprando todo o equipamento novamente, mas não gostaria de utilizar nitro.
Será que mais alguém utiliza combustível sem nitro?
- Thales1991
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- Registrado em: Sex Jul 11, 2008 5:10 am
- Localização: Araras- São Paulo
- Leonardo M.T.
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- Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
- Localização: Santiago RS 43a