Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
MatheusC20XE
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por MatheusC20XE »

[quote:5ca1776ca1="Ericfly"]Matheus, gostaria de saber, pois nunca tive a oportunidade de testar:
Se adicionar Éter (ou acetona) ao combustível glow, e usar em um motor glow, sem modificações, o que acontece? Digamos, 10% de Éter.
Dá mais potência? Contragolpe? Pré-detonação? Dá na mesma, e você gasta um dinheirão à toa?[/quote:5ca1776ca1]

Fala Eric!
Eu nunca adicionei éter em combustível glow convencional.. mas fazendo uma suposição..acredito que teria benefício de facilitar a partida, e adiantaria o ponto de ignição..ou seja, teria maior risco de pré-detonação, que poderia ser compensado utilizando vela fria..

Eu acho que é gastar dinheiro atoa.. pois para comprar éter hoje em dia é bem difícil devido o que eu disse acima.. se vc tiver acesso, acho amis interessante pegar um motor seu que tenha boa compressão e converter a diesel..aí o éter é essencial..


Abraços,


Matheus
Glow rules
sayron
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 2:56 pm
Localização: Maranhão

Mensagem por sayron »

converter a diesel?
poxa nunca ouvi falar nisso.
tem alguma topico falando sobre esse assunto.
parece ser interressante.
vlw
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Eu já voei com eter, fica mó cheiro de hospital quando vc dá a partida heheh
O motor fica bem forte, mas vai embora rapidinho viu... usava num OS 46 que durou 1 ano depois baubau.
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
paulodsouza
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 3:43 pm
Localização: Juiz de Fora - Minas

Mensagem por paulodsouza »

Voltando a pergunta do SAYRON.

Como converter para diesel, já vi muito video com teste run sobre a conversão
mas não li nada sobre como se faz.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:812be07f16="Megafly"]Eu já voei com eter, fica mó cheiro de hospital quando vc dá a partida heheh
O motor fica bem forte, mas vai embora rapidinho viu... usava num OS 46 que durou 1 ano depois baubau.[/quote:812be07f16]

Humm interessante.
O quanto a mais de potência chega a dar, mais ou menos?
Um OS 46 vira um 60? Mais? Menos?

Vlw!

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
yankee
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Ago 26, 2007 7:39 pm

Mensagem por yankee »

Olá Mateus.
Achei interessante a sua informação sobre a atuação do ÉTER na combustão, pois pelo que já lí, uma das finalidades do nitro é resfriar exatamente o motor, além de aumentar a potência. Na sua opinião usando moderadamente o ÉTER, nos padrões de prorpoção para cada motor glow, ele poderia realizar esse trabalho? - Não vamos a princípio entrar na disponibilidade do produto no mercado. OK? - Pois o meu interesse seria para um motor OS.25 LA
Abraço a todos.
MatheusC20XE
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por MatheusC20XE »

motores glow convertidos a diesel nada mais é que o nosso tradicional motor glow, com um cabeçote utilizando um contra-pistão, que gera uma câmara de combustão de volume variável.. assim permite que vc eleve a taxa de compressão de acordo com a necessidade para a queima ideal do diesel.. Na primeira partida, é preciso avançar bastante o contra-pistão pois demanda alta taxa de compressão e depois pode ir diminuindo a taxa conforme o motor esquenta..

A vantagem dos motores diesel convertidos é o baixo consumo, menor ruído, menor sujeira no escape (queima mais completa), além de gerar mais torque já em baixo regime, assemelhando aos motores 4T..ou seja, permite que vire hélices maiores em baixos e médios regimes..

A desvantagem é a menor potência em alto regime (apesar de alguns fãs de diesel afirmarem o contrário..).. menor vida útil do virabrequim e biela (o motor fica trabalhando calçado o tempo todo.. taxa de compressão muito elevada).. maior risco de quebra... e o incoveniente do combustível mais chato de se adquirir devido o éter..



Sobre colocar éter no glow comum, como eu disse, nunca fiz então não posso afirmar os efeitos.. mas na teoria, eu não vejo vantagem além de facilitar a partida. Se aumentou a potência com o colega, provavelmente foi pq adiantou o ponto de ignição, que poderia ter feito usando uma vela mais quente ou aumentando a taxa.

O nitrometano não tem função de refrigerar.. ele não tem nenhuma relação direta com isso quando a mistura ar combustível é igual em ambos (com ou sem nitro).

A função do nitrometano é facilitar a combustão inicial e gerar maior potência (principalmente).

O nitrometano possui moléculas de oxigênio em sua composição química, e por isso permite que vc queime maior quantidade de combustível para o mesmo volume de mistura..

O nitrometano não surgiu devido os motores glow... é usado desde da década de 40 no meio automotivo, com o simples intuito de aumentar potência.

Por isso, o nitrometano é usado muito antes por motores automotivos de competição, do que os pequenos motores glow de aeromodelismo..



Nitrometano não tem nada a ver com o éter.. um não substitui o outro.. provocam efeitos diferentes na queima da mistura.



Abraços,



Matheus
Glow rules
Avatar do usuário
TERG
membro
Mensagens: 135
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 10:43 am
Localização: Ap. de Goiânia - GO

Mensagem por TERG »

[quote:78e6677b3b="paulodsouza"]Voltando a pergunta do SAYRON.

Como converter para diesel, já vi muito video com teste run sobre a conversão
mas não li nada sobre como se faz.[/quote:78e6677b3b]

[quote:78e6677b3b="MatheusC20XE"]motores glow convertidos a diesel nada mais é que o nosso tradicional motor glow, com um cabeçote utilizando um contra-pistão, que gera uma câmara de combustão de volume variável.. assim permite que vc eleve a taxa de compressão de acordo com a necessidade para a queima ideal do diesel.. Na primeira partida, é preciso avançar bastante o contra-pistão pois demanda alta taxa de compressão e depois pode ir diminuindo a taxa conforme o motor esquenta..
[/quote:78e6677b3b]

Mateus, "câmara de combustão de volume variável" como seria isso?? Como o volume da câmara vai variar?? Ou vc queria dizer com volume menor??? Tem como desenhar essa diferença??? Entendi o aumento da compressão mas não a variação da câmara.

Amigos em dezembro estarei testandoum motor glow qualquer com Biodiesel, ai conto a receita e os resultados.
Não crie caso, crie animais !!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Só para ajudar nas aulas do Matheus, desculpe-me a intromissão.
Aqui tem uma foto de um motor Diesel, neste caso um Mccoy .049 e esta alavanca no topo do cabeçote é a responsavel em variar o volume interno da câmara, abraço
Anexos
McCoy9.jpg
McCoy9.jpg (37.91 KiB) Exibido 18362 vezes
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
MatheusC20XE
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por MatheusC20XE »

o nobre colega Paulinho já respondeu sua questão Tulio..

A variação no volume da câmara de combustão ocorre devido o contra-pistão que vc pode rosquear direcionando o mesmo para o interior da câmara ou desrosqueando para recua-lo da câmara...

Se vc insere um contra-pistão dentro da câmara, vc rouba um volume da mesma, certo? Sendo assim, pode se dizer que é um motor de volume de câmara variável..


Quanto a suas experiências.. tendo acesso ao éter, vc consegue formular qualquer combustível "diesel" a base de óleo mineral ou vegetal..

Tem colegas gringos que já queimaram até óleo de cozinha.. o óleo é o de menos.. o problema é o que vc irá usar para aumentar o índice de cetagem do combustível.


O grande problema é o éter.. se não fosse isso, eu teria pelo menos uns 3 motores convertidos a diesel para vôos mais lentos e vintages..

Outra dica.. procure converter motores glow a diesel que possuem taxa de compressão elevada e pouca duração de abertura da janela de escape. Esse perfil de motor é o ideal para se converter a diesel, pois se o cilindro não estiver com boa vedação de compressão, mesmo com o contra-pistão irá vazar compressão.. vc terá uma taxa de compressão estática alta, mas uma dinâmica baixa..

Por isso, esquece converter motores cansados..

Acho que o melhor motor pra converter a diesel são os velhos e mancos OS 40/46 LA.
Possuem pouca duração de abertura nas janelas, garantindo taxa de compressão dinâmica alta, além de coincidir o regime de torque e potência máxima com o ideal para o convertido a diesel.



Abraços,



Matheus
Glow rules
Responder